Resenha: Garotas de Vidro – Laurie Halse Anderson
Nome: Garotas de vidro
Nome Original: Wintergirls
Autora: Laurie Halse Anderson
ISBN:9788581630113
Páginas: 272
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Avaliação: 5/5
Onde Comprar: Compare os preços.
“Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.”
Lia e Cassie são melhores amigas de infância e compartilham de tudo inclusive a doença. Uma sofre de bulimia, come demais, depois o arrependimento, o vômito e o sofrimento. A outra não come por que seu objetivo é atingir os 45,40,35…20…0 kg, calcula todas as calorias do que come, se sente suja ao se alimentar.
A busca pelo corpo perfeito determinado pelo padrão estético social, leva as duas a se unirem ainda mais em uma aposta na qual, vence quem ficar mais magra, mais “bonita”. Contudo no meio do caminho as duas se afastam, problemas familiares, imposições médicas, entres outras coisas, levam as duas amigas a romperem, mesmo que parcialmente a forte relação de amizade, porém a disputa continua!
Até que um dia, Lia recebe a notícia de que o corpo de sua amiga foi encontrada, sozinho em um motel. Cassie havia ligado para Lia 33 vezes na noite de sua morte, mas Lia não atendeu. Lia já não se alimenta mais e já não consegue distinguir o que é real e o que é alucinação e, como uma forma de se punir pela morte da amiga, ela se autoflagela na esperança de que toda a tristeza sai de seu corpo junto com seu sangue.
” O corpo de Cassandra Jane Parrish está dormindo em uma caixa prateada e fria. Eles vão fazer um buraco no chão e plantá-la no sábado.Mas o resto dela, da Cassie de verdade?
Acho que ela está vindo aqui.” (p. 44)
Garotas de Vidro é um livro forte, com uma narrativa cortante, no sentido de que dilacera o leitor quando traz a realidade do ponto de vista de quem passa por esse tipo de distúrbio. A narrativa em primeira pessoa traz a visão da Lia que comove o leitor, assusta e machuca de forma incrível.
Muitos pontos são trazidos pela autora, como o apoio da família que no caso da Lia é determinante, a relação do indivíduo consigo mesmo e de como este se vê, a influência da mídia e a contribuição da mesma para os distúrbios alimentares e de comportamento.
” Mostrei a ela como andava fazendo cortes pequenos na pele para deixar a maldade e a doe escorrerem. No começo, eles eram curtos e rasos, como arranhões deixados por um gato desesperado que quer se esconder sob a varanda de casa. A dor dos cortes tinha um sabor diferente. E ajudava a não pensar sobre como meu corpo, minha família e minha vida tinham sido roubados de mim, ajudava a não me importar…” (p. 162)
Tudo abordado de uma forma realista, nada maquiado ou em meias palavras. Confesso que algumas vezes tive que parar a leitura, pra respirar um pouco e poder continuar. Não é um livro indicado para todas as pessoas, definitivamente não. Mas uma leitura muito, muito boa e forte, marcante e que com certeza vai mudar o pensamento de quem o ler.
Os personagens são muito bem construídos, com papéis bem definidos e importantes para o desenrolar da história que é incrível. A diagramação feita pela editora Novo Conceito dispensa comentários, a capa é linda, as folhas são amarelas e os capítulos são enumerados como kg.
Leiam Garotas de Vidro, mas se preparem para um narrativa forte e arrasadora!
Li esses dias que esse livro é um tapa na cara da sociedade.
Ainda não consegui chegar nele pra ler..rs(leituras atrasadas)Mas meu exemplar tá ali, na estante me olhando.
Daí, eu venho e leio uma resenha como essa e fico pensando se paro de ler o que estou lendo e agarro logo o livro.
O livro é realmente lindo, tanto capa, quanto páginas..e quero também ficar um tanto quanto chocada quando ler.
Beijos e parabens pelo trabalho!!!
Que bom que você gostou Angela, o livro é realmente muito forte, espero que quando chegar nele goste da leitura!!! BJ
amei esse livro. muito.
é tão real e forte. é um tema tão complicado de se tratar, e a autora conseguiu. isso é fascinante.
Esse livro é um dos proximos na minha fila de leitura, assim que ele chegar pra mim, vou ler. É um assunto forte, essa doença é terrivel, mas é um assunto que sempre que vejo, leio a respeito. Esse problema com peso é mais comum do que a gente pensa, eu sei bem. Ja passei um dia inteiro sem comer por conta disso, perder peso.
Isso aí Karolyne, o tema é forte e abordado de um outro ponto de vista ao qual não estamos acostumados, o de quem está passando pelo problema! Espero que goste da leitura!!!
Oi Rê,
Já vi ótimas críticas sobre esse livro e vou anotar a dica para quando estiver precisando de uma literatura mais forte!
Beijos
Camis
Ganhei este livro, mas ele ainda não chegou. Quero muito ler o livro, parece ser muito bom e forte