Resenha: Fraude Legítima – E. Lockhart
Ficha Técnica
Título original: Genuine Fraud
Páginas: 273
Acabamento: Brochura
Lançamento: 2017
ISBN: 9788555340512
Selo: Seguinte
Jule West Williams é uma garota capaz de se adaptar a qualquer lugar ou situação. Imogen Sokoloff é uma herdeira milionária fugindo de suas responsabilidades. Além do fato de serem órfãs, as duas garotas têm pouco em comum, mas isso não as impede de desenvolver uma amizade intensa quando se reencontram anos depois de terem se conhecido no colégio. Elas passam os dias em meio a luxo e privilégios, até que uma série de eventos estranhos começa a tomar curso, culminando no trágico suicídio de Imogen e forçando Jule a descobrir como viver sem sua melhor amiga. Mas, talvez, as histórias das duas garotas tenham se unido de maneira inexorável — e seja tarde demais para voltar atrás.
Jule West Williams é uma jovem que aprendeu a se adaptar frente as diversidades da vida, sempre atenta a tudo, é capaz de qualquer coisa para chegar nos seus objetivos, eu disse qualquer coisa mesmo! Imogem Sokoff é uma jovem mimada, milionárias e sem muito juízo, ultimamente anda fugindo de suas responsabilidades e deixando a família mais preocupada do que nunca ,as ela não liga, já que não é a filha de verdade deles.
Jule e Imogen são órfãs e vivem em mundo diferentes, mas isso não as impendem de ter uma grande amizade quando se reencontram anos depois de terem frequentado o mesmo colégio. Elas passam os dias em meio a luxo e privilégios, até que uma série de eventos estranhos começa a tomar curso, culminando no trágico suicídio de Imogen e forçando Jule a descobrir como viver sem sua melhor amiga. Mas a verdade que as duas não se conheceram por acaso e por trás dessa história há vários segredos e mentiras a serem acobertados.
Estava bem curiosa para conhecer mais um livro da autora E. Lockhart, já tinha lido Mentirosos e gosto da sua escrita fácil de ler e do modo como ela nos prende através de um enredo intrigante e com várias reviravoltas que nos deixam sem fôlegos.
Fraude Legítima tem uma proposta diferente, eu pelo nunca li algo assim, a história é contada de trás para frente! Começa no capítulo 18º e vai caminhando até o 1º, mas no final temos um epílogo que é a explicação de como tudo começou, me intrigou bastante e não esperava que o final fosse tão simples. Confesso que no início achei uma confusão, tinha que lembrar umas informações para poder entender o que aconteceu antes e nem sempre a memoria ajuda, hahaha. Se eu soubesse que seria uma leitura “ao contrário”, talvez tivesse aproveitado mais e prestado mais atenção nos detalhes.
No geral eu gostei da ideia, inclusive a autora fala que se inspirou em “O Talentoso Ripley” de Patricia Highsmith, fique curiosa para ver o filme depois, mas não consegui aceitar alguns fatos e me afeiçoar com as protagonistas, achei que faltou um propósito maior para elas, principalmente para Jule, esperava que ela fosse dar a voltar por cima, mas no final fiquei um pouco decepcionada.
A leitura é rápida e a escrita da E. Lockhart é bem gostosa, mas não foi o melhor livro que já li da autora, ainda assim recomendo com ressalvas.
Não conhecia a autora, essa história não chamou muito minha atenção acho que ficaria confusa com a forma que ela é contada, de trás para frente. Mas ainda sim é algo novo e isso me agrada bastante. Talvez eu leia sim
Confesso que nunca li nada que começasse pelo fim, uma coisa meio ‘O curiosos caso de Bejamim Button’. Kkkk Acho que isso influenciou na hora da leitura, afinal, receber tantas informações assim, sem base introdutória, deve deixar um rastro de confusão mesmo. Kkk Enfim, Gostei da dica.
Beijos