Resenhas

Resenha: Eu te Vejo, por Irene Cao

download (1)Nome do Livro: Eu te Vejo
Nome Original: Io ti Guardo
Tradução: Aline Leal
Autor (a): Irene Cao
ISBN: 9788581051727
Editora: Suma de Letras
Páginas: 206
Ano: 2014
Nota: 4/5
Onde Comprar: compare preços

Apesar de apaixonada pela arte e pelas cores de Veneza, cidade onde vive, a jovem restauradora Elena Volpe tem seu coração como uma tela em branco, pois nunca viveu uma grande paixão. Com 29 anos, a protagonista de Eu te vejo tem a sua vida transformada com a chegada de Leonardo Ferrante, um famoso chef de cozinha e o mais novo inquilino do palácio onde trabalha na restauração de um afresco. O encontro com Leonardo abala suas certezas, abrindo as portas de um paraíso inexplorado. O chef sabe que o prazer é uma conquista para todos os sentidos – tem uma forma, um odor, um sabor – e guiará Elena até os limites mais doces e extremos do sexo, mas sob uma condição: nunca deverá se apaixonar por ele. A jovem aceita a proposta e deixa-se seduzir por este homem de passado misterioso, que parece fugir de seu desejo de prendê-lo a ela para sempre. Em Eu te vejo, Irene Cao revela uma trama de escrita suave, como o pincelar cuidadoso de uma restauração, e saborosa, como a gastronomia italiana. Tendo como cenário a exuberante cidade de Veneza, o primeiro volume da primeira trilogia erótica italiana traz todos os sentidos envolvidos na paixão entre Elena, uma mulher que não conhece o amor, e Leonardo, um homem que só conheceu o lado mais obscuro desse sentimento.

Defino Eu te Vejo como uma leitura gostosa. Um hot bem feito, dentro dos limites daquela linha tênue que separa o erótico do pornográfico. As cenas picantes do livro são escritos com maturidade e sabedoria, contando o que precisa ser dito, sem exageros e apelações.

Irene me surpreendeu nesta leitura rápida e cativante. Confesso que fiquei um tanto quanto temerosa pelo que ia encontrar, por conta do comentário na capa: “Chega um ciclone erótico”. Imaginei que seria um livro que teria de ler sozinha num quarto fechado porque ia ficar com as faces coradas a cada página. Felizmente não foi necessário.

Eu te Vejo conta a história de Elena e sua relação intrincada com Leonardo e Filippo. Estes dois personagens são completamente díspares e é exatamente isso que torna tudo muito interessante. Torna-se um triângulo amoroso sem intenção de sê-lo. Esta característica traz para o enredo um clima de romance e incerteza que colabora muito para a montagem de todo o cenário. Não fica somente no aspecto erótico da coisa… Gosto quando há esta montagem toda que complementa e faz um plano de fundo mais consistente à história.

Falando em plano de fundo, o cenário escolhido não poderia ter sido mais acertado. Tudo se passa em Veneza, com seu cenário gracioso, romântico e um tanto quanto surreal. A arte permeia o cenário e torna tudo um tanto quanto clássico. Há uma dose de romantismo enlaçando tudo, personagens e ambiente. Gostei muito.

Os personagens são cativantes, cada um à sua maneira. A amiga fiel e doida, o fofo Filippo e o ardente Leonardo. Nenhum deles me causou estranheza ou raiva. Irene soube montá-los de forma a percebermos sua personalidade e o porquê de suas ações. Elena é uma jovem mulher de 29 anos e que se descobre ao longo das páginas. As mudanças pelas quais ela passa são pertinentes, gradativas e a assustam, assim como qualquer grande mudança pelas quais passamos.

Para o desfecho muitas opções poderiam ser abordadas e a autora escolheu uma opção que me agradou, mas sei que alguns podem ter desejado e vislumbrado um outro fim. A história atual fecha, porém deixa uma abertura para a continuação. Eu te Sinto chega em Maio, e já estou aguardando ansiosa.

A diagramação é bem feita, a capa é simples e condizente com o conteúdo. Não encontrei erros, tamanho de fonte e cor das páginas dentro do ideal. Enfim, livro recomendado sem medo para os maiores de 18 anos.

Renata Avila

Renata Ávila, formada em direito, é apaixonada por livros de diversos temas, sem nunca esquecer dos romances que são os mais desejados. Adora um bom filme e uma boa musica. Gosta de conversar sobre livros, mas surta se falarem mal de Twilight, por ser sua primeira paixão literária e a série que a transformou em uma leitora voraz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.