Resenha: Eu te darei o Sol, por Jandy Nelson
Nome do livro: Eu te darei o Sol
Nome Original: I’ll give you the sun
Autor(a): Jandy Nelson
Tradução: Paulo Polzonoff Junior
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581636467
Página: 384
Ano: 2015
Onde Comprar: Compare Preços
Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia.Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém.Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar.
Sempre acreditei e levo comigo mesmo que os pais nunca devem nutrir diferenças entre seus filhos. Não existe nenhum filho do melhor do que o outro. Todos são frutos de um mesmo amor. Mas aqui, as coisas são um pouco diferentes! Noah sempre foi o favorito da mãe, enquanto Jude, a queridinha do papai. E o que acontece com tudo isso? Competição.
Quando a mãe de Noah e Jude morre, os dois irmãos se afastam e passaram a ter um relacionamento cheio de mentiras. Mesmo ao lado do pai os dois jovens tomaram rumos meio que diferentes. Sozinhos, ou melhor, divididos, os dois precisam crescer e começar a lutar por situações de conflitos que a vida os levou de uma forma não muito unida como família.
Mesmo com tudo diferente, rumos diferentes, eles querem muito se reconciliar e voltar ter uma vida como uma família. Será que realmente eles vão conseguir passar por tudo e viver novamente em família? Ou deixarão ainda o passado continuar mudando o presente.
Nunca consegui nutrir um livro tão profundo como esse. Quando a editora Novo Conceito fez todo o seu marketing em cima do livro, não acreditava que conseguiria me apegar de tal forma. E indico toda a família ler, inclusive porque fala dos laços fraternos e os erros que cometemos e afastamos pessoas que amamos. Ainda não conseguimos pedir perdão. Noah narra o livro antes do acidente da mãe, e as de Jude começam a ser apresentadas logo após a mesma.
A autora mexe com o nosso interior quando aprofunda nas dúvidas e preocupações dos personagens e seus atos incorretos vividos. Ambos acreditam que não poderão conhecer o perdão, pela gravidade de tudo que fizeram. O sentimento de culpa acaba entrando em cima do ser de cada um e não enxergam que tudo existe perdão para um novo recomeço.
“Eu te darei o Sol” é um livro que merece todo o destaque de você leitor. É muito forte como mencionei na questão dos laços fraternos de sangue. E fiquei imaginando muitas vezes meu relacionamento que tinha com meu irmão. Algum precisa tomar a primeira decisão e querer mudar. Irmão é confidente para tudo, melhor amigo. O que muitas vezes passamos por cima de tudo isso para procurar os de fora e levar uma grande rasteira.
A editora Novo Conceito dedicou muito em sua diagramação e sua capa. O mais interessante foi o seu marketing que apostou muito nas divulgações. A tradução ficou muito bem feita.Não acompanhei erros de português que estragaram momentos importantes do livro.
Leitura bastante indicada! Indico que procurem em uma livraria mais próxima e comece a ler agora mesmo.