Resenhas

Resenha: Emmi & Leo – A Sétima Onda, por Daniel Glattauer

EMMI_E_LEO_A_SETIMA_ONDA_1368128811PNome do Livro: Emmi & Leo – A Sétima Onda
Série: @mor #02
Nome Original: Alle Sieben Wellen
Autor(a): Daniel Glattauer
ISBN: 9788581051369
Páginas:168
Editora: Suma de Letras
Ano: 2013
Avaliação: 5/5
Onde comprar: Compare Preços

Em @mor, o escritor e jornalista austríaco Daniel Glattauer se utiliza dos princípios dos romances epistolares – trocas de cartas – com uma roupagem contemporânea: o contato virtual. Ao contar a fortuita atração mútua entre os jovens Leo Leike e Emmi Rothner por meio de conversas por e-mails e os sentimentos que desenvolvem um pelo outro, o autor utiliza pontos de vista alternados para contar uma inusitada história de amor.Emmi & Leo: a sétima onda é a sequência dessa história tão intrigante quanto inusitada e que surgiu por erro de endereçamento no envio de um email. Na atual etapa, Leo Leike retorna de Boston após uma longa ausência, e é recebido por uma caixa de emails lotada de notícias de Emmi Rothner. O sentimento dos dois não mudou, e eles reiniciam a troca de mensagens. Só que agora Leo está namorando a americana Pamela, e Emmi continua casada. A orgulhosa Emmi e o tímido Leo nunca estiveram tão próximos, e ao mesmo tempo tão distantes.

Depois dos acontecimentos e um final surpreendente e meio tenso no livro anterior em @amor, estamos novamente de volta ao mundo de Leo e Emmi. Depois de alguns meses onde parou a troca de e-mails, Daniel Glattauer retorna nos mostrando como esta história acabou. Foram nove meses de silêncio e sem justificativas do que aconteceu durante o tempo.

Aqui não há do que falar de Emmi e Leo, primeiramente você precisa ter lido o primeiro volume ou acompanhado a nossa resenha de @amor aqui. Depois, você leitor precisa ter aberto a sua mente retornando o enredo pelas trocas de e-mails entre os personagens. Sim! A narrativa não altera e seus diálogos tornam mais intensos do que o livro anterior. As revelações mais intimas entre os personagens vão sendo levantadas, o amadurecimento é muito visível e notório ao longo da leitura e pude ver suas conturbações e suas horas de “ceder ou não” ao amor entre os personagens.

Os locais apresentados pelos personagens foram pontos decisivos dentro da narrativa, que mesmo não levando o leitor ao lado deles por não terem vivenciados, frustram a curiosidade na busca de respostas. O autor em nenhum momento muda o foco entre os dois casais, só que apresenta outros personagens para somar junto ao enredo, lembram do livro anterior? Não posso continuar minha avaliação sem mencionar o antecessor. Me senti preso durante a leitura e pensando em como um romance pode amadurecer em frente de uma tela de computador ou o que for e como a globalização está alterando a realidade do ser humano.

E finalmente, após conhecermos o lado pessoal de Emmi e Leo, como mencionado apresentando locais que não passamos junto aos personagens, matam toda e qualquer tipo de curiosidade que havia ficado na mente, levando para uma conclusão digna e da que esperamos sem tanto clichês ou eufemismo na narrativa.

É muito difícil encontrar meios de avaliar pelos diálogos serem curtos e a possibilidade de ler em pouco tempo. A editora Suma de Letras alterou as capas de @amor por conta da nova capa deste livro. Ficou muito bom o que eles fizeram para não perder o sentido do enredo aos olhos dos leitores. Fiquei impressionado pelo número de traduções que o livro alcançou pela temática do autor e espero que logo lance um novo livro dele em terras brasileiras.

Um livro atual, temática eletrônica, livro adulto entre duas pessoas e resultados que podem contribuir na relação conjugal. Muito indicado!! Recomendo!

“A verdade sobre nós dois? Você tem uma família, que você tem em seu coração, um marido que a ama, e um casamento que ainda é possível salvar. E eu tenho uma relação que pode vir a se estabelecer. Cada um de nós tem um futuro. Apenas acontece que, juntos, nós não o temos. Essa é, observando-se de maneira realista, a verdade sobre nós, querida Emmi.”

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

3 comentários sobre “Resenha: Emmi & Leo – A Sétima Onda, por Daniel Glattauer

  • Oi, Philip.
    Tudo bem??
    Eu li o primeiro livro dessa série e gostei bastante.
    Quando soube que o segundo livro seria lançado fiquei ainda mais animada! Mas então descobri que a editora tinha mudado a capa dos livros e fiquei muito chateada!! Achei uma sacanagem sem igual com os leitores que já tinham a primeira edição do livro, sabia?! Fiquei tão incomodada que tenho minhas dúvidas se vou ler esse segundo volume. Só sei que por enquanto não é prioridade pra mim!
    Beijos
    Camis

    Resposta
  • Eu n li @mor e nem conhecia ele haha mas até q gostei. Não sou muito ligado nesse estilo, mas é sempre bom dar uma chance quando a gente está em uma ressaca literaria :p

    Resposta
  • Eu não li o primeiro livro ainda, mas acho interessante a proposta do livro, e gostei da capa, não sabia que a editora havia modificado a anterior.
    Não sei se vou ler, mesmo achando legal e ficando curiosa pelo casal, não chama muito minha atenção, mas quem sabe fique baratinho no sub.
    beijos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.