Resenhas

Resenha: Destino, por Ally Condie

Livro: Destino
Nome Original: Matched
Autor(a): Ally Condie
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788560280810
Páginas:  242
Avaliação: 4/5
Onde Comprar: Compare Preços

Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander – bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.

Muitas vezes abusamos de nossas liberdades e escolhas. Podemos escolher onde devemos morar, o que queremos comer, escolher onde queremos trabalhar, como queremos divertir, até  mesmo escolher com quem iremos casar. E se tudo fosse ao contrário? E se vivêssemos onde nada disso é possível? Para Cassia, essas escolhas são impossíveis. 

Em Destino, seremos apresentados para uma sociedade diferente, aqui todos são controlados. A “Sociedade” distribui sua roupa, controla sua comida, escolhe o local que você trabalha, como você se diverte, onde deve morar, com quem deve casar e principalmente como e quando vai morrer.  Cassia M. Reyes, nossa protagonista, acaba de completar 17 anos, ao chegar nessa idade, todos são levados a um Banquete do Par, um jantar oficial, no qual escolhem com quem devem ser seu(ua) companheiro(a) para o resto da vida. Toda a decisão é feita com base nas características semelhantes, uma espécie de compatibilidade com a outra pessoa.  No caminho, somos apresentados a Xander T. Carrow, seu melhor amigo, juntos, iriam passar pelo banquete, descobrindo com quem iriam se casar. 

Na hora que chamam o nome de Cassia, ela presencia uma surpresa quando visualiza o rosto de Xander, seu melhor amigo na tela, sentindo como sortuda, por conhecer seu par desde pequeno, sabendo de seus segredos, diferente das outras meninas que só irão conhecer seus pares através de uma tela, e por um  microcartão. Chegando em casa, pela felicidade da escolha, Cassia tenta novamente ver o microcartão com a foto de Xander, tentando retirar o que a Sociedade colocou sobre ele, porém, quando a foto dele aparece, logo se apaga, aparecendo um novo rosto na tela, um rosto novo, também conhecido por Cassia, seu nome: Ky Markhan
O objetivo da Formação de Pares é duplo: garantir à nossa Sociedade futuros cidadãos os mais saudáveis possíveis e oferecer as melhores oportunidades para cidadãos interessados em experimentar uma Vida Familiar bem sucedida. É da maior importância para a Sociedade que os Pares sejam os mais perfeitos possíveis. p.32

Tudo começa a mudar para Cassia, um erro que nunca foi visto, seus sentimentos e suas ideias começam a se corroer e entrar em dúvidas dentro de sua cabeça. Não sabendo com quem possa falar, como pode resolver, o medo começa aflingindo e aumentando seus questionamentos pela Sociedade.  Desse ponto, nossa protagonista começa mesmo a questionar se tudo que fazem é mesmo pelo bem do outro ou pelos seus próprios interesses, controlando cada um como uma obrigação. Ninguém pode questionar às ordens impostas, devendo segui-las sem questionamentos. O coração de Cassia começa a ser transformado entre: seu melhor amigo de infância Xander, ou seu novo vizinho mistérioso Ky. 

Ally Condie, acertou em escrever essa nova distópia jogando personagens  que já não ficam calados, pelo contrário, começam a questionar se tudo que são obrigados é o certo. Cassia no início, pode parecer meio controladora, fazendo e executando tudo que é determinado, mudando ao decorrer do enredo quando sua capacidade e seus questionamentos são aflorados. Uma mistura certa entre o novo triângulo amoroso (Xander e Ky), fará qualquer leitor querer decidir o final. 

Somos também apresentados para os personangens ditos secundários, estes que possuem uma parcela grande no enredo, como seu irmão Bram, no qual passamos vários momentos rindo, seus pais Molly e Abran, responsáveis por transmitir coragem para nossa protagonista e seu avô que mostra os caminhos que devem ser questionados e a descoberta da força que sua sobrinha esconde dentro de si. Fora isso, a autora apresenta os famosos comprimidos: o verde que tem propriedades calmantes e serve para momentos de nervosismo, ansiedade, raiva e qualquer situação em que os ânimos se exaltem. Eles são entregues  quando se completa treze anos. O azul contém nutrientes suficientes para lhes manter vivos por vários dias corridos, desde que não fique sem água. A partir dos dez anos são entregues. E o vermelho, que só pode ser tomado quando um funcionário da Sociedade autoriza. 


Em uma sociedade futurística, apresentando uma tecnologia muito avançada e um clima de ficção científica, com sua narrativa em terceira pessoa, levará você leitor  devorar suas 242 páginas em poucas horas. O enredo te leva a fazer questionamentos de como vivemos em nosso mundo real, todas as formas de manipulações e momentos que não somos capazes de fazer certas escolhas. O triângulo amoroso como dito é espetacular, como um vai conhecendo o outro, os ensinamentos aflorando o romance entre: Cassia e Ky, quando começam a passar mais tempo juntos,  e como é revelado a Xander, transformando todo o enredo. Você ao ler a última palavra ficará ansioso para sua sequência em Travessia. E lhes garanto que: o que você vai conhecer sobre a Sociedade, é muito pouco do que ainda virá. Ky ainda terá muito que revelar, Cassia ainda muito o que aprender. E uma rebelião a ponto de se estourar. 

A Suma de Letras novamente acertou em sua diagramação, sem nenhum erro, com suas páginas amareladas, levará você a passar ótimos momentos na presença de nossos personagens. Se eu fosse você, não perderia tempo, corra para uma livraria mais próxima de sua casa e questione suas dúvidas em Destino.

“Nosso tempo juntos parece uma tempestade, parece um vento selvagem e a chuva, parece algo grande demais para ser controlado, mas poderoso demais para escapar. Sopra à minha volta e desarruma meu cabelo, molha meu rosto, me faz saber que estou viva, viva, viva. Há momentos de calma e de pausa, como em todas as tempestades, e momentos em que nossas palavras provocam relâmpagos, pelo menos um para o outro.” p. 176

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

11 comentários sobre “Resenha: Destino, por Ally Condie

  • Oie ^^

    Ainda não li Destino, mas elogiam tanto está série que vou precisar encontrar uma forma de encaixa-la na minha meta de leitura. Acho o tema dela bem original embora não curta muito livros com um 'q' de ficção cientifica.

    Ótima resenha ^^

    bjus

    anereis

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    Resposta
  • Bom dia!
    Ja disse, agora quero muito ler! Essa serie é uma distopia, to certa? A unica que li até hoje, só o 1º livro foi Jogos vorazes, e gostei do estilo, acho que Destino eu vou gostar bastante.

    Resposta
  • quero muito ler esse livro.
    Desde a primeira vez que vi esse livro já me apaixonei pela capa. Eu tenho isso, me apaixono por capas. rs.
    Com tudo o que li durante o especial de vocês e com essa resenha, fiquei mais curiosa ainda para poder ler.
    É um livro diferente do que temos tido nos últimos tempos.
    Adorei!

    bjs.

    Resposta
  • Ainda não pude ler essa serie, mais li umas resenhas bem positivas, e outras nem tanto…
    Parabéns pela ótima resenha que você fez Philip. Adorei *_*
    Abraços, até mais 😀

    Resposta
  • Oi Philip!

    Tenho muita vontade de ler esse livro!
    Mas, é tanta coisa para ler, que sempre vou deixando para depois…

    A sua resenha fez com que eu ficasse com vontade de pular a fila e passá-lo na frente dos outros! 🙂

    Bjs!

    Resposta
  • É, você curtiu Matched mais do que, Philip, hahahaha!

    Resposta
  • Eu li o livro logo quando foi lançado. Foi a primeira distopia que eu li e logo me apaixonei por esse tão intrigante gênero literário. A história é ótima, a capa é linda, só não gosto muito de Cássia, pense numa menina chata (!), mas no decorrer da leitura ela melhora e a história flui mais! =P

    Sou apaixonada por Xander (L)

    Resposta
  • Ainda não li mas quero ler, todos mil elogios com esses livros, quero só ver u.u

    Resposta
  • ainda não tive a sorte de ler, mas pela resenha parece ser um livro interessante, incrivel!

    Resposta
  • Achei o book trailer bem legal!
    A proposta do livro bem diferente das que estão surgindo hoje em dia no quesito distopia!
    O livro parece ser bem legal

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.