Resenhas

Resenha: Despertar, por Amanda Hocking

DespertarNome do Livro: Despertar
Série: WaterSong #01
Nome Original: Wake
Autor(a): Amanda Hocking
ISBN: 9788576658771
Páginas: 207
Editora: Planeta
Ano: 2012
Avaliação:4/5
Onde comprar: Compare Preços

Na pequena cidade litorânea de Capri, as turistas Penn, Lexi e Thea conseguiram chamar a atenção de todos, seja pelo fascínio ou pela apreensão. Tudo o que se sabe é que por onde passam existe uma energia no ar, algo sobrenatural, e que as garotas estão interessadas em ter a jovem Gemma em seu grupo. Gemma parece ter tudo, é uma nadadora incrível, está começando a namorar seu amigo de infância e se prepara para competir nas olimpíadasno futuro. Aos 16 anos, Gemma sabe que é feliz. Mas quando Penn, Lexi e Thea se interessam por ela, tudo fica prestes a mudar. Sua irmã Harper percebe que há algo de estranho com as garotas, mas será tarde demais para alertar Gemma? A autora fenômeno Amanda Hocking chega ao Brasil com mais uma saga eletrizante, prendendo o leitor do começo ao fim em uma história em que nada é o que parece. A canção do Oceano está chamando.

Primeiro livro que leio da autora e me surpreendo pela temática mitológica em cima do enredo. Confesso que antes de conferir algumas resenhas, o livro não tinha me chamado tanta atenção como aconteceu durante minha leitura. Mesmo apresentando seres conhecidos e muitas vezes os resultados que eles ocasionam, Amanda Hocking soube usar, transformar e abusar dos personagens,deixando qualquer leitor pronto para o segundo livro.

Gemma é uma garota de 16 anos, uma grande nadadora e apaixonada pelo mar. Ela passa seus dias treinando com seu treinador para competições e mora com seu pai e sua irmã, Harper. Uma irmã bastante protetora que preocupa com a educação e postura de Gemma  por ter criado a irmã quando sua mãe está internada em uma clínica, após um acidente que a depilitou de cuidar e conviver com suas filhas. Harper tem apenas 18 anos, além de cuidar da irmã, cuida de seu pai e toda casa. Trabalha ainda na biblioteca da cidade de Capri, conciliando seu tempo para o ornamento de toda sua família antes de ir para faculdade. Pode até ser o motivo que ela nunca se apaixonou novamente.

A cidade litorânea de Capri é um local pacato, visitado por turistas na alta temporada, local “pacato” até a chegada de três garotas: Penn, Lexi e Thea. Garotas super bonitas, que despertam olhares e conversas de muitos jovens e moradores da cidade e com a chegada delas Capri não será mais a mesma.  Acontecimentos estranhos começam a surgir como: mortes, desaparecimentos. Por algum motivo as novas turistas escondem algum segredo.

Em uma noite, Gemma e Alex, melhor amigo de sua irmã, vão para a baía onde ela pode treinar à noite. Quando escutam uma música estranha e ambos visualizam alguém nas pedras. Fora isso, os dois se aproximam, deixando a amizade falar mais alto, o carinho transformando em um romance ou melhor eles tornam namorados. Alex é um jovem mais velho que Gemma, nerd, que no início sofre uma retaliação de sua irmã protetora- Harper-, mas ao longo do enredo essa proteção deixa de ser algo forte podendo visualizar  uma “quase” aceitação.

“Venha, viajante fatigado, eu o levarei através das ondas. Não se preocupe, pobre viajante, pois a minha voz é o caminho.”

As três jovens turistas por algum motivo querem que Gemma se una para seu grupo, vencida por muita  persistência, avisada ainda pela sua irmã, nossa protagonista  comete um grande erro forçada pelas garotas. Erro que mudará toda sua vida, seus sonhos, os sonhos de sua própria família. Erro com grandes consequências ao lado de uma grande história mitológica.

“ Junte-se a nós ou não. Viva ou morra. É você quem decide e, francamente, por mim tanto faz.”

A premissa da autora Amanda Hocking em jogar “sereias” no enredo conhecidas como “sirenas” não foi algo novo. Em muitos filmes, livros e outros meios de comunicação sabemos do poder de atrair homens para sedução e por fim a morte. O que deixa o enredo curioso é a apresentação dos personagens, o romance entre Gemma e Alex, a proteção de sua irmã Harper e seu pai Brian. Sem contar com à aproximação de Harper com Daniel, um garoto mais velho e maduro, que despertará na garota um possível romance e um crescimento para os próximos livros. O diálogo entre os personagens foi algo que também surpreendeu, Hocking consegue repassar uma apresentação de cada personagem, importante para o desenrolar da trama. Uma leitura que não cansa o leitor, pelo contrário, é rápida deixando um conflito grande no final.

A editora Planeta construiu uma capa e ilustração fantástica, acredito que inicialmente o público feminino sentirá atraido por ela, pelos brilhos figurados na imagem dentro do mar. Ao contrário da classe masculina, que como eu, custei dar oportunidade para o enredo. A tradutora Tatiana Leão, confesso que não conhecia o seu trabalho, me surpreendeu. A tradutora apresentou junções e colocações de fácil entendimento, até mesmo porque o livro pega uma classe de leitores mais jovens. O que ainda pode pecar, é no quesito evolução da personagem principal, muitas vezes senti Harper transformar em principal levando Gemma para a classe secundária.

Despertar é o primeiro livro da série WaterSong, que marca a estreia da autora no Brasil.  O segundo livro Canção do Mar já se encontra nas melhores livrarias e logo pretendo conferir a continuação.

Indico muito a leitura! Mas antes, lembrem-se: “Quando a canção do Oceano chama, é impossível resistir…”

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

19 comentários sobre “Resenha: Despertar, por Amanda Hocking

  • Depois de ler “Trocada” estou com bastante vontade de conferir outros livros da Amanda e essa série parece ideal já que a outra série é sobre vampiros, gênero que ainda não conferi e desconfio que não curtirei juvenil com vampiros. Ótima resenha. Esclareceu alguns pontos que ainda me faziam hesitar. Abraços!
    Att, Yasmin do Cultivando a Leitura

    Resposta
  • Oi, Philip.
    Assim como a Yasmin, fiquei tentada a ler outros livros da autora depois de ter lido trocada. Vi esse livro na Bienal no ano passado, mas na época não me animei.
    Tenho minhas ressalvas em relação às traduções da Planeta, mas acho que vou abrir uma exceção.
    beijos
    Camis

    Resposta
  • Eu já li este livro e adorei! Amo sereias e me encantei com as desta história. Estou louca para ler Canção do Mar!

    Resposta
  • Amo sereias, elas são seres mitológicos fascinantes, estou doida pra ler esse livro!

    Resposta
  • Nunca li nenhum livro desta autora, mas com o passar do tempo em que fui lendo a resenha comecei a me interessar. A parte toda sobre a protagonista ser tão desejada por outras pessoas e a parte da proteção da irmã também. Amei.

    Resposta
  • Eu achei esse temática de “sereias” bem legal! Enquanto os eróticos e vampiros estão atacando todo mundo, é uma boa fazer uma mudança dessas no tema. Fiquei curiosa pra saber como ela vai desenvolver essa narrativa! Confesso que ainda não li nenhum da autora, mas já vi vários comentários positivos em relação a ela!

    Resposta
  • Já li muitas resenhas sobre esse livro. a cada uma que leio me empolgo mais e isso confirmou-se agora que acabei de ler a sua. quero ler o livro e me empolgar com sua história.

    Resposta
  • Já vi muitos cometários sobre esse livro, m sua grande maioria, positivos. Etão, gostaria bastante de lê-lo. A história, pela sinopse, parece bem interessante 🙂

    Resposta
  • Adoro histórias lendárias assim. To com muita vontade de ler!
    A resenha é muito boa

    Resposta
  • Acho que os seres mitológicos já foram abusados a exaustão, é difícil saber o que realmente presta neste mar, com resenhas assim fica bem mais fácil escolher, infelizmente pela resenha parece ser muito similar com outros livros do gênero.

    Resposta
  • Adorei, parece ser cheio de suspense que me deixou muito curioso e com vontade de ler, sem falar que o local onde se passa sinopse do livro deve ser paradisíaco.

    Resposta
  • Confesso que conheço muito pouco sobre a verdadeira Mitologia das Sereias. Gosto de Sobrenatural, mas ainda não li nada que abordasse esses seres. Fiquei até com vontade de ler.

    @_Dom_Dom

    Resposta
  • a capa desse livro é tão linda, tão diferente, eu ameidemais

    Resposta
  • Adorei a capa do livro nunca percebi que tinha um farou de luz

    Resposta
  • Ótima resenha, amei! O livro parece ser muito interessante, despertou meu interesse desde a primeira vez que o vi. Quero muito lê-lo.

    Resposta
  • A resenha está muito legal.
    Adoro livros de fantasia. Acho que ainda não li nenhum livro com o tema ‘sereias’. Me deixou com vontade de ler. Vou aceitar sua indicação.

    Resposta
  • Eu li o livro Sereia, da Tricia rayburn e gostei bastante, o que me levou a ter interesse em “Despertar’. Acho que é um tema ainda pouco explorada em comparação a outros. E quando você fala que a leitura flui bem, não cansa, acho que já é mais um ponto para desejar o livro.

    Resposta
  • É um livro super interessante, com uma linda trama mitologica que envolve Gemma, uma garota em sua fase de adolescência e Harper uma irmã mais velha, amei a capa achei linda demais e o titulo muito interessante e amei essa frase do sinopse: ” A canção do Oceano está chamando”, super resenha uiiiiiiiii…
    😀

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.