Resenhas

Resenha: De Coração para Coração, por Lurlene McDaniel

DE_CORACAO_PARA_CORACAO__1381945983PNome: De Coração para Coração
Autor(a): Lurlene McDaniel
ISBN: 9788581633138
Editora: Novo Conceito
Páginas: 207
Ano: 2013
Nota: 4/5
Onde Comprar: Compare Preços

Da autora best-seller Lurlene McDaniel, De coração para coração fala de perdas, amor e renovação. Fala também da maneira como esses sentimentos tão complexos se entrelaçam, nos momentos mais difíceis, nas relações familiares e de amizade. Elowyn e Kassey são grandes amigas, que dividem tudo. Mas uma coisa Elowyn não contou para Kassey: ao tirar a carteira de motorista, ela marcou a opção “doadora de órgãos”. Kassey descobre esse detalhe da vida da amiga da maneira mais trágica – quando o desejo de Elowyn está prestes a ser atendido. Arabeth nunca teve a sorte de ter uma melhor amiga. Com o coração doente, ela leva uma vida protegida de tudo e de todos. Até que, aos 16 anos, recebe o telefonema que tanto esperava — mas inicialmente ela e sua mãe não sabem a quem devem agradecer. Quando os mundos dessas três meninas e de suas famílias se cruzam, suas vidas se transformam de maneira nunca imaginada. Kassey, especialmente, encara os fatos como uma forma de manter viva a memória de sua querida amiga. Ela passa a compartilhar da nova vida de Arabeth, ao mesmo tempo em que ajuda a aliviar o sofrimento da família de Elowyn e a compreender a sua própria dor.

Lurlene McDaniel é uma autora americana, tem 69 anos e mais de 70 livros jovens adultos publicados! É bem conhecida por escrever sobre superação e começou a fazê-lo depois que seu filho de 3 anos foi diagnosticado com diabetes juvenil! Seu livros são repletos de personagens que lutam contra o câncer, diabetes, falência de órgãos, mortes de parente próximos e até suicídios! Podemos dizer que seu estilo é caracterizado como sick-lit (literatura de doença), mas isso é assunto para outro momento!

Em De Coração para Coração, conhecemos duas adolescentes que são melhores amigas, Elowyn e Kassey, são inseparáveis desde que se conheceram, estudam juntas, viajam de férias juntas, enfim, são como almas irmãs! Elowyn completa 16 anos, e acaba de tirar sua carteira de motorista, como vocês sabem, nos EUA é assim, e optou por declarar em sua habilitação que é doadora de órgão, caso algo aconteça com ela! Infelizmente, depois de uma briga com o namorado, o pior acontece! Ela sofre um acidente fatal!

Em algum outro lugar, está Arabeth, uma garota com problemas cardíacos, que vivem a vida doente, cheia de proteção conta tudo que possa afetar a sua pouca saúde, Arabeth não sabe o que é ter uma amiga de verdade pois todas as pessoas se afastam dela quando sabem de suas limitações! Mas a vida dela muda quando sua mãe recebe um telefonema avisando que ela terá um novo coração!

Nada disse que eu contei é spoiler, vocês podem encontrar todas essas informações na orelha do livro e na quarta capa, na sinopse, enfim! O desenvolvimento da história se dá a partir desses fatos! O que a autora aborda em De Coração para Coração é a possibilidade de o receptor do coração doado, passar a ter características do doador, inclusive lembranças, ou saber palavras de tratamento que era usadas intimamente entre pai e filha e até preferência por comida, cores e lugares! A perpetuação amizade entre Elowyn e Kassey, através de Arabeth que agora possui o coração da primeira, e a forma como vai se dar o reconhecimento dessa amizade, principalmente para Arabeth, que nunca teve amigos! A história é contada de dois pontos de vista, o de Kassey e o de Arabeth, a visão da Elowyn só é mostrada pela perspectiva da melhor amiga e mostra claramente que o seu papel na história é trazer vida a Arabeth! Isso faz a gente refletir como a vida existe mesmo na morte, e quantas pessoas poderiam ser salvas se mais órgão fossem doados! A escrita da Lurlene é simples, leve, e mesmo o livro tendo uma grande carga dramática, ele não é de todo triste!

De Coração para Coração, é um livro sensível, honesto, não tem em nenhum momento a intenção de ludibriar o leitor e pode ser, pelo contrário, que o choque de uma realidade tão dura, quanto a das pessoas que perdem um ente querido em acidentes, ou as pessoas que passam a vida esperando a doação de coração, seja forte demais para alguns leitores mais abaláveis! A novo Conceito está de parabéns por estar sempre publicando sick-lits, é importante trazer à tona, para o debate jovem, assuntos tão importantes!  O livro está mais do que indicado, ele me fez refletir várias questões pessoais, e só reafirmar algumas outras! Leiam, com carinho, com atenção, leiam o que Lurlene tem a dizer! É especial!

Renata Avila

Renata Ávila, formada em direito, é apaixonada por livros de diversos temas, sem nunca esquecer dos romances que são os mais desejados. Adora um bom filme e uma boa musica. Gosta de conversar sobre livros, mas surta se falarem mal de Twilight, por ser sua primeira paixão literária e a série que a transformou em uma leitora voraz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.