Resenha: Cruzando o Caminho do Sol- Corban Addison
Nome: Cruzando o Caminho do Sol.
Nome Original: A Walk Across the Sun.
Autor : Corban Addison.
Autor : Corban Addison.
ISBN: 9788581630090
Páginas: 447
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Avaliação: 5/5
Onde Comprar: Compare preços.
Sinopse
Sita e Ahalya são duas adolescentes de classe média alta que vivem tranquilamente junto de seus familiares, na Índia. Suas vidas tranqüilas mudam completamente quando um tsunami destrói a costa leste de seu país, levando com suas ondas a vida dos pais e da avó das meninas. Sozinhas, elas tentam encontrar um modo de recomeçar a vida. Mas elas não devem confiar em qualquer um… Enquanto isso, do outro lado do mundo, em Washington, D. C., o advogado Thomas Clarke enfrenta uma crise em sua vida pessoal e profissional e decide mudar radicalmente: viaja à Índia para trabalhar em uma ONG que denuncia o tráfico de pessoas e tenta reatar com sua esposa, que o abandonou. Suas vidas se cruzarão em um cenário exótico, envolto por uma terrível rede internacional de criminosos. Abrangendo três continentes e duas culturas, Cruzando o Caminho do Sol nos leva a uma inesquecível jornada pelo submundo da escravidão moderna e para dentro dos cantos mais escuros e fortes do coração humano.
“Cruzando o caminho do Sol
Nossas sombras se encontram
Sobre as rodas do tempo
Nos nomes destinados pela luz
Que nos dá a vida” (pa. 423)
Parafraseando John Grisham, um romance belíssimo com uma importante mensagem, assim é Cruzando o Caminho do Sol. Poucos livros me conquistam pela capa e este foi um deles. Quando vi no blog da editora a capa do livro e li um pouco da sinopse (não gosto de ler sinopse) eu me apaixonei por ele.
Ahalya e Sita são duas adolescentes indianas, de classe média, com uma qualidade de vida boa, sonhadoras e felizes. Porém, de repente as duas se veem sozinhas em meios os mortos de sua família depois que um tsunami que arrasou a costa de seu país. Sem saber o que fazer e para onde ir as duas vão à busca de ajuda e acabam sendo “seqüestradas”.
” Para sobreviver em um mundo como esse, ela teria que arrancar o coração do corpo. Não havia outra opção.” ( pág. 95)
Do outro lado do mundo, nos Estados Unidos, Thomas um advogado que perdeu a filha recentemente e passa por uma separação em seu casamento, tem problemas no escritório de advocacia onde trabalha e é afastado por um tempo, tendo que ir prestar serviço na índia onde mora também Priya, sua esposa, que voltou para lá depois que se separou de Thomas.
A ONG na qual Thomas foi prestar serviço busca localizar, resgatar e cuidar de mulheres e principalmente crianças que são vítimas de “quadrilhas” que trabalham com o tráfico sexual, e é assim que essas duas histórias se fundem. A sucessão de acontecimentos é emocionante e de tirar o folego!
Cruzando o Caminho do Sol nos mostra um tema recorrente, mas que geralmente conhecemos pouco, ou que não nos interessamos em saber. Conhecer Sita, Ahalya e Thomas nos faz acreditar que o improvável pode ser possível. Desde as tragédias vividas por eles, até a forma como a esperança a persistência e o amor permeia a vida dessas pessoas, tudo nos leva a crer que as coisas vão sempre mudar, mesmo quando nós leitores, não temos mais esperanças, tudo muda!
” O mundo podia roubar sua liberdade: podia acabar com a sua inocência: podia destruir sua família e arrastá-las por caminhos para além de seu entendimento. Mas não podia privá-las de sua memória. Apenas o tempo tem esse poder, e Sita iria resistir a todo custo.”
Corban Addison trouxe nesse livro muito do que há de mais obscuro, de cruel, de esperançoso e persistência em relação aos temas abordados! A história é incrivelmente bem escrita, os personagens são tão bem construídos que eu, por alguns momentos, tinha a impressão que os conhecia pessoalmente. A narrativa é de uma riqueza de detalhes incrível! Os acontecimentos são constantes, em nenhum momento você perde atenção dos fatos e é tudo muito bem interligado!
A diagramação do livro é um fator que está agregando muito valor ao livro, ela foi muito bem feita e tudo no livros nos dá um sinal sobre a lida história que ele nos vai nos contar! As páginas são amareladas, as letras em tamanho confortável á leitura, enfim , a arte do livro foi muito bem feita!
Leiam Cruzando o Caminho do Sol, todos devem se apropriar desse contexto através dessa história!! É um livro de uma história e de uma relevância incríveis!!
Beijos e até a próxima!
Renata D’Eça
Gostei RÊ, do estilo do enredo. E uma mensagem forte que o autor nos passa. Parece que ele intercala a ficção com a realidade que esses países sempre vive. Junto com o abuso sexual ocorrente do mesmo.
O próprio autor estará aqui na Bienal de SP esse ano, será interessante ver debates de como ele pensou em cada detalhe, até a transformação do resultado final.
ótima resenha, muito bem coesa que instiga a pessoa para ler a obra. A Novo Conceito sempre apostando em seus lançamentos por uma diagramação e capa incríveis.
bjos
Philip Rangel
Esse é um dos livros que estão na minha lista. Quero muito ler, parece ser super emocionante, a capa é linda, tenho certeza que não vai ter erro, vou gostar. Gostei da resenha, Renata!
estava louca pra ler resenha desse livro.
Me interessei desde quando ouvi falar pela 1ª vez (a capa não me agradou).
Parece ser uma lição linda. E adoro quando histórias se cruzam. Já está na minha listinha de leitura! 😉
Esse é um dos livros que estão na minha lista ²
Parabéns pela resenha!
Era uma vez…. http://livrosecontos.blogspot.com.br/
Você não vai se arrepender!! Obrigada!
É uma pena que eu não possa estar na Bienal de SP, agradeceria pessoalmente ao Corban por esse livro tão incrível!!! BJ Phill!
Leia mesmo Lorrine, é uma bela história!!!
Que bom que vc gostou Lucas! Obrigada!!!
Parabéns pela resenha Renata! Estou ansiosa para ler Cruzando o Caminho do Sol! Beijos!
http://www.newsnessa.com/
Quando vi que a NC lançaria esse livro, fiquei bem curioso com a história. E pelo que li na sua resenha, não me enganei ao imaginar que trata-se de uma excelente obra.
Parabéns, adorei a resenha!
Abraços
Obrigada Vanessa, que bom que vc gostou!!!
Que bom que vc gostou, o livro é realmente incrível!!
Eu estou lendo esse livro agora!!! Eu estou amando muito!!
A resenha está perfeita!!
Devo terminar de ler hoje, e já estou com saudade!! Drama, aventura, tudo que eu gosto!
Bjkas
Oi!
Esse livro parece ser muito bom mesmo!
Estou com ele em casa, preciso ler!
Beijos,
Sora – Meu Jardim de Livros
Esse livro já está na lista dos desejados, e depois da sua resenha, ai mesmo que eu quero ler logo ele.
Sua resenha está muito boa mesmo, parabéns !!
Todo mundo tem que ler esse livro, que bom que gostou da resenha, volte sempre!
Urgente, leia logo!!!! Bj
Muito obrigada Davi, que bom que vc gostou!!!
Li várias resenhas a respeito desse livro e gostei bastante.
A capa já havia me deixado meio Oh! Mas depois que li resenhas, fiquei mais para OOOhhh!!!rsrsrs
Esse livro entrou para a minha lista, e para minha meta de leitura de 2012, vamos ver se consigo lê-lo…
bjos
Achai a resenha bem interessante pois o livro trata de uma coisa que pode acontecer com qualquer pessoa!
O livro parece ser incrivel!
A capa é linda