Resenhas

Resenha: Coração de Tinta, por Cornelia Funke

livroNome do Livro: Coração de Tinta
Nome Original: Inkheart
Tradução: Sonali Bertuol
Trilogia: Mundo de Tinta #01
Autor(a):Cornelia Funke
ISBN: 9788535907728
Páginas: 456
Editora: Cia. das Letras
Ano: 2006
Avaliação: 5/5
Onde comprar: Compare Preços

Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado “Coração De Tinta”. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de “Coração De Tinta” um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

Se torna muito difícil escrever uma resenha depois que assistimos a própria adaptação, correto? Errado. Cornelia Funke sempre mostra um pouco a mais do que iremos encontrar no filme e novamente sua façanha em surpreender o seu público leitor. O primeiro livro dela que li foi A Maldição da Pedra, depois desta leitura, tornei fã e pretendo acompanhar seus próximos livros. Aqui, iniciamos o primeiro volume da trilogia “Mundo de Tinta”.

Maggie, é uma garota de 12 anos, e desde pequena não vê sua mãe. Mora ao lado de seu pai Mortimer Folchart, Mo, um restaurador que trabalha ao lado dos livros desde a sua infância. O único problema foi o desaparecimento misterioso da mãe de Maggie, fatores que nunca foram revelados e algum mistério ronda o passado que une a garota e seu pai. O trabalho do pai, faz ainda com que ele nunca pare quieto. Ambos apaixonados por um bom livro, e desde pequena, Maggie sempre gostou de ler, o único problema é que diferente de muitas crianças quando os pais sempre narram uma história para seus filhos, Mo, nunca o fez.

Desconfiada pelos motivos que o pai nunca pode ler um livro para ela, é que em um dia, acaba se estranhando com um indivíduo chamado Dedo Empoeirado. Revelando o seu grande segredo: ele não pode ler nenhum livro, uma vez que ao ler algo em voz alta, acaba dando vida aos seres dos livros, trazendo os mesmos para a vida real.  O grande problema, é que Mo, quando Maggie era bem novinha, leu um livro secreto chamado de  “ Coração de Tinta” e o que era para ser uma leitura normal, acaba se tornando um grande problema. Os seres que acabam saindo do livro são vilões comandando por Capricórnio, maldoso, frio e muito dissimulado que quer de  qualquer jeito conquistar o livro nas mãos de Mo, para trazê-lo e ali, Língua Encantada, como ele o chama, invocar histórias de riquezas pelas palavras de Mo  lidas.

É no meio de muita confusão, que Capricórnio consegue capturar o pai de Maggie e levá-lo consigo. A garota ao lado de sua tia Elinor não vai medir esforços para conseguir resgatá-lo. O que de certa forma será um grande problema em um mundo lotado de vilões e grandes perigos. Ainda nesse meio tempo, que ela finalmente conhecerá os segredos de sua mãe e terá o contato especial que tanto sonhou.

Cornelia Funke é uma das grandes autoras de fantasia e seus livros se tornam uma necessidade para qualquer leitor que pretende viajar em um mundo imaginário. Pela capa, você leitor pode até ficar meio com pé atrás do que irá encontrar no enredo, porém aos poucos, você começa a viajar com os personagens e querer que tudo ali se solucione. Ainda fico perguntando de ter ainda três livros envolvidos na trilogia. Fiquei curioso em acompanhar a sua sequência e o que a autora pretende apresentar por ali.

O que mais despertou a minha atenção, fora a caracterização impecável dos personagens, ainda ao lado de Farid, os capangas atrapalhados de Capricórnio, foi como foi bem elaborado toda diagramação. Cada início de capítulos, lemos um trecho de algum livro, talvez, algo que iremos retirar de dentro do livro para nossa própria compreensão. O grande foco diferente de outros livros, é que em Coração de Tinta, o grande mistério é em torno do próprio livro, o que aguça muito o desejo de nós leitores vorazes.  Como comentei acima, peço que não deixem de ler o livro mesmo que você viu o filme. Muitos aspectos e detalhes da adaptação vocês não vão encontrar os mesmos detalhes dos livros.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

2 comentários sobre “Resenha: Coração de Tinta, por Cornelia Funke

  • Eu li A maldição da pedra e achei muito, muito bom. Ele faz parte de uma trilogia eu acho mas apesar de não ter lido os outros livros da autora ainda, sei que vou gostar.

    Resposta
    • Cris, eu também sou órfão da autora, li o segundo livro agora. Quanto a trilogia Reckless pretendo ler o próximo logo em Sombras Vivas. ^^
      bjos

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.