Resenhas

Resenha: Círculo, por Mats Strandberg e Sara Bergmark Elfgren

CIRCULO_1382643434PNome do livro: Círculo
Nome original:Cirkeln
Trilogia: Engelfors #01
Tradução: Érico Assis
Autor(a): Mats Strandberg e Sara Bergmark Elfgren
ISBN: 9788580574296
Páginas: 416
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Avaliação: 4/5
Onde comprar: Compare Preços

Minoo sempre foi a melhor da turma, mas não consegue fazer amigos. Vanessa é a garota mais sexy do colégio e namora um cara bem mais velho. Linnéa tem pai alcoólatra e é malfalada na escola. Rebecka parece ter uma vida de contos de fadas, mas esconde de todos que tem um distúrbio alimentar. Anna-Karin sofre bullying e deseja ser invisível. Ida, apesar de popular, é detestada tanto pelos professores quanto pelos alunos. Elas não são amigas nem têm quase nada em comum, exceto o fato de frequentarem o mesmo colégio na cidadezinha sueca de Engelsfors. Quando uma lua vermelho-sangue surge no céu, as seis são atraídas por uma força misteriosa até um parque de diversões abandonado, onde descobrem que são as Escolhidas, um grupo de bruxas ligadas por uma antiga profecia, e que uma força terrível foi libertada. Diante de uma série de suicídios suspeitos, elas precisam se unir e aprender a usar suas habilidades mágicas recém-adquiridas se quiserem sobreviver. Juntas, formam um círculo poderoso, capaz de impedir uma profecia que anuncia o fim do mundo. Separadas, são caçadas por um inimigo misterioso que as persegue dentro e fora da escola.

Quando  vi o anúncio da editora Intrínseca em cima da publicação de Círculo não pensei duas vezes. Primeiro; uma sinopse de tirar o fôlego, segundo; seis personagens principais que ao longo do caminho se cruzam e deverão lutar para derrotar um grande mal, terceiro; os personagens são diferentes e possuem problemas como: drogas, sofrem bullying, bebidas, distúrbios alimentares, depressão. Quarto; um mundo sombrio e cheio de mistérios, diferente de outros livros clichês. Por aqui, os autores não tiveram piedade e o crescimento da trama é logo vista.

Depois da morte de um dos personagens logo no início, os problemas na cidade de Engelfors e no próprio colégio só tende a piorar. Elias, era amigo de Lineéa e ela não aceita a forma misteriosa que ele foi encontrado morto sem explicações. Após o ocorrido, uma lua vermelho sangue surge ao céu e essas seis garotas que estudam no mesmo colégio são convocadas para um antigo parque abandonado. O que diferencia elas, é serem próximas como estudantes no mesmo colégio, mas não possuem nada em comum.

Elas irão ter de enfrentar uma missão de vida ou morte e deverão entender o motivo de serem as “Escolhidas” e que não devem confiar em ninguém nem mesmo nos seus familiares, amigos, namorados(as) e devem manter unidas dentro do Círculo, caso contrário, o mal irar engolir o mundo e transformá-lo em chamas.  Rebecka namora o grande astro do futebol e querido pelas meninas, Gustaf e sofre de transtorno alimentar. Lineéa é órfã de mãe e corre de seu pai alcoólatra e possui uma fama de drogada e prostituta. Ana-Karin sofre de bullying e fica afastada de seus colegas por se sentir inferior aos outros. Vanessa é a popular do colégio, namora Willie e não suporta o seu padrasto. Ida é uma garota insuportável, ela é responsável por grande parte dos problemas e só pensa nela. Minoo é filha única e seus pais possuem uma vida estabilizada, mesmo sendo bonita, sente inferiorizada e é muito inteligente.

Quando um personagem próximo se revela parte do conselho e tenta ajudá-las é nítido não saber nada e as garotas com a ajuda de Lineéa deverão caminhar sozinhas, reunindo na casa do zelador do colégio tentam driblar as mortes dentro do colégio e descobrir/deter esse grande mal antes que elas mesmos sofram as consequências com a morte. Ainda precisam decifrar O Livro dos Padrões, uma espécie de guia para bruxas, revelando todas as perguntas e os caminhos que elas devem seguir.  Pode parecer até meio óbvio, mas tudo fica assustador quando não uma, mas duas pessoas estão mortas e os escolhidos só tende a diminuir, cada noite sem solução é um dia a menos de vida para elas.

Os autores souberam unir todos os quesitos e elementos da natureza dentro do livro. O enredo é separado entre capítulos, do primeiro que é mais introdutório quando é apresentado cada uma das personagens intercalando com seus diálogos, até o último capítulo quando o desfecho final é solucionado. Mas nada de achar que acabou, pelo contrário, no primeiro volume o leitor irá conferir um pequeno mal sendo controlado, de tudo que ainda está para chegar. O mais interessante é que o colégio é maligno, dentro dele as forças do mal são mais fortes e ao ler, somos guiados como se estivéssemos lendo um roteiro filme. São tantos detalhes que fica até impossível descrever todos sem você leitor ler.

A editora Intrínseca trouxe a capa original do livro sueco. A diagramação como sempre não ficou a desejar, pelo contrário veio no padrão da editora. Ainda atrás da orelha, vemos um mapa da cidade de Engelfors, o que deixa o leitor mais curioso. A tradução ficou muito de fácil entendimento. Por se um livro de terras distantes, não imaginaria tanta perfeição. O desfecho que apresenta o “bandido” da trama pode até parecer óbvio

Mesmo o primeiro volume sendo introdutório e no início cansativo (o que perde pontos comigo), peço que você leitor não abandone o livro. E uma dica: esqueça Harry Potter, por favor! O próximo livro Eld ainda não possui previsão de lançamento no Brasil. Espero muito que não passe deste ano.

Corram para um livraria mais próxima, ou cliquem em “Compare Preços” e adquira o seu volume. Não vão se arrepender!

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

2 comentários sobre “Resenha: Círculo, por Mats Strandberg e Sara Bergmark Elfgren

  • Oi, Philip.
    Eu adoro livros sobre bruxas e assim que vi o anúncio de lançamento fiquei doida para ler esse livro. Adorei a edição nacional e achei a capa linda! Mas o melhor é que a história é muito louca! Adorei!! rs…
    Beijos
    Camis

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.