Resenha: Circo dos Horrores, por Darren Shan
Título: Circo dos horrores
Série: A Saga de Darren Shan, vol. 1
Título original: Cirque du Freak
Tradutora: Aulyde Soares Rodrigues
Autor: Darren Shan
ISBN: 85-325-1226-7
Páginas: 185
Ano de publicação: 2001
Editora: Rocco
Avaliação: 3/5
Onde comprar: esgotado.
Se esta fosse uma trama inventada, começaria à noite, com raios, tempestade, corujas piando e barulhos debaixo da cama. Mas trata-se de uma história real, segundo Darren Shan, autor e protagonista de Circo dos Horrores, uma das mais arrepiantes séries de terror para jovens acima de 10 anos.
A história começa mesmo de dia, em pleno período escolar, quando Darren e seu amigo Lucas vão assistir a um show no Circo de Horrores. A descoberta é para ambos o início de uma aventura mortal no mundo das trevas.
Você teria coragem de ir a um Circo dos Horrores? Se você é daquelas pessoas que se apavora com aranhas, ou com qualquer coisa nojenta, pode ter certeza que não. Mas isso não é problema para um garoto aficionado por aracnídeos, fã de filmes de terror e para seu amigo um tanto problemático e irascível.
É com um enredo cheio de mistérios que Darren Shan, pseudônimo do autor , nos apresenta uma intrigante aventura recheada de aberrações e seres sobrenaturais. Com uma narrativa fluída e muito simples, até mesmo pelo fato de ser narrado por uma criança, ou pré-adolescente – não é possível dizer ao certo – nós vamos lendo sem maiores digressões e com uma grande sede de chegar ao final. A narrativa
Tudo bem que não é uma daquelas histórias que vai te fazer palpitar de medo e sentir aquele calafrio, mas é muito divertida e a cada página te faz querer continuar a ler cada vez mais. Claro, é um voltado para o público infanto-juvenil, mas não menos atraente para os mais velh… digo, experientes. (risos)
No início nos é apresentado o cotidiano do jovem Darren Shan, um menino aficionado por aracnídeos, histórias de terror e que tem um amigo um tanto quanto desajustado chamado Lucas, mas que, supostamente, se recuperou de seu passado rebelde. Pois bem, após a apresentação dos principais personagens – parte pouco interessante, admito – temos o evento que desencadeia uma série de acontecimentos que leva ao final da trama; tudo começa quando um dos amigos de Darren, chamado Allan, revela aos outros um panfleto sobre o Circo dos Horrores.
Desaconselhado para os medrosos!
Fazemos algumas restrições!
Logo que começam a xeretar, os amigos descobrem que o circo está envolto em segredos e muito sigilo. Uma vez dentro do Circo, Darren e Lucas se veem maravilhados com as aberrações que se apresentam na sinistra turnê circense, porém, nem imaginam que suas vidas estariam para mudar completamente.
Para aqueles que gostam de boas histórias com monstros e aventura, diálogos interessantes e bem construídos, então esse livro será uma boa pedida. Mas não esqueça de que se trata de um livro voltado para o público infantil e não irá te fazer ter pesadelos, todavia, provavelmente vai entretê-lo e cumprir bem o seu papel. Geralmente faço minhas leituras com um dicionário do lado, no entanto nem precisei utilizá-lo, de modo que li muito rápido. Ressalto que a linguagem simples e direta não diminui em nada a qualidade e mérito da obra.
A capa chamou muito minha atenção, acredito que ela se encaixe perfeitamente à história. Relativamente ao papel utilizado, embora seja o offset (branco), não dificultou em nada a leitura, visto se tratar de um livro de poucas páginas. A diagramação está ótima e não deixou nada a desejar. A editora Rocco fez um ótimo trabalho na edição e revisão.
Posso dizer que concordo com a frase de J. K. Rowling sobre o livro: “Um livro arrebatador… um enredo cheio de reviravoltas que deixam o leitor sedento por mais”. Tudo bem que não é um livro espetacular, mas é uma leitura agradável e breve.
O Circo dos Horrores é o primeiro de uma série que, segundo o autor, deverá ter 24 livros. Atualmente temos 12 livros publicados no Brasil pela editora Rocco: Circo dos horrores, O Assistente de vampiro, Túneis de sangue, A montanha do vampiro, Provas mortais, O príncipe vampiro, Caçadores do Crepúsculo, Aliados da noite, Assassinos da alvorada, O lago das almas, Senhor das sombras e Filhos do destino.
O livro também tem uma adaptação para o cinema, o qual, confesso, que ainda não assisti e, portanto, não posso falar sobra sua qualidade. O filme foi lançado em 2009 e se chama Cirque du Freak: The Vampire’s Assistant (Circo dos Horrores – O Aprendiz de Vampiro).
Apreciem sem moderação!
Olá, Cyro.
Eu sempre tive muita vontade de ler essa série, mas saber que ela é composta de 24 livros me desanima. O problema é que já acompanho algumas séries “sem fim” e não quero começar mais nenhuma assim! hehehe
beijos
Camis
Oi, Camila.
De fato são muitos livros, mas eles são curtos e a leitura transcorre com facilidade. Realmente, uma série “sem fim” às vezes é um fardo de. kkkkkkkkkkk
Abraços.
A medida que fui lendo sua resenha estava pensando: ” Já vi um filme assim” aí quando você falou no final sobre o filme tive certeza. Não assisti até o final, mas parece interessante. Sabe queles filmes “Sessão da Tarde”… um pouco assustadores mas nem tanto?! Um dia vou ver se assisto por completo.
Amo narrativas como as desse livro! Mesmo sendo mais velh… experiente (rsrs), nunca deixei de gostar de livros voltados para o público infantil! 🙂
Beijusss;
Oi, Helaine!
Aposto que você vai gostar do livro.
Desculpe a demora em responder seu comentário.
Abraços! Continue acompanhando o ENF!