Resenha: Chaves Para a Prisão dos Demônios, por Brandon Mull
Nome do livro: Fablehaven- Chaves Para a Prisão dos Demônios
Nome Original: Fablehaven- Keys to the Demon Prison
Tradução: Alexandre D’Elia
Série: Fablehaven #05
Autor(a): Brandon Mull
ISBN: 9788579801419
Páginas: 600
Editora: Rocco Jovens Leitores
Ano: 2013
Avaliação: 4/5
Onde Comprar: Compare Preços
Num esforço para impedir que o maléfico líder da Sociedade da Estrela Vespertina encontre os artefatos necessários para abrir a grande prisão dos demônios, os irmãos Kendra e Seth vão embarcar na mais perigosa jornada de suas vidas desde que descobriram o santuário de Fablehaven, uma reserva de seres mágicos existente na fazenda de seus avós. No último livro da série de Brandon Mull, que leva a aventura vivida pela dupla a um emocionante desfecho, fidelidades serão testadas e segredos, revelados. Será que eles sairão vitoriosos da derradeira batalha das forças da luz contra a escuridão?
Faz um tempo que estou para escrever as resenhas finais da série Fablehaven, se você notar a resenha do quarto volume foi publicado pouco tempo aqui no site. Tive que pedir desculpas ao marketing da editora Rocco pela demora, não estava conseguindo pensar, juntar argumentos plausíveis depois de tanto elogiar a escrita de Brandon Mull . E podem acreditar, não existe mais seqüência, livros extras espalhados. Nem mesmo em alguma reserva escondida, viu? O que podemos ter certeza é que o quinto volume surpreendeu e encerrou dignamente a aventura de Seth, Kendra, seus avós e amigos dentro e fora de Fablehaven. Mas antes, reviravoltas, perdas e sofrimentos aconteceram antes do grande final que você leitor só vai conhecer lendo os livros.
O enredo se inicia logo após o advento da aventura anterior, por isso se faz muito necessário ter lido as resenhas anteriores e piamente os livros. Kendra e Seth não conseguem ainda refletir das perdas dentro da reserva dos dragões. Warren ainda se encontra preso e talvez ferido. Para piorar uma notícia bombástica dada pelos avós dos nossos heróis vai abalar muitos corações. Vanessa ainda continua dando dicas se seu precioso segredo. Mas que segredo tão grande pode ser? A aventura agora é a caminho da Austrália onde que o grupo precisa resgatar o último e difícil artefato, o que não esperavam foi um ataque nada combinado da Sociedade da Estrela Vespertina dispersando o grupo. Na reserva secreta do Esfinge, o tempo corre contra eles e o único plano que eles possuem, é cruel, perigoso e não se admite erros. Kendra novamente precisa descobrir novos segredos do Esfinge enquanto Seth, bom ele continua tentando fazer novos amigos. E por fazer e confiar nos amigos, ele cai em uma mentira por pessoas erradas e o desejo de fuga se torna quase uma tarefa sem resultados. Nosso herói começa a ver e sofrer quando Fablehaven se transforma em todo o caos e no meio de tantos problemas alguém muito próximo nos deixa. Separados e cada um dos irmãos tentando sobreviver, terão agora que “sambar” e correr contra o tempo novamente para tentar buscar os artefatos finais e somente a inteligência de ambos serão capaz de sobreviver.
A prisão dos demônios está quase aberta e as derrotas só o fazem ter menos certeza que podem salvar tudo e todos. É aqui que a trama se estende e se desenrola com uma velocidade enorme e finalmente chegamos ao embate final. Para mexer um pouco com sua curiosidade deixo uma pergunta: Como os irmãos vão sobreviver e impedir que a prisão se abra? Quantas vidas ainda precisam ser perdidas? E o destino de todas as reservas? Descubram lendo o livro.
Brandon Mull novamente foi mais longe do que imaginava. Ainda não encontro palavras para descrever a sua capacidade. Suas quase 600 páginas se tornam quase imperceptíveis pelo detalhamento da trama. Eu torci, vibrei e tentei lutar para proteger e salvar Fablehaven e logo que terminei senti uma vontade enorme de escrever. O autor ainda divide tempos dentro desse último volume, na primeira parte se mostra uma harmonia entre os personagens e aos poucos ele começa a virar todo o jogo com uma velocidade enorme e impactante. Nos cinco volumes os personagens se mostraram consistentes e mesmos e tratando dos personagens principais novos, foram essenciais, dignos e certeiros em todas as tramas. A junção de pistas chamou com toda certeza o leitor para cada momento, em nenhum dos volumes ficou cansativo e a ambientação foi a que mais ganhou.
Seth terminou mais maduro, destemido sabendo lidar com todos os problemas que ele mesmo causou ou vêm causar. Kendra tornou-se mais determinada, confinando mais em suas qualidades e se tornando mais responsável. Eu mesmo rir, gritei muito ao lado dos irmãos, como citei acima da ambientação e continuação. Como aprendizado, retirei como muitos que leu toda a série o quanto devemos lutar e aquela limitação que achamos sentir, o caminho que acreditamos não poder chegar, é um desejo contrário da força que cada um possui. Qualquer um pode buscar e realizar tudo que desejar. Basta não ficar inócuo, parado sem vontade própria. Os personagens secundários, especialmente aos avós que na maior parte fizeram parte do elenco principal foram essenciais para o resultado esperado.
A editora Rocco transformou um livro desconhecido em algo desejado para muitos leitores. E mesmo ainda vendo poucas avaliações em cima dessa série, ainda acredito que muitos vão se apaixonar e vibrar por Kendra e Seth. A tradução foi consistente, e dosada ao ponto certo. E como não poderia terminar sem antes reclamar de algo, peço a editora que arrume o acabamento, pelo tamanho dos livros a capa descola e estraga todo o gasto dado ao livro. Isso pode chatear muito o leitor pelo investimento dado. Fora isso, nada tenho a reclamar e acrescentar.
Leitura bastante indicada para qualquer idade. E tenha certeza caro leitor, eu lerei para meu filhos e netos essa história. Uma série promissora que vai deixar saudades. Algum dia eu espero sua adaptação ao cinema. Leiam!!!