Resenha: Boneca de Ossos, por Holly Black
Nome do livro: Boneca de Ossos
Autor(a): Holly Black
ISBN: 9788581633916
Editora: Novo Conceito/#irado
Ano: 2014
Páginas: 221
Nota: 5/5
Compre Agora: Compre Preços
POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo…
Quem aqui nunca assistiu ao filme As crônicas de Spiderwick? Eu nem acredito que você não assistiu! Bem, nem vou dizer que “é do meu tempo”, pois o filme foi lançado em 2008, e é uma adaptação da série homônima escrita por Tony DiTerlizzi e Holly Black, é um filme muito bom, eu amo! Pois bem, este é o contato mais próximo que eu tive com a estadunidense que lançou o seu primeiro livro em 2002 mas só ficou conhecida algum tempo depois, quando lançou o primeiro livro da série que deu origem o filme citado anteriormente. Eu nunca li nada da autora, mas amo de paixão o filme, Boneca de Ossos é o meu primeiro contato com a sua escrita, de forma direta por assim dizer, e posso afirmar que gosto da forma como ela escreve para crianças!
Bonecas de Ossos é a concretização do sonho de toda criança, quando a autora transforma as brincadeiras de Zach, Poppy e Alice em realidade, trazendo todos os elementos das brincadeiras criativas infantis para um mundo real, que por ser visto do ponto de vista infantil, também é mágico, ela coloca toda a fantasia a um passo da possibilidade, e em determinados momentos, eu fiquei morrendo de inveja deles. A história não é um conto de fadas, mas uma peça de terror, suspense e mistério, onde os três amigos de infância, cada um com seus conflitos familiares e pessoais particulares, são impedidos de dar continuidade à brincadeira de navegação, que sempre fizeram desde que se entendem por gente. A brincadeira consistia em um grupo de bonecos, que tinha a missão de conquistar o mar e proteger o reino da Rainha Eleanor, a boneca mais bonita e inalcançável de todas, aquela que ficava guardada na cristaleira da mãe de Poppy. Porém, algo assustador começa a acontecer, e Poppy passa a ter sonhos nos quais a Rainha pede ajuda para ser enterrada, e conta à menina que é feita de ossos humanos. Então, os três amigos se unem numa aventura em busca do cemitério indicado pela boneca nos sonhos, para que possam assim, cumprir o desejo de Eleanor, para que ela descanse em paz!
“Zach sentiu frio, e o que tinha comido se agitou em seu estômago. Ele tinha desejado que o fantasma fosse real, mas quanto mais real Eleanor parecia, mais assustado ele ficava. Ele tentou não olhar para a Rainha. Tentou não pensar no que significava ela parecer faminta. Tentou não reparar que as bochechas dela pareciam mais rosadas naquele dia, como se ela estivesse se alimentado de outra coisa, não donust.” (p. 117)
Eu sei que não sou criança, mas acho que não precisa ser para gostar de livro infantil ou infanto-juvenil, tire isso da sua cabeça, a história de Boneca de Ossos me prendeu, me intrigou, e não se engane, a história fica um tanto macabra demais para as crianças em um determinado ponto, onde as histórias por detrás da morte da Rainha são reveladas. Holly Black injeta na história conceitos importantíssimos para o desenvolvimento nesse período da infância, onde as crianças estão “mudando”! O fato do pai do Zach ter abandonado a família e depois voltar impedindo que o menino brinque com o bonecos, os conceitos do que é certo ou errado, que às vezes, por uma causa maior, coisas não tão legais precisam ser feitas, a amizade, os laços familiares, cada um dos três leva consigo para a aventura um conflito que é só seu e que é apresentado ao leitor conforme há a necessidade de ser esclarecido!
A diagramação do livro é de atrair qualquer criança, letras grandes, ilustrações em algumas passagens, lindas por sinal, que se não me engano da própria autora, a capa sintetiza toda a história, e Rainha está linda, nossa, como ela é mórbida. A editora teve um cuidado todo especial com as notas de roda-pé, isso me deixou muito feliz por dois motivos, primeiro que facilita a leitura, a criança não precisa correr para pegar o dicionário para saber o que aquela palavra significa e segundo, porque o texto não foi simplificado para ser mais facilmente compreendido, então as crianças vão aprender palavras complexas como filantropo e amálgama, entre outras expressões que foram devidamente esclarecidas para a melhor compreensão dos pequenos leitores! Algumas falhas passaram pela revisão como “mas” onde deveria ser “mais”, nada que comprometa muito o entendimento mas que pode confundir o leitor mais inexperiente. Parabéns Novo Conceito pelo conjunto da obra! leiam Boneca de Ossos e confiram o que eu estou dizendo!
Acho esse livro lindo, não vejo a hora de lê-lo, pois mesmo sendo uma estória para crianças, parece muuuuuuuuito legal!:D
Me lembrou um pouco de Coraline, essa coisa mais cheia de mistério e um pouco tétrica, sabe?
Adorei a resenha!
Beijos,
Rafa Mello-Eu + Livros
http://www.eumaislivros.com.br
Oi Rafa, o livro é lindo mesmo, comecei a ler Coraline, acho que vou gostar muito também! 🙂