Resenha: Asas, por Aprilynne Pike
Nome do Livro: Asas
Nome Original: Wings
Série: Fadas #01
Tradutor(a): Sibele Menegazzi
Autor(a): Aprilynne Pike
ISBN: 9788528615234
Páginas: 287
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2013 – 4º edição
Avaliação: 4/5
Onde comprar: Compare Preços
Laurel foi encontrada na porta da casa de seus pais adotivos e sempre estudou com a mãe. Aos quinze anos, após se mudar para uma nova cidade e se matricular em uma escola, sua vida muda completamente. Para começar, desde sempre solitária, ela ganha um grupo de amigos e um admirador apaixonado, David. E isso será apenas o início. À primeira vista, Laurel é uma garota comum, com os problemas de qualquer adolescente. O que a diferencia, porém, é ter um segredo maravilhoso e perigoso: ela é uma fada e tem a missão de proteger o portal de Avalon.
Primeiramente devo frisar que o livro foi publicado em agosto de 2011, pelo sucesso em suas vendas, o livro chegou na sua quarta edição em março deste ano. Novamente sou pego no mundo das fadas que aprendi a gostar lendo livros de outras editoras. Esse mundo retratando Avalon sempre me chamou atenção e quase achei que cairia na mesmice de outros enredos, por ser uma estreia, Aprilynne se superou em abrir o mundo jogando repercussões e uma novidade no mundo das fadas.
Laurel Sewell, é uma menina de 15 anos adotada aos 3 anos por Sarah e Mike. Desde criança, ela nutre de qualidades e características diferentes de outros adolescentes de sua idade. Até que seus pais mudam para Crescent City, deixando Orick de lado. A garota acaba sendo matriculada na escola Del North High e logo acaba conhecendo David Lawson, um garoto que todas as meninas da escola estão afim, o garoto ainda é meio nerd e adora biologia. O que por um lado me incomodou, com essa receptividade e ligação muito profunda, ambos passam os dias juntos, enquanto Laurel sente presa e sufocada nos intervalos em lanchar dentro da cantina, preferindo ir sempre para um local aberto e ainda por cima é vegetariana, adora muito calda de pêssegos e frutas.
David, apresenta a garota para seus amigos e juntos começam a passar uma boa parte do tempo. Até que um dia, Laurel descobre um caroço crescendo em suas costas, que podia ser até confundido com uma espinha, porém ele começou a crescer até brotar uma flor em forma de asas, revelando o segredo somente para o garoto. Diferente de seu estado, David ajuda a garota em descobrir os motivos que levaram aquilo. Até que atraída para sua antiga casa, ela acaba conhecendo Tamani, um elfo sentinela que logo acaba revelando para a garota sua verdadeira identidade: ela é uma fada.
Uma atração começa a se misturar entre David, o humano e Tamani, o elfo e a garota que no decorrer do enredo novas revelações vão sendo feitas como os poderes de Laurel, seu passado esquecido que liga ao elfo e os segredos que ligam e levam à Avalon. Um novo triângulo amoroso irá balançar o coração novamente de muitos leitores daqui para frente.
Para piorar, os problemas começam aparecendo quando Mike, pai de Laurel, adoece se encontrando nas últimas por algum efeito misterioso. Sarah, sua mãe, não vê alternativa do que vender a casa com toda propriedade, o local onde guarda as fadas e elfos e um grande segredo. Um misterioso senhor, chamado Barnes, corretor de imóveis, começa a rondar a mãe de Laurel, até que a garota ao lado de David começa achar tudo estranho em uma visita ao hospital quando a mãe não questiona e acaba assinando o contrato.
Procurando mais pistas para evitar que tudo seja realmente perdido, nossos dois protagonistas vão atrás de Barnes e acabam entrando em um jogo de vida ou morte quando descobrem ao retornar para floresta por Tamani que Barnes e seus capangas são trolls e querem de qualquer jeito as terras para descobrir um grande segredo. Daqui para frente vocês deverão ler e acompanhar toda a obra.
Aprilynne Pike inovou todo o mistério que envolve as fadas. Gostei muito da denominação de “plantas” que ela descreve esses seres e fiquei muito curioso no que tange o nascimento de suas asas. A referência biológica também não ficou para trás, como o desmatamento e preservação. O livro é para ser lido em um dia sem qualquer medo e no final sentir aquele desejo de querer mais.
A editora Bertrand Brasil novamente inovou na capa e diagramação, a textura aveludada e seus traços de cada capítulo comprovam o sucesso da obra. A capa foi mantida como o seu original, o que aumentou os créditos do enredo. A tradução foi inovadora e sempre tento ser mais crítico possível comparando com o inglês. Fiquei curioso para acompanhar o segundo volume em Encantos, que logo vocês acompanham minha avaliação.
Leiam!!!! E se surpreendam!!!