Resenha: ARGO, por Antonio Mendez e Matt Baglio
Nome do Livro: ARGO
Nome Original: ARGO
Autor(a): Antonio Mendez e Matt Baglio
ISBN: 9788580572445
Páginas: 254
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Avaliação: 3/5
Onde Comprar: Compare Preços
Em 4 de novembro de 1979, os funcionários da embaixada dos Estados Unidos em Teerã são surpreendidos pela invasão de um grupo de militantes, que faz 52 reféns. Em meio à confusão, seis diplomatas conseguem escapar e encontram refúgio na residência do embaixador do Canadá. Mas Tony Mendez, especialista em disfarces da CIA, sabe perfeitamente que é apenas uma questão de tempo até que sejam encontrados. Para retirá-los do país, ele concebe um plano muito arriscado, digno de cinema. Disfarçando-se de produtor de Hollywood e apoiado por um elenco de agentes secretos, falsificadores e especialistas em efeitos especiais, Mendez viaja para Teerã a pretexto de encontrar a locação perfeita para um falso filme de ficção científica chamado Argo. Neste livro, ele revela todos os detalhes da complexa operação que aliou o alto escalão de Hollywood ao mundo da espionagem.
Em 1979 a embaixada dos Estados Unidos no Teerã foi invadida por um grupo revolucionário que exigia que os EUA entregasse o xá que estava refugiado em terras americanas. Porém, nem todos os americanos que trabalhavam na embaixada foram capturados, seis funcionários conseguiram fugir e após alguns dias de busca por um lugar seguro, foram abrigados pelos diplomatas canadenses.
Os que conseguiram escapar, porém, ainda não estavam em total segurança e tinham que ser retirados do Teerã o mais rápido possível, pois a notícia de sua fuga começou a se espalhar gerando muito perigo perigoso, tanto para eles quanto para os 53 de funcionários que estavam sendo mantidos reféns.
Antonio Mendez era um alto funcionário da CIA e foi quem orquestrou toda fachada para a exfiltração dos fugitivos e juntamente com Jerome Calloway, renomada maquiador de Hollywwod, conseguiu montar o disfarce perfeito para resgate.
ARGO é o relato de toda a operação secreta realizada pela CIA para a captura dos fugitivos no Oriente Médio, contada do ponto de vista de Mendez e dos seis exfiltrados através do trabalho do jornalista Matt Baglio. A narrativa é inteira e nos mostra desde os primeiros trabalhos de Mendez, como uma forma de mostrar todo o processo pelo qual ele próprio passou, treinamento e de onde vem suas tiradas para os disfarces!
“Éramos capazes de reproduzir quase tudo que fosse colocado à nossa frente; as únicas restrições eram questões de ordem política, tais como dinheiro. Fabricar dinheiro dos outros, naquela época, era considerado um ato de guerra. Mas bombardear um país com panfletos em vez de munição era um recurso que fornecíamos com maior prazer.” (p. 37).
Confesso que às vezes fica um pouco cansativo, com as narrativas de fatos que a princípio nos parece irrelevantes para o entendimento da história, mas que se faz extremamente necessário para a intenção do livro. Por muitas vezes imaginei que seria mais interessante ver o filme, até por que o livro foi escrito depois do filme, mas não utilizando o roteiro como base, todo o trabalho das duas mídias foi feita de forma individuais apenas baseados na mesma história.
É uma história muito interessante, mostra muito de um ponto de vista histórico contemporâneo, é o tipo de história que deveria estar nos livros didáticos, é instigante e saber os pormenores do serviço secreto americano, é sempre muito bom! Ler ARGO é como vasculhar documentos confidenciais de forma ilegal, juro que às vezes me perguntava se este livro realmente poderia ter sido publicado, e ao final da leitura, ao ter contato com os agradecimentos de Antonio Mendez é que fiquei mais tranquila ao saber que levou 17 anos até que ele pudesse enfim revelar os detalhes de ARGO.
A diagramação do livro é boa, a folha amarela é bem confortável à leitura, a fonte é ótima e a capa do livro é a mesma do pôster do filme que é estrelado por Bem Aflleck. ARGO é indicado para quem gosta de aventura e histórias reais!
O livro parece ser bem legal, porém não gosto muito desta temática ):
😉
Oi Renata,
Já tinha ouvido falar desse livro, mas ainda estava indecisa se iria ler ou não. Agora fiquei com vontade!
Beijos
Camis
Nunca li nada sobre terrorismo, nadinha mesmo, na verdade eu nem sequer entendo pq o povo de lá se mata tanto…Td vez que me explicam continua não fazer sentido tanto sangue e nada de conversa…
Miquilis
Artimanhas para libertar reféns parece ser uma aventura e tanto. Pela resenha pude ter certeza que vou a ADORAR a história. Parabéns!
Falou em histórias com muitas aventuras, falou comigo. Gosto muito desse gênero de leitura, e quando mostra os bastidores do serviço secreto de qualquer país, já me convenceu por completo. Pena que o autor deu uma leve escorregada com esses por menores irrelevantes à história principal. Mesmo assim, quero ler e assistir em breve.
@_Dom_Dom
Argo realmente parece ser um livro muito bom, a sinopse já mostrou que o tema é interessante, mas eu imagino o porque de ser um pouco cansativo, até entendo, mas alguns livros precisam ser assim, e talvez seja uma leitura mais lenta, para se ler aos poucos. Quero muito ler esse livro, adorei a sua resenha!
beijos, Lu
Gosto muito desse tipo de literatura. Li outro dia Batterfeld que deve ser bem parecido com esse, só que com mocinho russo. Esse pelo visto envolve a CIA e eles têm muita mais tramoias na história. Tem um filme que foi lançado ano passado que tem esse nome e eu acho que é essa a história. Gostei da sua resenha e quero ler esse livro.
Nossa, adoro livros que me deixam com um frio na barriga torcendo para que o plano dê certo e o objetivo seja alcançado. Ainda não assisti ao filme… me lembrou um pouco de Fringe, Homland, séries que eu amo!
Nossa, ainda não conhecia esse livro!
Achei super interessante, fiquei com vontade de ler!
O enredo parece ser ótimo!
Parabéns pela resenha…
Para falar a verdade eu não sabia que Argo foi escrito depois do filme haha (que, por acaso, ainda não assisti =/)
Adoro ler sobre o funcionamento da CIA, já li alguns livros com a temática (e cada vez me surpreendo mais)
Abraço
Já tinha visto algumas resenhas do livro e a sua é bem explicada de um modo que o leitor fica com vontade de ler mais, adorei bjss
Eu não conhecia o livro, mas parece ser bom 🙂
Soube do livro ao mesmo tempo que ouvi falar do filme. Depois de ler a resenha fiquei interessada em conhecer a história. Parece envolver muita trama de espionagem, invasão e fuga! Deve valer a pena a leitura 🙂
Bjs
@Tibiux
Não cheguei a ver o filme, pois gostaria de antes ler o livro.
Bjs, Rose.
Não conhecia o livro, mas só pela sinopse, imaginei que seria uma história um pouco chata de ler, mas creio que eu esteja enganada e o enredo é bem interessante.
Eu gostei do livro de modo geral, parece bem interessante conhecer a fundo como trabalha o serviço secreto, e se demorou 17 anos para ser pulicado é que realmente tem conteúdo muito importante.
Oque primeiro me chamou atenção, foram a capa e o sub-titulo, mas apos ler esta resenha tenho ainda mais vontade de ler este livro, já vi o filme, mas acho que, ler o livro pode ser bem interessante!
Adorei a história! Acredita que estou vendo pela midia toda essa história do filme do Argo estar concorrendo ao Oscar e o diretor Ben Affleck não, mas não sabia do que se tratava mesmo. Pensei que fosse sobre a Al Qadea. Mas eu amo histórias reais, para saber como que aconteceram as coisas realmente. Principalmente esse sequestro que na época foi bem falado.
Quero ler esse livro, vou procurar
beijos
Adriana
Caramba! 17 anos para poder publicar!
Nunca assisti o filme, porém pela resenha ambas as histórias são diferentes e baseadas na mesma história. Isso me fascina!
Amei a resenha, to mega curiosa agora
quero ler este livro e depois assistir ao filme para entendes bem essa historia de terrorismo.
Uou
Uma história real digna de hollywood tanto que foi adaptada.
Imagino o que deve ter sido viver tdo isso!
Não sabia que o livro foi escrito depois do filme e ainda bem que n foi baseado em seu roteiro pois em geral livros assim não são muito profundos.
Bjus
Nâna
A minha impressão foi de um livro inspirando em um filme hahahahah
Apesar de parecer ser uma leitura eletrizante, não me interessou muito pelo tema. Essas coisas de perseguições e agências secretas parecem realmente algo muito hollywoodiano para meu gosto. Acho que ficam melhor no cinema.
A história parece ser interessante, e deve ter aquele ar de suspense. A frase escolhida para ser colocada na resenha é muito boa. Mas também concordo que muitas dessas histórias sobre missões secretas ficam melhor no cinema.
O livro parece ser muito bom mesmo, diferente do filme.
parece ser uma boa leitura porém naum gosto desse tipo de leitura, a resenha ficou boa parabens
Queria muito ler esse livro antes de assistir o filme mas não vai dar tempo porque vou ao cinema nesse final de semana mas espero poder ler o livro em breve, temática super interessante, o meu tipo de livro.
Já li algumas resenhas desse livro … A cada resenha a vontade de ler aumenta mais !! Mas quero ler o livro antes de assistir ao filme =)
Bjus