Diversos

Resenha – Antologia da Literatura Fantástica

Título original: ANTOLOGIA DE LA LITERATURA FANTASTICA

Autores: Silvina OCampo, Jorge Luis Borges e Adolfo Bioy Casares
Tradução: Josely Vianna Baptista
Capa: Daniel Trench
Páginas: 448
Acabamento: Capa dura
Selo: Companhia das Letras

Esse 2019 tem sido o ano que me rendi ao gênero literário conto. E por se tratar de histórias mais curtas e de rápida leitura, os contos são uma ótima maneira de despertar o leitor adormecido que há dentro de você.  Esse gênero também serve para conhecer o estilo narrativo do autor ou autora, antes de se aventurar por seus romances, funcionando assim como uma forma de identificação ou repulsa pela(o) autora(o).

Através dos contos também é possível descobrir novos gêneros literários. Essa é a proposta do livro. A escritora argentina Silvana Ocampo juntamente com os também argentinos e escritores Adolfo Bioy Casares e Jorge Luis Borges reuniram 75 histórias, não só contos, como fragmentos de romance e peças de teatro, fantásticas e de ficção cientifica em forma de antologia

Você pode começar a leitura desse livro pelos autores já conhecidos desse gênero como H. G. Wells, Ursula K. Le Gui e Julio Cortázar. Ou então pode passar primeiro em Edgar Allan Poe, Franz Kafka ou James Joyce. Mas nada impede também de ler os filósofos chineses Lieh Tsé e Chuang Tzu.

O conto mais longo e mais fantástico da antologia, pra mim,  é sem duvida o de “Enoch Soames” de Max Beerbohm. Berrbohm ao invés de utilizar uma maquina do tempo para fazer viagens entre o futuro e o presente o autor utiliza o diabo como maquina e meio de transporte para realizar tal viagem.

Conto de Enoch Soames além de fantástico, em todos os sentidos da palavra, nos faz refletir sobre a nossa condição atual. No início do século de 20 Beerbohm nos surpreende com sua análise da substituição do analógico pelo digital. Outro ponto interessante do conto é o anseio do personagem, que dá titulo a historia, em não ser esquecido seja através de seus atos ou da imortalidade de seus escritos.

Nos dias atuais acabamos adotando o comportamento de Enoch Soames, imortalizando o nosso cotidiano, temendo o esquecimento tentamos de todas as formar ser vistos e lembrados e porque não nos vendo um pouquinho para esse diabo chamado Redes Sociais.  Recomendadíssimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.