Livro: Adulta Sim, Madura Nem Sempre – Camila Fremder
Nome do livro: Adulta Sim, Madura Nem Sempre
Autor(a): Camila Fremder
Editora: Paralela
ISBN: 9788584391295
Ano: 2018
Nota: 5/5
Páginas: 136
Um dia você é a jovem moderna que ouve música alta e incomoda a vizinha. Num piscar de olhos é você quem está interfonando para o porteiro e reclamando, aos berros, do som da garota que mora no andar de cima. O que aconteceu? Simples: a vida adulta chegou. Quer dizer, não tem nada de simples.
Como Camila Fremder mostra neste seu novo livro, a vida adulta costuma chegar de uma hora para outra, sem avisar, sem um curso preparatório, sem nada. Ou pelo menos é assim que a gente se sente. E a consequência disso é muito estranhamento, reflexões e boas risadas.Saem de cena as noites agitadas e os dias sem grandes preocupações, sendo substituídos por fraldas (no caso de quem tem filho), boletos e muita paranoia com a aparência. Com observações perspicazes e bom humor, Camila nos ajuda a entender e aceitar melhor essa transição. Um livro que você não vai conseguir largar. A menos que o bebê acorde ou esteja na hora de você correr para o batente.
Quando era mais nova sonhava em ter a liberdade para fazer o que eu quiser, ter minha casa, meu carro, meu dinheiro para comprar sem pedir permissão e achava que isso era ser adulto. Que engano! Claro, que tem essa parte também, mas junto com ela vem as contas, as responsabilidades e mil coisas que ninguém conta e a gente acaba descobrindo de um jeito ou de outro.
Camila Fremder conseguiu reunir em um livro cômico e inusitado que me fez dar boas risadas e que me identifiquei muito com tudo que ela falou sobre “virar adulto”. Achei que quando fosse maior de idade ia ficar até tarde da noite na balada, voltar no dia seguinte, mas sinceramente tem bons tempos que eu só quero dormir quando dá 23h.
A vida adulta não tem nada de simples, e a autora reuniu várias experiencias próprias para nos mostrar como tudo é natural, apesar de as vezes assustador. Comecei a ler numa tarde, pensei em apenas ler algumas páginas e nem vi o tempo passar e já tinha lido tudo e me divertindo muito. Parecia uma conversa de amigas, em que contamos casos e rimos até das coisas mais ridículas.
“Todo dia eu sinto que cresço um pouco na marra. Sabe aquela história de que ‘a vida ensina’? Comigo funciona meio assim. Acontece alguma coisa que me obrigada a tomar certa atitude adulta e pronto, cresci mais um pouco. Essa é a diferença entre crescer e envelhecer. Você vai envelhecer, é inevitável, mas precisa se certificar de que está crescendo ao mesmo tempo.”
Adulta Sim, Madura Nem Sempre aborda assuntos como amizade, amor, vida financeira, gravidez e, principalmente essa evolução natural para a vida adulta que todo mundo terá que passar. Contudo, apesar de ninguém estar preparado para todas as mudanças, no final vai ficar tudo bem!