Resenha: A Viúva – Fiona Barton
Título: A Viúva
Autora: Fiona Barton
Tradutor: Alexandre Martins
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Ao longo dos anos, Jean Taylor deixou de contar muitas coisas sobre o terrível crime que o marido era suspeito de ter cometido. Ela estava muito ocupada sendo a esposa perfeita, permanecendo ao lado do homem com quem casara enquanto convivia com os olhares acusadores e as ameaças anônimas. No entanto, após um acidente cheio de enigmas, o marido está morto, e Jean não precisa mais representar esse papel. Não há mais motivo para ficar calada. As pessoas querem ouvir o que ela tem a dizer, querem saber como era viver com aquele homem. E ela pode contar para eles que havia alguns segredos. Afinal, segredos são a matéria que contamina (ou preserva) todo casamento. Narrado das perspectivas de Jean Taylor, a viúva, do detetive Bob Sparkes, chefe da investigação, cuja carreira é posta em xeque pelo caso, e da repórter Kate Waters, a mais habilidosa dos jornalistas que estão atrás da verdade, o romance de Fiona Barton é um tributo aos profissionais que nunca deixam uma história, ou um caso, escapar, mesmo que ela já esteja encerrada.
“A Viúva” é o primeiro livro da jornalista Fiona Barton e foi lançado no Brasil pela Editora Intrínseca esse ano. Fiona já começa trabalhando um assunto muito pesado e pouco falado na literatura, a pedofilia.
Tudo começa quando a pequena Bella desaparece do seu quintal e após uma grande investigação, a policia chega a Glen Taulor e ele é preso, mas ao ser julgado acaba sendo inocentado por fala de provas
O livro vai narrando de maneira alternada o passado e o presente, ou seja, o desaparecimento e quando a viúva de Glen tenta desvendar o mistério. Os pequenos capítulos com vários pontos de vistas e a escrita direta e objetiva aumentam o suspense da historia até o final e consegue manter presa a atenção do leitor em todos os momentos.
Os personagens foram muito bem construídos e bem colocados na história. A protagonista Jean Taylor surpreende o leitor a cada página pois no inicio da trama, ela é uma simples mulher submissa que coloca o casamento acima de tudo e no decorrer da leitura tudo que inicialmente pensamos dela vai sendo colocado dúvida.
O tema da pedofilia foi bem desenvolvido e posso falar que a autora conseguiu mostra a que veio. O suspense é bem linear, sem altos e baixos, mas com falei ele te prender até as últimas páginas.
A diagramação e a revisão estão boas, a edição do livro é bem delicada, a capa está linda, a contra capa e a sinopse foram sucintas sem qualquer spoiler, fonte é agradável e a edição é de folhas amarelas o que ajuda muito a leitura.
A Viúva é um que livro que vai fazer o leitor refletir muito, então não leia só por ler, aproveite bem a leitura …