Resenha: A Seleção, por Kiera Cass
Nome do livro: A Seleção
Nome Original: The Selection #01
Autor(a): Kiera Cass
Tradução: Cristian Clemente
ISBN: 9788565765015
Páginas: 368
Editora: Seguinte
Ano: 2012
Avaliação:5/5
Onde comprar: Compare Preços
Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.
A Seleção, foi o primeiro livro lançado pela editora Seguinte, selo jovem da Companhia das Letras no final de 2012. Mesmo pela euforia de muitos leitores que de certa forma foram levados pelos boatos da série televisiva, cancelada inicialmente o seu piloto para uma nova filmagem, renderam boatos nas redes sociais. Não demorou muito para sua tradução e seu lançamento oficial no Brasil. A premissa inicial não me chamou atenção, levado pelo “julgamento” tinha conceituado uma leitura voltada mais para o público feminino, como “O Dário da Princesa”, novamente errei em julgar antes de apostar na leitura. Uma leitura calma, distopica, romântica, julgando valores em um futuro diferente do nosso, no meio de uma “monarquia”, divisão de castas, pobreza, guerras e fomes é um pequeno resumo que encontraremos entre America Singer, Aspen e o príncipe Maxon.
Em um futuro, logo após uma 3ª Guerra Mundial, os Estados Unidos se transformou no Estado Americano da China, recentemente ao país chamado Illéa. Uma nação governada por um monarca e sua família real, divida em castas (1 ao 8), julgam o índice que sobrevivência de cada família, quanto mais distante da primeira é sua casta, mais pobre e quase sem valor é sua família. É nesse meio que iremos conhecer nossa protagonista, America Singer, moradora da Carolina, portadora da casta 5, ela e sua família vivem dias difíceis, todos precisam trabalhar para ajudar em casa. Ela contribuía no canto e ajudava sua mãe tocando em festas, seu irmão Gerad tinha sete anos e estava descobrindo seu melhor talento, sua irmã May e seu pai faziam peças de artesanato. Quanto aos outros, se casaram e foram embora.
Mesmo passando pelas dificuldades, America sempre se mostrou forte, acreditando sempre em melhoras. Apaixonada pelo seu amigo de infância – Aspen– um garoto um pouco mais velho que ela, da casta 6, que nutri um relacionamento há mais de dois anos. O único problema é que eles ficariam juntos escondidos, a diferença de castas mais baixas proibem de qualquer relacionamento. Tudo começa a mudar quando ela recebe uma carta de um dos grandes eventos esperados, A Seleção, evento que acontece sempre quando um príncipe completa seus dezenove anos, uma idade para o casamento. O príncipe Maxon Schreave, futuro rei, precisa encontrar uma nova rainha, uma plebeia para ocupar com ele o lugar mais quesitado entre o reino e toda elite. No evento, 35 garotas de 16 a 20 anos, de todas as castas, são convocadas para participar, selecionadas para passar o tempo no palácio, em prol disso, suas famílias recebem uma grandiosa ajuda financeira pelo tempo que suas filhas estiverem dentro da seleção.
“…E a ideia de entrar para um concurso que o país inteiro acompanharia só para ver um riquinho esnobe escolher a moça mais linda e sonsa do grupo para ver seu rosto calado e bonito que apareceria ao lado dele na tv… era o bastante para me fazer gritar. Haveria humilhação maior? “
O único problema é que nada faz com que America mude de ideia em não participar. Ela não senti nenhuma vontade em participar do evento, vista que já possui um namorado e seu futuro marido. Confiante que nunca iria ser selecionada pelo número de garotas que existem entre todas as castas. Tudo se altera, quando Aspen pede que ela participe do evento e forçando toda situação, acaba terminando com nossa protagonista. Ele não esperava e nem ela que iria ser selecionada para o grande evento. Para aumentar mais os problemas, toda seleção é televisionada, câmeras por todas as partes dentro do castelo, deixando um grande desconforto entre as garotas.
“- Sim,Maxon – sussurrei. – É possível.”
America começa a mudar todo o seu conceito e visão do príncipe Maxon dentro do pálacio, quando sua educação, olhares e confiança começam a crescer um grande sentimento no qual ela não imaginaria. E o príncipe? O que ele pensava de America? O relacionamento entre os dois iriam passar por grandes momentos de ciúmes, momentos descontraídos, rebeliões, problemas e algumas doses de risos.
“Ele se aproximou,envolvendo minha cintura com seus braço e me puxando para si.Nossos narizes se tocaram.Ele começou a acariciar meu rosto com os dedos de uma forma tão delicada que parecia temer que eu quebrasse.”
O livro desperta interesse só pelo olhar, a capa azul, com uma modelo figurando todo o seu corpo, atrás espelhos que transbordam toda a beleza remetendo o que o enredo pode nos transmitir ao longo da leitura. Como argumentei acima, não apostava no tanto que o livro ficaria “viciante”, li praticamente em um dia. Os personagens são muito bem construídos, como : Silvia, a rainha Amberly, o rei Clarkson, Gavril, Anne, Mary e Lucy, Marlee, Celeste e as outras meninas que participam da seleção. Confesso que brigava com a Celeste, depois entendia que em um concurso pode valer tudo, uma quase vilã meio centrada que trará grandes momentos no enredo. America é uma personagem muito educada, centrada e sabe articular seus diálogos, o Príncipe Maxon, mesmo com suas dúvidas e idade, demonstra uma certeza incrível, repassando sua confiança, bondade e demonstrando o crescimento de seu carinho e amor por America.
Kiera Cass, brinca com seus leitores, quando aposta novamente em um possível triangulo amoroso entre: America, Maxon e Aspen. Fora isso, os conflitos, como todas as explicações de Illéa, o motivo da Seleção, lutas entre os rebeldes do norte e sul que tentam invadir o castelo, chocando com o concurso, tornam a leitura mais atrativa. Os acontecimentos não aprofundam ainda no conflito entre o norte e o sul, destaca-se que possa existir algo no castelo, ou entre sua família, porém, nada ainda explicado. A autora apostou mesmo em um livro precisamente de introdução. Lógico, existe eliminações e dentro delas só seis meninas ficaram para formar A Elite.
“Sim,eu ainda sentia algo por Aspen.Não podia desfazer isso.Mas se não podia tê-lo,o que me impedia de ficar com Maxon? Nada além de meus preconceitos,todos bem distantes na verdade.”
A editora Seguinte, soube trabalhar muito bem no livro. Desde sua textura, contornos e uma tradução e revisão chamativa por Cristian Clemente. Dentro de pouco tempo será lançado A Elite, segundo volume da trilogia, que resenharemos em breve por aqui.
Momentos de uma grande viagem, para um futuro de reis, rainhas, princesas, príncipes e grande decisão: Quem vencerá A Seleção? E um final que fará você querer mais. Uma aventura que prende os olhares de qualquer idade. Leia!!!
“Uma pergunta difícil de responder.Por acaso eu desejaria uma vida que nunca quis?Estaria disposta a vê-lo em encontros alegres com as outras para se certificar de que não estava errado? A assumir a responsabilidade de princesa? Eu queria amá-lo?”
35 Garotas e uma Coroa
eu adorei achei incrivel a capa desse livro, é lindo! parece ser recheado de misterio
Fiqeui muito surpresa com este livro, a estória me envolveu e me conquistou. Mal posso ver a hora de ler a continução.
Bjs, Rose.
eu amo de paixão a capa desse livro, ainda naum li , mas ja to apaixonada
Oi, Philip.
Vou começar a ler esse livro hoje ainda.
Tem encontro amanhã e quero ver se consigo fazer uma leitura super dinâmica! hehehe
beijos
Camis
Resenha bem elaborada, abordando os pontos fortes do livro, despertando o interesse dos leitores
Adorei a resenha, agora fiquei curiosa pra ler =)
Ai quantos detalhes. A primeira resenha que leio deste livro que tenha taaaaaantos detalhes.
Fofíssimo! Amei!!
Bjkassssss
Olá Philip!
Eu ainda não li esse livro, o que posso comentar?
Gostei da sinopse e da resenha, e estou super curiosa pra fazer a leitura, a capa é linda e logo de cara chama a atenção!
Espero poder fazer a leitura em breve.
Bejos!
Linda capa e resenha, adicionado a lista de livros para ler \o
esse sistema de castas/seleções me lembrou um pouco jogos vorazes….claro, um pouco mais leve shuashaus
Eu e o livro A Seleção tivemos um caso de amor a primeira vista, logo que vi amei a capa e depois fui lendo mais e mais resenhas sobre ele e me apaixonei completamente. Sempre amei contos de Fada e essa mistura distópica que a autora fez, me faz querer cada vez mais esse livro, que infelizmente ainda não tenho e não pude ler.Sua resenha esta muito boa e contribuiu para aumentar ainda mais o meu desejo pelo livro.
Muito legal esse livro heim! E que delícia de ler que deve ser. O meu está querendo ser lido, só falta achar ele xD
É uma ótima história, chama atenção de cara.
Parece ser incrível… Minha amiga já leu e amou a história. Tenho uma queda (na verdade, um tombo) por histórias relacionadas a realeza; com príncipes ou princesas dotados de elegância, com toda a pompa e circunstância haha. Só pela descrição, já acho que me afeiçoei a America; sou bem parecida com ela, indecisa que só… A capa é maravilhosa! Só por ela já tinha levado pra casa ^.^
Não gosto de capas fotográficas, mas não vou julgar o livro pela capa pois parece uma distopia bem interessante. Um sistema de castas nos EUA? Só mesmo na literatura!
Não sei expressar em palavras o quanto eu estou apaixonada pelo livro, e com essa resenha , fiquei mais apaixonada ainda. Parabéns, ótima resenha.
Nunca me interessei muito por essa série, mas talvez com toda a publicidade e resenhas por ai eu experimente.
Adorei a resenha. Amei as quotes que escolheu. Esse mundo criado pela autora parece fantástico. Quero saber logo quem a America vai escolher.
Beijos!
Esse livro é mega bom mesmo, e a capa é de um primor só. A america muda de opinião em relação ao principe. Será que eles ficam juntos? Adoro uma distopia. E essa é bem menininha!
Beijos
adriana
Quero MUITO ler esse livro! Parece ótimo.
Beijos
http://www.verbosdiversos.com/
Compraria só pela capa. só não comprei ainda por falta de $$ Adoro livros de distopias. Vi algumas pessoas criticando o livro por ter algumas coisas não respondidas e do triangulo amoroso, q eu não ainda não estou enjoada, e adoraria ler o livro parece muito bom e emocionante.
Excelente ressenha, destacando pontos fortes do livro, despertando a curiosidade dos leitores.
Desde que lançou o livro ainda não tive a oportunidade de lê-lo e confesso que isso me irrita e muito …Depois então que fiquei sabendo que ele viraria série minha raiva aumentou mais ainda como ainda não o li ?? A História parece ser diferente de tudo que estamos acostumados..Parece ser um conto de fadas as avessa e estou super empolgada cm o livro e a série .
OBrigada pela resenha 😉
Eu amei a capa, e a história parece muito boa, tenho lido ótimas criticas sobre ele, quero muito ler. Gosto bastante de distopias.
Parece ser muito legal!
Me conquistou por ser uma distópia (mesmo o foco não sendo muito ela), por conter a realeza (adoro histórias com príncipes/ princesas) e pela capa ser simplesmente linda.
Esse livro realmente é maravilhoso! A capa, então, é um capricho só!
Já tinha ouvido falar muito bem sobre a seleção, também sobre a elite, gostei bastante da capa do livro, o que tenho observado é que se tem saido muitos livros sobre distopia e de uma certa forma estou gostando desse tipo de enredo. Gostei da sinopse de a seleção, espero poder ler o livro em breve. Gostei da sua resenha
Achei essa capa bem bonita mesmo, e se fosse contar só por ela, eu leria, sim!
Depois fui ler a sinopse e algumas resenhas sobre ele, e minha vontade de lê-lo só fez aumentar, pois sou fã de distopias e Reality Show, e a autora soube fazer essa mistura muito bem. Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve.
@_Dom_Dom
Esse livro já chama atenção de cara pela capa. Também achava que fosse um livro muito romântico, muito mulherzinha, mas pelo que você falou me enganei redondamente. A proposta parece bem legal! E gostei de a autora ter feito sim um livro introdutório e não um livro quase completo, forçando a barra para uma continuação. Gosto de séries, mas daquelas que fazem sentido em terem continuações.
eu li esse livro em menos de um dia, eu comecei a ler e não consegui parar, é muito bom.. Team Maxon *-*
adorei a resenha
Essa é uma das melhores tramas YA que já vi esse ano! America é uma protagonista para amar e odiar ao mesmo tempo. Com duas escolhas boas pra fazer (…só que uma é obviamente muito melhor) ela fica naquela “ai, tô insegura, não sei, preciso de tempo….mais tempo…mais tempo…mais” loucura!
O conto “O Príncipe” é muito legal e me deixou com muita vontade de ler “A Elite”. Ainda não tenho “A Seleção” e quero muuuuuuito. Bjo
Adorei a resenha, vejo tanta gente falando bem desse livro que estou super ansiosa para ler ele *-*
Adoro distópia e o enredo desta parece ser muito interessante.
E claro a capa chama muita atenção e é muito linda
OMG!!! Mais uma trilogia!!! Quando isto vai parar??? Que mania mais irritante… Bom, mesmo assim, eu quero ler!!! Gostei do enredo e a resenha está ótima. Espero que os 3 livros da trilogia sejam TODOS bons. Este primeiro parece ser bem interessante, pelo menos tem alguns pontos interessantes como a paixonite da protagonista pelo garoto de outra casta e o evento para o casamento do príncipe (já dá até para ter uma noção de quem vai ser a noiva, né??? rsrsrs) .A capa é muito bonita, eu compraria só pela capa!!! Parabéns pela resenha.
Resenha maravilhosaaaa!! *-* Morri!! Me deu mais vontade de ler o livro ainda!!
Eu quero muuuito esse livro! A Capa mais linda do mundo!
Parabéns pelo blog!
Essa distopia parecer ter um toque mais romântico.
Kiera acertou em cheio nessa trama.
E só pela capa já deixa a gente com vontade de ler.
Bjs
Tenho uma curiosidade doida para ler o livro! Sou apaixonada pela capa e a resenha está otima!
Estou muito afim de ler esse livro. A história dele me deixou bastante curiosa já que sou bem fã do tema. Acho que tem cara de ser uma leitura emocionante que prende até o fim! Já vi muitas resenhas dele, PRECISO LER!
Desde a primeira vez que eu vi esse livro eu enlouqueci por ele ! além da capa ser completamente linda, ele parece ser aqueles livros que te fazem entrar na história de uma maneira que te deixa sem fôlego kk tô louca pra ler ele, pena que ele é tão caro aqui ): Parabéns pela resenha !
Quero muito ler esse livro!
Já li resenhas ótimas dele, e a sua não ficou nada a desejar!
Parabéns pela resenha!
Não li o livro, mas com certeza está na minha lista, já estou curiosa para saber o q acontecerá com America Singer…
Ah capa é simplesmente maravilhosa, acho muito linda, o livro pode até não ser bom, mas é o tipo q vc compra só pela capa…
bjos
Ganhei este livro de aniversário, porém ainda não o li! Só quando conseguir A Elite irei ler!
Adoro essa capa, tenho certeza que irei me apaixonar pelo livro!