Resenha: À Primeira Vista, por Nicholas Sparks
Nome do livro: À Primeira Vista
Nome Original: At First Sight
Autor(a): Nicholas Sparks
ISBN:9788580410556
Páginas: 256
Editora: Arqueiro
Ano: 2012
Avaliação: 3,9/5
Onde Comprar: Compare Preços
Jeremy Marsh tinha três certezas – jamais se mudaria de Nova York, não se apaixonaria novamente e nunca teria filhos. Mas agora ele está prestes a se casar com Lexie Darnell e aguarda a chegada da primeira filha, enquanto conduz a reforma de sua nova casa na pequena cidade de Boone Creek, na Carolina do Norte. Em meio a tantas mudanças, Jeremy luta para reencontrar o equilíbrio pessoal e profissional ao lado da mulher que o fez mudar todos os seus planos. Quando tudo parece estar entrando nos eixos, Jeremy recebe um misterioso e-mail que dá início a uma série de acontecimentos que irão testar a força dessa paixão. Atormentado pela ideia de estar sendo traído, vivendo uma crise criativa que o impede de trabalhar e angustiado com a gestação complicada de Lexie, ele não poderia imaginar que o pior – e o melhor – ainda estava por vir.
Não sabia que “À Primeira Vista” era uma continuação do livro “O Milagre“, publicado pela editora Agir (2010). O fato de ainda não ter lido o livro anterior, não afetou em nenhum momento o meu entendimento. Senti falta em conhecer profundamente Lexie Darnell e Jeremy Marsh, uma vez que, o livro se inicia quando ambos já eram marido e mulher. Como qualquer livro do Sparks, o autor retoma um ponto no presente, como seus personagens estão hoje ou até mesmo uma falta de alguém ou de algo, retornando e/ou narrando o desenrolar de como tudo chegou ali. Será Que de Fato é Possível Amar Alguém à Primeira Vista?
Jeremy Marsh, se mostra mais maduro, começando a aceitar sua nova vida em Boone Creek, Carolina do Norte. Ao lado de Lexie Darnell, os dois estão apaixonados e sem esperar, ela está gravida, o casal resolve se casar. Jeremy mora em Nova York, escritor, possui uma vida agitada, até que tudo se transforma pela mudança para Boone Creek ao lado de Lexie. Como qualquer mudança, sua adaptação não será nada fácil; novas pessoas, novo jeito de viver, saindo de toda agitação de uma cidade grande, apresentação da garota para a família, compra de sua nova casa, reforma, variações de humor da Lexie pela gravidez, acaba deixando nosso escritor com um bloqueio criativo, imposibilitando a escrita de novas colunas.
Lexie Darnell é uma bibliotecária, seus pais morreram quando ela ainda era nova, apegada à sua avó Doris, responsável pelo restaurante local, possui um dom de adivinhação, mantendo um diário com sexos de bêbes, consequências de algumas mulheres grávidas, previsões que terão uma importância no decorrer do enredo. O relacionamento de Lexie com Doris é muito real, ambas nem parecem neta e avó. Toda conversa parece ser de duas amigas, apresentando conceitos sobre casamento, relacionamento e repassando conselhos de como levar uma vida à dois ao lado de Jeremy. O conceito “pré-nupcial” é bem discutido e narrado pelo autor.
– Eu a conheço Lexie. Você pode ser teimosa, mas não se faz de vítima. Nem Jeremy. O que está acontecendo com vocês, todo esse estresse em cima dos dois… isso se chama vida. E a vida tem uma tendência a pregar peças quando a gente menos espera. Todo casal tem seus altos e baixos, todos brigam, mas o importante é isso: que vocês são um casal, e casais não conseguem funcionar sem confiança. Você precisa confiar nele e ele precisa confiar em você. p. 150-151
Nicholas Sparks, como qualquer livro me deixou influenciado pelos seus personagens, não conseguia parar de ler suas passagens. Conceitos que sempre tentamos observar e contextualizar em nossas vidas, a narrativa em terceira pessoa é incrível e muito rápida. Fico meio chateado quando chego ao final, sempre fico me perguntando quando o autor deixará um final feliz em seus livros. A vida de Jeremy e Lexie passa por muitas privações, desde o ciúme, más amizades, inveja de alguns que se dizem verdadeiros amigos, são fatores visíveis em “À Primeira Vista”. A gravidez de Lexie também não foi fácil, quando o casal começou a se aceitar, revelar o verdadeiro sentimentalismo, Sparks choca seu público leitor. Oito semanas de muitas incertezas, aflições e descobertas são evidênciadas no livro. O autor ainda soube abordar bem os conflitos quando Jeremy recebe e-mails anônimos sobre o passado de Lexie, afinal, ambos se conheceram em poucas semanas e hoje estão casados. A cidade é um local muito calmo, meio tediosa para nosso protagonista.
Quando tudo parecia bem, uma notícia começa à abalar o dia-a-dia do casal, impotentes fazendo-os dúvidar de tudo que os levaram até ali. No final de suas páginas, é que Sparks novamente ataca, seu drama tradicional deixando nossos olhos cheios de lágrimas em um misto de sensações incríveis e reflexões densas desse casal.
” – Como lhe disse, vocês estão juntos nisso. Os homens têm certas necessidades e as mulheres, também, só que elas são de tipos, muitas vezes, diferentes. Já era desse jeito centenas de anos atrás e permanecerá assim, e exatamente como agora, nos próximos mil. Se vocês entenderem esse fato e se esforçarem para suprir às necessidades um do outro, terão um casamento feliz. E parte dessa atitude positiva, para ambos, é traduzida em confiança. No final, é simples assim.”
A arte da editora Arqueiro continuou digna, o jetinho Sparks em suas entrelinhas proporcionam o brilho no olhar dos leitores. A diagramação em páginas amarelas, ofuscam nossa mente, para ser lida em uma tarde de domingo. A tradução de Simone Reiner, por descuido, pecou em alguns momentos, errando nas conjunções em algumas palavras, nomes de alguns personagens, como: “Gertrude” ficou “Gretrude”, entre outros por menores. Nada que impossibilite nossa leitura ao seu entendimento. Acredito que esses erros serão corrigidos nas próximas edições.
Enfim, “À Primeira Vista”, é um livro muito indicado se você é fã de Nicholas Sparks. Um romance conhecido de seus outros livros, momentos de reflexões, alegrias e tristezas são novamente resgatadas. Se você é um(a) leitor(a) curioso(a), leia “O Milagre”, acredito que o desenrolar de como Lexie e Jeremy se conheceram será mais detalhado de um casal infantil ao casal maduro. Deixo a mesma pergunta do início após você leitor ter lido minha resenha: Será Que de Fato é Possível Amar Alguém à Primeira Vista?
Mais o que ainda me pega é será que eles vão ficar realmente juntos? Será que é possível amar alguém a primeira vista?
😮
Gostei muiiiito da sua resenha, to com o livro ali, me esperando, vou ler depois que terminar dos book ;/
beijocas!
modaeeu.blogspot.com
Quero muito ler O Milagre, mas também gostei muito do livro. Realmente é uma história bem intrigante
Vou deixar para ler os livros na sequência.
Um toque sobrenatural na trama, a senhora que adivinha… isso me deixou instigada. Não esperava isso em uma trama do Sparks.
Vi muita gente falando que A primeira Vista era continuação de O Milagre,até achei estranho livro do NS com continuação,mas fiquei feliz em saber que não são leituras totalmente dependentes,me animei para ler.Tô meio atrasada com os livros do NS ele lançou muitos livros,meu bolso não acompanho :(!
http://llivroseletras.blogspot.com.br/
Oiee
Adivinha? Comprei esse livro há poucos dias e já comecei a ler.Adoro os livros do Nicholas Sparks, mas é uma pena que eu me emocione em todos eles 🙁 fico triste demais e de ressaca literária..rssrrsrs
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Ja tenho O Milagre mas ainda n’ao li. S[o vou comprar e ler A primeira Vista depois… =)
já li varios titulos do nicholas esse será o proximo , amo toda a sua literatura, é recheada de amor !
queria mais resenhas do nicholas
Quero muito ler esse livro, pois ele é a continuação de “O milagre”, e eu gostei demais da resenha, parabens….