Resenhas

Resenha: A Idade dos Milagres, por Karen Thompson Walker

Nome do livro: A Idade dos Milagres
Nome Original: The Age of Miracles
Autor(a): Karen Thompson Walker
ISBN: 9788565530088
Páginas:208
Editora: Paralela
Ano: 2012
Avaliação:5/5

Onde Comprar: Compare Preços

Em um sábado aparentemente comum, na Califórnia, Júlia e sua família acordam e descobrem, com o resto do mundo, que a velocidade de rotação da Terra está diminuindo. Os dias e as noites vão ficando mais longos, fazendo com que a gravidade seja afetada e o meio ambiente entre em colapso. Pássaros desorientados caem mortos do céu, centenas de baleias encalham na praia, as marés saem de controle. Enquanto alguns entram em pânico, outros procuram viver como se nada estivesse acontecendo, agarrando-se a qualquer custo à sua rotina e ignorando a evidência de que o fim do mundo se aproxima. Ao mesmo tempo que luta para sobreviver às mudanças e se adaptar à nova “normalidade”, Júlia tem que lidar com os problemas típicos da adolescência e os desastres do cotidiano: a crise no casamento de seus pais, a perda de antigos amigos, as amarguras do primeiro amor e o estranho comportamento de seu avô, que acredita que tudo se trata de uma conspiração do governo e passa os dias catalogando suas posses obsessivamente. Com uma prosa econômica e prazerosa e a sabedoria emocional de uma contadora de histórias nata, Karen Thompson Walker criou uma narradora singular em Júlia, uma garota forte e perspicaz. Entre as tradições do romance de formação e do filme catástrofe, A Idade dos Milagres é uma obra visionária que discute a capacidade de adaptação do homem, traçando um retrato comovente da vida familiar em um mundo gravemente alterado.

Júlia é uma menina de 11 anos que vive na Califórnia. Ela joga futebol na escola e faz aula de piano e presenciou os primeiros tempos da desaceleração da terra! É como foi chamado pelos cientistas o fenômeno da diminuição do movimento de rotação da terra que trouxe como conseqüência o aumento gradativo dos dias e das noites.

 A alteração do centro gravitacional da Terra mudou completamente os acontecimentos dos fenômenos naturais. Em meio a este cenário pré-apocalíptico, Júlia vive a idade dos milagres, onde tudo toma uma proporção imensamente grande, fase na qual ela descobre alguns conceitos como amizade, saudade, perda, religião, mentira, perdão e amor.

 Muitos são os problemas decorrentes da desaceleração, os pássaros se perdem durante as migrações, outros caem mortos sem nenhuma explicação, o governo é forçado a obrigar os cidadãos a viver de acordo com o tempo do relógio, esse mesmo que conhecemos de 24 horas, porém um determinado ponto, os dias têm 35 horas, as pessoas são obrigadas a dormir com o sol a pino. Algumas pessoas se recusam a viver pelo horário do relógio e acabam saindo da cidade para se isolar em acampamentos pelo deserto, como refugiados de uma guerra civil, a desaceleração também influenciou a personalidade, atitudes e decisões das pessoas.

 “Que exóticos passaram a nos parecer os velhos relógios de vinte e quatro horas, com suas duas séries idênticas de doze, elegantes como uma casca de noz. Então perguntávamos: o que nos levou a acreditar e coisas tão simplórias?”(p. 58)

 Os dias muito longos, as noites muito longas, sol demais, sol de menos, as plantações não resistem e logo começa o caos pelos estoques de comida, estufas caseiras, abrigos para se proteger de furacões se tornam cada vez mais constantes. Roubos e saques começam a se tornar constantes e as pessoas cada vez mais se trancam em suas casas.

 O livro de estréia de Karen Thompson mostra através da narrativa de Júlia e de uma forma bem singela todos os traumas pelos quais ela teve que passar, não só pelo que acontecia no planeta, mas pelo que acontecia no seu mundo, na sua família, na sua escola, nas suas relações com seus amigos.

 “Alguns dizem que o amor é o mais doce dos sentimentos, a forma mais pura de alegria, mas não é verdade: esse não é o amor – é o alívio.” (p.190)

 Não entendo até agora como ela conseguir colocar em tão poucas páginas tantos sentimentos, tanta história. A narrativa é comovente e convincente, é tudo muito próximo da nossa realidade, não é uma ficção irreal. Os personagens são humanos, me reconheci em muitos deles, nos seus sentimentos e atitudes.

 A forma como ela abordou o tema da transição da fase da infância pra adolescência e todo o combo de emoções e sentimentos que traz consigo é incrivelmente sensível ainda mais se atrelado ao cenário apocalíptico da desaceleração, faz de A Idade dos Milagres uma história ímpar e imbuída de significados.

 A diagramação do livro é simples, mas a capa minha gente, além de uma textura diferente, ela brilha no escuro, é linda. Eu estou simplesmente apaixonada pelo livro e pela história, e ao ler esta resenha ao final, sei que nada do que eu disser vai externar todo o meu sentimento e todo o carinho que sinto por ele. É um livro realmente devastador!!

 “As vezes as histórias mais tristes são as que exigem menos palavras…” (p.203)

27 comentários sobre “Resenha: A Idade dos Milagres, por Karen Thompson Walker

  • Adorei a história, apesar de nessa hora parar pra pensar e sentir medo. Não é nada impossivel de acontecer, um dia. Ainda mais que essa semana assisti “2012” e achei terrível. Quero ler esse livro.

    Resposta
  • Descobri esse livro outro dia e já me apaixonei por ele.
    Acho a abordagem dele muito boa e atual.
    Essa capa me intriga muito mas achei bem bonita também.
    Parabéns pela resenha. Aumentou minha vontade de ler.

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    Resposta
  • Esse livro parece ser muito atual e diferente, é muito bom conhecer livros com abordagens únicas como esse!
    Quero muito ler esse livro!

    Resposta
  • Eu ouvi ótimos comentários sobre esse livro, me indicaram há poucos dias. Estou lendo um livro agora, La Estrella, que também tem como cenário um planeta que muda constantemente. Acho interessante quando tratam desse tema, quando dão um toque mais sci-fi à história. Espero que The Age of Miracles seja uma boa leitura. La Estrella tem se mostrado um pouco decepcionante…

    Resposta
  • Nao conhecia esse livro mas achei bem interessante essa ideia da mudanca no movimento de rotacao da Terra. E colocar uma historia em um cenario como esse eh surpreendente.
    Me apaixonei e estou morrendo de vontade de ler esse livro agora.

    bjs.

    Resposta
  • Achei a trama bem interessante.

    Fiquei bem curiosa.

    Resposta
  • o livro parece bastante envolvente, parece ser uma delícia ver o ponto de vista de uma criança de 11 anos ao mesmo tempo narrando o que acontece em sua vida e também no ambiente que a cerca… já coloquei nas minhas futuras leituras no skoob e estou louca para ler!!

    Resposta
  • Ou seja, traduzindo o que eu entendi dessa resenha: É bom pra caramba né?!!
    Nossa, estou namorando muito este livro!!! A sua resenha me emocionou, não consigo imaginar passando pelo que essa Julia passou. Que históriaaa!!!!!!!!

    Amei!!

    Bjkas

    Resposta
  • Gostei da resenha e da tematica do livro, fiquei muito curioso para ler este livro, gostei bastante…

    Resposta
  • Ana Claudia Cordeiro Laporte

    Muito diferente de tudo que já li, mas me agrada muito, tudo que tem haver com desastres naturais, historia do planeta me agrada, nunca antes li algo em que houvesse romance, drama (adolescente) junto a esse assunto, acho que esse livro deve ser surpreendente. Parabéns pela resenha e pelo blog, estão maravilhosos.

    Resposta
  • Amo essas histórias que te conquistam pela escrita. E esse livro parace ser bem interessante. Espero ganhar na promoção para poder lê-lo, hahaha

    Resposta
  • Tenho lido muita coisa sobre esse livro. Ainda não tive oportunidade de lê-lo.
    Sabemos que para ter uma distopia é necessário ter uma causa. No caso de Julia, ela passa por problemas típicos da adolescência, mais o fato de que seus pais estão com crise no casamentos, etc… O fato da terra estar com seus dias mais longos, interfere também no humor das pessoas. Isso tudo faz com os leitores passem a ver o final do mundo sob os olhos da adolescente.
    Gostei de sua resenha.

    Resposta
  • Distopias são legais e esse livro parece interessante. Li algumas resenhas dele e me interessei.E adorei o detalhe da capa brilhar no escuro! *-*

    Resposta
  • Eu tinha uma ideia completamente diferente (e errada) desse livro,gostei muito do que li,certamente vai pros meus ‘quero ler’.

    Resposta
  • Nossa, adorei a resenha, mas que dá meio um receio de ler isso dá, mas mesmo assim que quero muito ler. A estória pode até estar bem mais adiantada do que a nossa realidade, mas com tantas estorias de fim de mundo hoje em dia, nunca se sabe né?

    Resposta
  • Amei a resenha, eu estava curiosa sobre este livro há algum tempo. Este com certeza vai pra lista de desejados =)

    Resposta
  • Já animo ler resenha quando vejo que a nota é 5 *__*!
    Só nesse blog que li essa resenha,e adorei a estória,parece ser bem diferente de tudo que temos,acho que vou adorar ler esse livro

    Resposta
  • Não conhecia esse livro, mas uma capa que brilha no escuro realmente é coisa que chama a atenção, rs.

    Por acaso é um livro infanto juvenil?

    Resposta
  • amei!!! gosto muito de livros pré-apocalíptico. tenho certeza de que também vou me apaixonar pelo livro.

    Ps: OMG uma capa que brilha no escuro

    Resposta
  • Uma história incrível. Adoro este tipo de ficção. Parabéns pela boa resenha! 🙂

    Resposta
  • Nossa! Adorei a resenha, a forma como foi colocada a história me deixou com muita curiosidade e vontade de ler esse livro,que ainda não conhecia.
    Parabéns pela resenha, está ótima! 😀

    Resposta
  • Nossa a forma como você fala desse livro me deixou encantada e louca para ler também para sentir esse efeito devastador !

    Resposta
  • Adoro distopia e este parece ser diferente dos que li até o momento. Fiquei intrigada e com certeza ficarei de olho! ^^

    @Tibiux

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.