Resenhas

Resenha: A Culpa é das Estrelas, por John Green

Nome do livro: A Culpa é das Estrelas
Nome Original: The Fault in Our Stars
Autor(a): John Green
ISBN: 9788580572261
Páginas: 288
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Avaliação: 5/5 + Bônus

Onde Comprar: Compare Preços

Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

A sensação de terminar de ler “A Culpa é das Estrelas” é aquele sentimento de vazio e saudade do que uma boa história nos deixa. Nunca pensei que ficaria órfão de um livro, recordando os personagens que marcaram durante aquelas horas de leitura. Agora, percebo e entendo toda aquela preparação e divulgação acerca do enredo, por uma história simples e tocante nas mãos de John Green. Antes de iniciar, já peço desculpas por não conseguir repassar 5% de todo o conteúdo que planejava.

Hazel Grace, é uma garota de dezesseis anos, leitora assídua, diagnosticada com câncer terminal aos treze anos de idade. A garota tem câncer na tireoide e para piorar, o tumor sofreu metástase, espalhando- se para seu pulmão. Agora, ela deve andar carregando  um cilindro de oxigênio, mesmo que seu tumor tenha encolhido graças ao  medicamento Falanxifor. Seguindo orientações de sua mãe e dos médicos – ambos afirmando que ela iniciava um processo depressivo – ela começa a frequentar o Grupo de Apoio a Crianças com Câncer.

“Não contei que o diagnóstico veio três meses depois da minha primeira menstruação. Tipo: Parabéns! Você já é uma mulher. Agora morra.”

As reuniões que de início poderia ser deprimentes para nossa protagonista, começa a ganhar outros rumos quando ela conhece o jovem Augustus Waters, um rapaz de dezessete anos, que sofre de osteossarcoma, perdendo uma de suas pernas. Os laços de amizades começam a fortalecer, tornando-os bons amigos, e o que era impossível para Hazel, tornou-se real, ela acabou se apaixonando.

Em A Culpa é das Estrelas, John Green fala direto com o seu leitor. Usando uma narrativa jovem e uma personagem carismática para contar uma história de uma realidade que aflinge todos os dias diversas pessoas, milhares diagnosticados com câncer. É notório o desafio do autor à Shakespeare, revelando que a culpa dos acontecimentos  está no destino, em nossa realidade que não podemos controlar. Sua personalidade é única, revelando passagens verdeiras nas entrelinhas lidas pelos seus leitores. Me encontrei em diversos momentos em estado de explosão, ao ponto de não querer mais parar  de ler. Minha sede de descobrir o final do enredo ligado aos personagens era tão grande que tudo o que lia ainda parecia pouco ao resultado que procurava encontrar. Confesso que, houve momentos que eu ri, chorei (nunca imaginei) e novamente queria mais.

O ponto triste do enredo, é que Green, trata de um assunto polêmico e muito difícil que é o câncer. Uma doença maligna que vêm crescendo ao passar dos dias. É difícil arranjar uma explicação, sem sentir dores como presenciei na leitura, era como se todo o momento eu estivesse com a Hazel e o Gus, tentando ou podendo mudar aquela realidade. O autor consegue transmitir ao leitor não aquela história meláncolica, mas uma verdadeira lição e ensinamento de vida com maestria. Pelo contrário, os personagens tiram sarro das suas próprias condições fisícas e fazem muitas piadas acerca de como viver com a doença.

” – Eu sou tipo. Tipo. Sou tipo uma granada, mãe. Eu sou uma granada e, em algum momento, vou explodir, e gostaria de diminuir a quantidade de vítimas, tá?”

O livro é narrado em primeira pessoa, por Hazel.  Como apresentado em algumas resenhas, a personagem mesmo em  estado terminal, fica longe de apresentar sentimentos de autopiedade, pelo contrário, tudo que Hazel quer e aprende, é enfrentar e viver sua vida normal. Sua força é muito visível durante o enredo. Outro ponto importante, quando conhece o Augustus, é a referência ao livro  Uma Aflição Imperial, apresentando e focando em uma passagem importante ao enredo. Pelas consequências apresentadas, todos podemos esperar um final não tão lindo, pelo contrário, um final que iremos chorar, e que vamos sentir todo o momento.

“Gus, meu amor, você não imagina o tamanho da minha gratidão pelo nosso pequeno infinito. Eu não o trocaria por nada nesse mundo. Você me deu uma eternidade dentro dos nossos dias numerados, e sou muito grata por isso.”

Gus, ao contrário de Hazel, é inteligente e muito determinado. Ele visa frequentar o Grupo de Apoio ao lado de seu amigo Isaac, que possui câncer em remissão, perdendo totalmente sua visão.  A interação pelos personagens aos seus pais, é muito forte.  Os cuidados da mãe de Hazel quanto a filha, a compreensão do pai e a preocupação da garota com ambos são fatores decisivos no enredo. Seu medo, sua culpa em deixá-los com o medo de demonstrar sua tristeza e fraqueza com receio de magoá-los. Todos os medos e anseios, para aqueles que conhece a doença é demonstrado com afinco acerca da personagem.

“Estou em guerra contra o quê? O meu câncer. E o que é o meu câncer? Meu câncer sou eu. Eles são feitos de mim tanto quanto meu cérebro e meu coração são feitos de mim. É uma guerra civil, Hazel Grace, a gente já sabe quem vai vencer.”

Resumindo, não consigo mais expressar o conteúdo lido em ” A Culpa é das Estrelas”, seja pelos personagens verdadeiros que escutamos suas vozes. Isso, John Green faz com toda sua certeza, derrubando todas as nossas defesas, ao mesmo tempo vulneráveis e livres. É real e muito assustador minha avaliação, ao final do livro me encontrava com olhos parados pensando e revendo tudo que foi lido naquelas entrelinhas. Leiam o enredo, confesso que não vão se arrepender. Pelo contrário, fará você valorizar mais a vida. Hoje, percebo que tenho tudo, como: um emprego, uma vida saudável, casa,  família e amigos. Mesmo apresentando uma vida incerta, devemos ao menos tentar viver sem cobranças. Talvez, esse pode ser o verdadeiro segredo em descobrir o verdadeiro sentido deste ciclo, o qual chamamos de vida.

” Existe uma quantidade infinita de números entre o 0 e 1. Tem o 0,1 e o 0,12 e o 0,112 e uma infinidade de outros. Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Queria mais números do que provavelmente vou ter.”

Finalmente, o trabalho de toda diagramação, tradução e capa, são fiéis ao enredo original. A editora Intrínseca acerta novamente em trazer John Green para o Brasil. Todos os detalhes, como apresentado acima, te repassam uma sintonia única e um resultado incrível. Se você leitor, quer descobrir tudo que foi dito, corra agora mesmo para uma livraria mais próxima e leia. Meu desejo, é emprestar minha cópia ou distribuir para que todos lessem e/ou entendessem pelo menos um pouco sobre o que é valorizar nossa vida.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

80 comentários sobre “Resenha: A Culpa é das Estrelas, por John Green

  • Esse livro… essa resenha… vou ter que ler esse livro de qualquer jeito! Não é atoa que a editora fez todo esse marketing em cima dele! É uma história incrivelmente tocante! Parabéns pela resenha Phill!!

    Resposta
  • Estou lendo o livro e estou achando o livro maravilhoso até agora, os personagens são muito cativantes a história é muito bonita a capa é linda o que chama a atenção de quem não conhece sobre o livro. Até então não conhecia os livros do John Green antes de ler a culpa é das estrelas. Adorei a sua resenha você colocou nela tudo que me veio a mente sobre o livro. Obrigada.

    Resposta
  • De tanto que falam nesse livro, acabei criando um ódio por ele. É #culpadojohngreen para cá, nerdfighters para lá… Não sei, acho que o marketing foi tão intenso e massivo que me irritou. Mesmo TODO MUNDO falando que o livro é lindo, tocante, emocionante etc. e tal, ainda não me convenceu.

    Resposta
  • Ai, meu Senhor! Eu PRECISO ler esse livro, não aguento mais ler resenhas encantadoras e emocionantes/emocionadas sem poder desfrutar disso tudo.
    Pelo visto não é só divulgação e fama, tem conteúdo de verdade. Preciso me preparar psicologicamente para ler, chorar e aprender.
    Adorei a resenha e a forma como vc apresentou o livro.
    Beijinhos!
    Giulia – http://prazermechamolivro.blogspot.com

    Resposta
  • O livro trata de uma doença tão antiga e tão atual, que envolvem emoções que somente um grande autor tem o poder de transformar em palavras. Com o insentivo da resenha, mesmo a história sendo triste, dá vontade de começar a ler agora! Bjs

    Resposta
  • Oie Philip
    Que resenha linda!! Captou toda a essência do livro.
    Realmente John sabe desarmar nossas defesas. Eu já tinha experimentado essa sensação lendo Quem é você, Alasca? e com ACEDE não foi diferente.
    Eu amo esse livro, e John entrou para minha lista de autores favoritos.
    bjos

    Resposta
    • Jac, obrigado mesmo por repassar todo o carinho. Tentei ao máximo levar ao leitor na resenha o sentimento do livro com tudo o que senti. Falar de doença não é fácil, mas Green faz com um jeito gostoso. ^^

      bjos.

      Resposta
  • #Cry Esse livro deve ser muito lindo mesmo!!!
    Toda resenha eu leio dele já fico na vontade de chorar.
    Preciso urgentemente dele.

    Resposta
  • Esse livro é tudo isso e muito mais!!!
    Foi impossivel não chorar litros e litros de lágrimas verdadeiras, tamanha a emoção que os personagens deixam em nós.
    Li num fôlego só, pq estava maluca pelo desfeixo.
    John Green nos desarma,toca o dedo lá no fundo de nossa alma.
    Leitura imperdivel…
    Sua resenha ficou a altura do que a leitura nos traz ,emoção.

    beijos, beijos

    Resposta
  • Todo undo comentando super bem desse livro! Necessitooo

    Resposta
  • Oi Phil!
    Já vi esse livro numa livraria e até sentei um pouco pra ler, mas, mesmo com a diagramação linda e tals, não levei! Não sei… A história não me chamou tanto a atenção, sabe? Acabei pegando Maze Runner no lugar. :p

    Abraço,
    Vinícius – Livros e Rabiscos

    Resposta
  • Parabéns pela resenha Philip! Estou ansiosa para ler A Culpa é das Estrelas! Abraços!

    Resposta
  • Eu tenho e li, confessdo que me emocionei bastante. Vale a pena conferir.

    Resposta
  • Parabéns pela resenha!!!
    Estou lendoo e amandoo…. é um livro que quero ler logo mais ao menos tempo não quero que acabe ehehhehee

    Resposta
  • Oi. John Green é John Green! É difícil mesmo repassar numa resenha, quando gostamos muito de um livro, tal qual como esse. Hazel Grace tão jovem, e passando por isso, ela deve ser mesmo muito forte, quero ver a história dela. Porque é a realidade de muitas garotinhas hoje em dia, infelizmente. Dá mesmo pra rir nesse livro. Parece tão emocionante, mas não ao fato de fazer rir, rsrs. Se eu ganhar ele vou amar, adoro, como já disse, histórias em primeira pessoa. o/ Realmente um livro que dá uma grande lição de vida. Não posso falar nada da capa ou da diagramação, como tu citou já disse tudo em perfeição. Abraços! rs

    Resposta
  • Já li umas cinco resenhas desse livro, o que acabou me fazendo\obrigando a colocá-lo na minha lista de livros desejados! Amei a história descrita na resenha e pelo visto, irei chorar horrores durante e após a leitura. Esse tipo de assunto tratado no livro me toca muito!

    Resposta
  • Philip!

    Estu com muitos livros pra ler… mas com certeza esse é um que vai furar a fila!!

    Abraços

    Resposta
  • Eu estou realmente surtando de vontade de ler esse livro, me parece ser um daquele livros que você vai ler, guardar na estante e no futuro ler de novo e chorar como se fosse a primeira vez. A sua resenha fez com que eu ficasse com mais vontade de ler. Estou ansiosa para poder ler esse livro.

    Resposta
  • Aah, eu vi lá na bienal a estande da Intrínseca..Tinha um painel gigante desse livro, e muuuitos exemplares empilhados no chão..Morri quando não pude comprar…Tô louca para lêlo…Quem sabe alguma livraria não surta e dá um beeeelo de um descontinho heim?
    Bjs
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    Resposta
  • Parabéns pela bela resenha, livro maravilhoso, estou ansiosa para ler este livro, no qual já ouvir opiniões maravilhosas a respeito.
    Beijos

    Resposta
  • To looooooouca por esse livro!! A capa é linda e a história parece ser tão linda e ao mesmo tempo diferente de qualquer outra história que eu já li. E quanto ao final, dizem que não é o final que se espera, então deve ser bem legal! 😀

    Resposta
  • Sem dúvidas “A culpa é das estrelas” é o livro do momento, o mais falado e comentado da blogosfera recentemente. A maioria das opiniões são super positivas e tem me deixado bem curiosa para ler. É tão bom quando percebemos o quanto o leitor gostou de um livro! Este foi o seu caso e espero que seja o meu.
    Um beijo ;*

    Resposta
  • Ain, quero tanto ler “A culpa é das estrelas” *-* Está sendo tão bem falado, ainda não li uma resenha negativa.
    Apesar de falar de um assunto tão delicado (e triste) pelo que pude perceber da sua resenha, ele não é meloso e com a personagem principal chata, daquelas melosas e que sempre vivem se perguntando por que isso aconteceu com ela. Mais um ponto para ele (:

    Brunna Carolinne – My Favorite Book – @MFBook
    http://myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br/

    Resposta
  • Não muito o que comentar… esse livro é uma lição de vidas e quero muito lê-lo.

    Bjoo.

    Resposta
  • Já li inúmeras resenhas sobre este livro, mas tenho receio de livros assim. O fato é que essas histórias que envolvem morte, doença personagens jovens, amor e amizade, me deixam muito abalada. Mas sei que no fundo acabo repesando um pouco minha vida.

    Resposta
  • Nossa… esse livro parece ser extraordinário! Já tá na minha lista de desejados, e pelo que venho lendo por aí, vai ser escalado em breve para um dos meus livros favoritos, porque a história é envolvente e linda. Espero lê-lo o mais rápido possível!
    Parabéns pela resenha! ;D

    Resposta
  • Eu simplesmente amei esse livro. Ele é demais em todos os sentidos e suas páginas transpiram emoção. É muito amor.

    Resposta
  • Livro e resenha maravilhosas… esse foi um dos melhores livros q já li, e depois de ter lido, fiquei pensando nele semanas… meditando.. rsrs
    Queria tbm q todos pudessem ler esse livro.. !!

    Resposta
  • Muito interessante a resenha, história envolvente, que desperta a curiosidade do leitor, vale a pena conferir.

    Resposta
  • Ao ler esta resenha só uma coisa me veio à mente: valorizar a vida. Filha de uma mulher que lutou 4 anos contra o câncer aprendi inúmeras formas de olhar para esta doença e para o amanhã. Estou ansiosa para acompanhar a história de Hazel e aprender um pouco mais com ela.

    Resposta
  • To querendo muuuuito, muito, muito, MUITO ler esse livro.. só ouço falarem bem, e a sua resenha foi muito interessante.. quero ler o mais rapido possível!!

    Resposta
  • Caramba, Philip…
    Parece que você gostou mesmo desse livro, hein?! hehehe
    Eu vi que ele está sendo super comentado e pela sua resenha pude entender o porquê.
    Ainda não decidi se vou ler ou não porque fico muito mexida com histórias de pessoas doentes, mas vou pensar com carinho!
    Beijos
    Camis

    Resposta
  • Já li várias resenhas falando que o livros é bom, to doido pra lê-lo :))

    Resposta
  • Deve ser uma história tão linda e tão triste! Há tempos eu queria ler algo do John Green e ‘a culpa é das estrelas’ já está na minha listinha desde o lançamento. *-*
    Tenho certeza que vou me emocionar e aprender muito com essa história!

    Resposta
  • Acho que vou ler o livro, sempre há o que aprender com a experiência de alguém.

    Resposta
  • Galera eu já li o primeiro capítulo que foi disponibilizado no site do autor e é muito intrigante, chama realmente a atenção 😀

    Resposta
  • Todo mundo falando sobre esse livro, falando como ele é meio que emocionante e cada resenha meio que transmite esse sentimento, o que me faz meio até sentir um aperto no coração, algo como “Vale a pena ler o livro então?” mas ai, curiosidade é maior, como sempre.
    Ótima resenha!

    Resposta
  • Quem tipo de bookaholic não quer ler A Culpa é das Estrelas? Desde que li a sinopse já amei e fiquei procurando quando poderia comprar. Só minha expectativa diminuiu um pouquinho em saber que os personagens secundários não foram muito bem feitos, afinal são eles que completam a história dos protagonistas, mas mesmo com esse detalhe minha vontade de tê-lo e lê-lo não diminuiu.

    Resposta
  • Desde quando foi lançado virou uma febre, todo mundo comenta um pouquinho, e isso causa um turbilhão dentro de mim…preciso ler!!!!! rsrsrs

    Resposta
  • Respeito sua opinião. Lógico. Dito isso, vou começar a “meter o pau” nesse livro. KKKKKKKKKK

    Achei esse livro tãããão superestimado. Muito mesmo. Gostei até. Maaas ele tem fatores que me incomodam.

    Ele não me emocionou como imaginei e li que me emocionaria. E olhe que sou mole pra essas coisas. KKKKKKK

    Não gostei de algumas falas da personagem principal. Falas complexas que não se encaixavam nem com a idade dela. Muito menos com as situações em que ela falava essas coisas. Apesar de poucas, foram suficientes pra me tirar do sério. KKKKK E tinha outros personagens que tinham essas falas complexas também. –‘

    E como Arthur falou ali em cima. Devido a todo esse “fuzoê” em cima dele. Acabei gostando ainda menos.

    Resposta
  • Nossa, estou cada vez mais curiosa para ler esse livro que pelo visto é triste e ao mesmo tempo lindo e emocionante.

    Resposta
  • Nunca li nada do John Green, mas todo mundo que lê fala a mesma coisa que você. Que o livro é tocante. Todo mundo vira nerdfighter hehehe… Estou super curiosa se também vou gostar!

    Resposta
  • Livro mais do que bem comentado. Mais do que aprovado. Mais do que amado! Sério, muito bom mesmo. E eu só na curiosidade né! Quero o meeeu!

    Resposta
  • Eu ainda não li e tô louca pra ler, vejo muitos comentários super positivos do livo e do autor que também não li nada dele. Deve ser um livro bastante emocionante.

    Resposta
  • Terminei de ler a sua resenha e já quero ler o livro.
    Pelo visto esse livro é incrível, vejo muitas pessoas comentando em seus blogs.
    Me parece uma história bem tocante.
    Preciso ler, espero não chorar! :’)

    Resposta
  • Esse livro deve ser maravilhoso. Sim, existem alguns livros tão especiais que nos deixam órfãos mesmo.
    Nem preciso dizer que estou louuuca pra ler esse livro né? Já estou até prevendo as lágrimas…
    Cada resenha que leio me deixa mais ansiosa, quero conhecer logo o tão elogiado trabalho do John Green.

    Beijos!

    Resposta
  • Algum dia vou ganhar esse livro. Preciso dele. Parece absolutamente lindo. Nunca li algo parecido e, sinceramente, preciso ler. Tenho uma ideia para um livro e de repente percebi que pegar inspiração em ACEDE pode ser uma boa.

    Resposta
  • Já li um livro do John Green e sei como a escrita dele é incrível. Estou louca para ler A Culpa É das Estrelas, parece ser muito bonito.
    Sua resenha foi ótima, adorei.
    Nicoly M.

    Resposta
  • Esse livro parece ser muito interessante, quero muito ler *u*

    Resposta
  • Sabe, eu nunca tinha ouvido falar de Johnn Green até o lançamento desse livro! *shame on me* KKK
    Mas ele me conquistou só pela capa linda, que a Intrínseca fez um ótimo trabalho! ^^) To doido pra ler ele! Nem sei se vou aguentar esperar o resultado da promoção! haha’

    Resenha ótima, parabéns! *-* E o blog tá lindão! kkk’

    Abraços!
    Felipe,
    Enquanto isso, na estante…

    Resposta
  • Somente quem passou pela dor de perder alguém próximo devido ao câncer sabe como é todo esse processo, tão rápido e lento ao mesmo tempo! Quero muito ler esse livro (Laura S)

    Resposta
  • Ai gente … estou morrendo de curiosidade para ler o livro com esta diagramação perfeita…

    A historia em si já é linda e incrível…

    prevejo muitas lagrimas, risos e mais lágrimas.

    bjus

    Resposta
  • Cada vez que vejo alguém falando do livro me dá mais vontade ainda de ler! A história deve ser mesmo emocionante, todos que leram falam bem dele. =)

    Resposta
  • Sempre ouvindo falar muito bem deste livro, tá minha lista já, quero muito ler..
    e conhecer o que tem de tão bom que faz a galera rir e chorar..

    Resposta
  • Já faz algum tempo que estou com muita vontade de ler esse livro. Ótima resenha!

    Resposta
  • Nunca li nada do Jonh Green e pela resenha que vc fez me deu vontade de ler esse. Deve ser um livro altamente tocante e verdadeiro. uma lição de vida para todos. E pelo visto também muito bem escrito.
    Beijos
    Adriana

    Resposta
  • Estou louca pra ler esse livro! Adorei a resenha. O livro deve ser ótimo!

    Resposta
  • Tudo de bom esse livro. Leitura obrigatória, para mim!

    Resposta
  • Eu quero muito esse livro, estou lendo em ebook mais logo logo vou compra-lo !

    Resposta
  • Nunca tinha lido uma resenha de A Culpa é das Estrelas então por isso, não sabia do que o enredo tratava, mas agora que sei, creio que me apaixonei por ele sem mesmo tê-lo lido. John Green me surpreendeu e vocÊ também Phil, com essa sua resenha maravilhosa e emocionante. Fiquei mais do que tentada a comprar A Culpa é das Estrelas!

    “Não contei que o diagnóstico veio três meses depois da minha primeira menstruação. Tipo: Parabéns! Você já é uma mulher. Agora morra.”

    Deu pra perceber o quanto os personagens são profundos, amei! E parabéns, vocÊ está cada vez melhor!
    Beijinhos

    Drunk Culture
    drunkculture.blogspot.com

    Resposta
  • Depois de tantas resenhas falando tão bem do livro, só me resta correr e ler logo para poder sentir como todos os que leram sentiram.

    Resposta
  • Essa parte demostra muito bem que eles sabem lidar com o câncer: “Estou em guerra contra o quê? O meu câncer. E o que é o meu câncer? Meu câncer sou eu. Eles são feitos de mim tanto quanto meu cérebro e meu coração são feitos de mim. É uma guerra civil, Hazel Grace, a gente já sabe quem vai vencer.” Tenho muita vontade de ler esse livro.

    Resposta
  • Meu Deus! Essa resenha me deixou louca! Até agora não ouvi nenhuma crítica negativa ao livro, mas também não tinha lido nenhuma resenha que tenha me deixado tão ansiosa para tê-lo. Se tem uma coisa que eu gosto é de personagens profundos, que me fazem sentir como se eu vivesse ali, ao lado deles. E outra, quando um livro faz você mudar a forma que vê as coisas, ou seja, muda de verdade algum ponto da sua vida, já vale muito a pena ler.

    Resposta
  • Este livro está sendo bastante comentado e pelo o que vi com muitas opiniões positivas. Eu quero muito me surpreender e me emocionar com o livro.
    Grande beijo!

    Resposta
  • Eu gostei muito desse livro… só que nao curti muito algumas palavras “dificeis” sendo ditas por adolescentes que mesmo doentes são descolados. talvez se a historia se passasse alguns seculos atras, aceitaria.. mas achei muito floreado.
    mas a historia em si é realmente linda, emocionante… quase chorei ahahaha

    Resposta
  • Esse é o tipo de livro que a principio eu não queria ler, mas depois de tantas resenhas elogiando ele minha vontade surgiu. Gostei bastante da resenha, principalmente por ser tão grande, eu acho que resenhas muito pequenas não transmitem o que realmente a pessoa que leu sentiu, e deu pra perceber que é um livro emocionante e uma lição de vida, onde devemos lutar a cada dia, não importa o que o futuro nos aguarda.
    Espero realmente ler em breve e me emocionar também.
    bj

    Resposta
  • Ao ler essa resenha estou ansioso por ler a Culpa é das estrelas e participando da promoçao.

    Resposta
  • ainda não li , mas já ouvi falar maravilhas e já me recomendaram ..sem duvida lerei agora em 2013

    Resposta
  • Todo mundo fala super bem desse livro, mais não sei se leria ele acho que é meio que muito muito triste e não curto muito historias trágicas desse jeito, não que esteja falando que o livro é ruim ou algo do tipo mais só pela sinopse já posso saber que a garota vai morrer e tal e eu eu acho isso muito muito triste mesmo!

    Resposta
  • Quero muito ler o livro, já ouvi muitos comentarios sobre ele, estou muito curiosa

    Resposta
  • Li a Culpa é das estrelas. E pra ser franca, eu não chorei em nenhum momento. Minha visão do livro era mais romântica do que trágica. Ah eu sou insensível? Tem quem diga que sou , só porque não derramei rios de lágrimas lendo. Mas eu digo que o livro vai além do câncer. o que me encantou mesmo foi o que Gus fez!
    Tua resenha é certeira no ponto em que diz: Nos faz avaliar nossas vidas.
    Parabéns.
    Beijocas 🙂

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.