Resenha: A Corrida de Escorpião, por Maggie Stiefvater
Livro: A Corrida de Escorpião
Nome Original: The Scorpio Races
Autor (a): Maggie Stiefvater
Editora: Verus
ISBN: 9788576861843
Ano de Lançamento: 2012
Páginas: 378
Avaliação: 5/5 + bônus
Onde Comprar: Compare Preços
A cada novembro, os cavalos d’água emergem do oceano e galopam na areia sob os penhascos de Thisby. E, a cada novembro, os homens capturam esses cavalos para uma corrida eletrizante e mortal. Alguns cavaleiros sobrevivem. Outros, não. Aos 19 anos, Sean Kendrick já foi quatro vezes campeão. Ele é um jovem de poucas palavras e, se tem medos, guarda-os bem escondidos, onde ninguém possa vê-los. Puck Connolly é uma novata nas Corridas de Escorpião. Ela nunca quis participar da competição, mas o destino não lhe deu muita escolha. Sean e Puck vão competir neste ano, e ambos têm mais a ganhar – ou a perder – do que jamais pensaram. Mas apenas um deles pode vencer.
Incrível, fabuloso e mágico! É o que posso dizer em minha avaliação acerca de “A Corrida de Escorpião”, da autora Maggie Stiefvater. Considero, uma das melhores leituras de 2012. O texto e toda estrutura montada nas entrelinhas é pouco para o que você irá ler por aqui. Uma narrativa com tons poéticos, sentimentos que invadem o leitor nas primeiras frases iniciais na leitura. Um livro para ser devorado em poucas horas, pelos acontecimentos e junção dos fatos bem amarrados dentro do enredo são pontos fortes da autora. Senti um medo quando o livro ia acabando, abandonar os personagens foi como sentir um vazio enorme dentro de mim. Todo o enredo, remonta lugares que você ver durante sua leitura, como se você participasse dos acontecimentos dentro da ilha de Thisby ao lado de Sean e Puck Connolly, sem esquecer do cavalo d´água, Corr e nosa égua, Dove.
“Hoje é o primeiro dia de novembro, portanto alguém vai morrer. (p. 340)”
Em A Corrida de Escorpião, somos apresentados a ilha de Thisby, local onde que vive e acontece a corrida de Scorpio (Escorpião). Na ilha os meses que antecedem novembro, os cavalos especiais Capall Uisce– assassinos e destemidos- chegam do mar de Escorpião.
Puck Connolly, uma jovem que cresceu na ilha, que considera como um local importante. Possui um passado triste, pela morte de seus pais, vítimas dos Capall Uisce, possui ainda dois irmãos: Gabriel (Gabe) e Finn. Como suas vidas não são faceis, ou melhor, de muita pobreza, mesmo eles vendendo algumas peças para conseguir o que comer, o irmão mais velho Gabe, ameaça sair da ilha, para conseguir uma vida mais digna e a única maneira que Puck encontra para mantê-lo na ilha é participar da Corrida de Escorpião. Não esquecendo de citar, Puck, cuida de sua égua, a determinada Dove.
Como o prêmio é em dinheiro, nossa protagonista ainda descobre que a casa está com débitos, o responsável é o Sr. Benjamin Malvern, dono do Haras Malvern, possuidor das grande riquezas da ilha, os irmãos poderão perder a casa de seus pais caso não vençam e quitem a dívida. Um outro grande problema, é que Puck, será a primeira mulher em toda a história em se inscrever na corrida, uma ideia já pode surgir dos acontecimentos que a garota vai enfrentar. Sean Kendrick, é um rapaz de dezenove anos, órfão por ter perdido seu pai novo, imaginem por qual motivo? O garoto trabalha no haras Malvern e possui algo especial em domar Capall Uisce. Sean ainda demonstra uma paixão pelo seu cavalo, Corr – um Capall Uisce que ainda pertence o Sr. Malvern. Nosso protagonista já ganhou quatro vezes a corrida e participará da próxima por um motivo valioso – o desejo de comprar Corr.
“- Quem é ele?
– Por Deus, aquele é Sean Kendrick. Ninguém conhece os cavalos melhor que ele. Ele compete todos os anos, e acho que é o homem a ser vencido. Sempre é. Mas ele tem um pé na terra firme e o outro no mar. Fique longe dele.” (p. 66)
“[…] Não sei exatamente o que quero que ele diga, apenas que seja algo que me dê a desculpa de continuar aqui olhando para ele por mais alguns minutos. Admitir isso a mim mesma é um duro golpe em meu orgulho, pois, exceto por meu desejo de me casar com o dr. Halsal aos seis aos de idade, sempre pensei que estava acima de me deixar fascinar por qualquer pessoa além de mim.” (p. 273)
O enredo não fica só amarrado envolta das corridas. Pelo contrário, elas você leitor só vão presenciar no final do enredo. Antes, iremos ser apresentados aos personagens e toda aquela preparação retirada das mãos de Stiefvater. Ainda, somos levados a sentimentos puros, no qual o amor não gira só em torno de uma pessoa, vai além da família, como o amor entre os cavalos em sua forma mais pura. O nevoeiro, o frio, todos os detalhes dos cenários de Thisby são perfeitos! Uma vontade de transportar para dentro das páginas e sentir o cheiro de maresia do mar, os ventos de cima do penhasco e a chance de ver o sol nascendo naquele oceano. Cercada de grandes mistérios, muito sangue e coragem, fazem os cavalos Capall Uisce escolherem o local para viver. Antes de começarmos a nossa leitura, somos agraciados pela autora, mostrando como ela colocou todo o local em prática. No final, em suas notas, as fontes imaginárias da autora são apresentadas, o melhor foi saber que A Corrida de Escorpião, foi sua experiência seguinte logo após a trilogia Os Lobos de Mercy Falls.
“[…] A verdade é que me sinto fascinado e repelido por ela: Kate é, ao mesmo tempo, um espelho de mim mesmo e uma porta para uma parte desta ilha que não sou eu.” (p 198)
O final é muito tocante, emocionante, se você é sentimental ou chora a toa, prepare-se! Torci por Corr, um aperto de mão em Sean e um abraço bem forte de parabenização em Puck. Nunca pensei que um livro poderia me chamar tanto como esse. Indico muito em todos os momentos a leitura. A arte original foi mantida pela editora Verus, bem como todos os nomes. Sua diagramação foram muito fiéis, junto com sua tradução nas mãos de Fal Azevedo. A capa meio metalizada desperta todo o charme nos olhos de quem ver. Uma pena, que não exista um próximo livro, enredos como esses, devem sempre continuar.
“[…] É vida e é morte, ou os dois, e não há nada parecido com isso.” (Pág. 335)
Outro ponto relevante, foi como a autora vai juntando os personagens e despertando o sentimento enraizado dentro deles. Nada foi forçado dentro da leitura nas apresentações de Sean e Puck. Ambos sofrem, e com a dor, juntos se fortalecem procurando um sentido de vida, em um futuro juntos. Cesso meus comentários por aqui, antes que começo a liberar spoilers. Corram agora mesmo para um livraria e leiam, garanto que não vão se arrepender. Logo após, deixem um comentário para confirmar tudo que foi dito na avaliação.
E lembrem- se:
“Algumas corridas são feitas para vencer. Outras, para sobreviver.”
A Maggie tem uma escrita mágica mesmo. É quase palpável a preocupação dela em encaixar as palavras de forma que torne a leitura de seus livros única.
Sou do time das sentimentais que provavelmente vai chorar ao terminar o livro – seja pela emocionante história, seja por mais um livro da Maggie finalizado.
Bem, eu tenho este apego com ela desde Calafrio e quando acabou a série, foi como me despedir de amigos que eu amo muito. Acho que ela não vai parar de me surpreender nunca!
Estou desejando muuuuuito este livro!
Beijo!
Nossa…
Eu já tinha ouvido falar desse livro, e confesso que me chamou mais atenção por causa da Maggie, mas nunca imaginei que ele poderia ser tão bom assim. Você tem certeza que não terá uma continuação?
A sua resenha foi muito empolgante e cativante, sem precisar liberar spoilers, o que só prova o quanto você realmente gostou do livro ^^.
Ele já está sendo adicionado na lista de livros desejados e já vou me preparar psicologicamente para o choro, pois sou muito sentimentalista :(.
Abraços
Viviane Martins
Este livro parece ser bem interessante mesmo, já me indicaram e pelas resenhas que leio merece mesmo ser lido.
Bjs, Rose.
Ouvi muitas pessoas comentando sobre esse livro,parece que é realmente lindo! Estou querendo ler,e depois da resenha acho que quero mais ^^
Eu amei tudo nesse livro!
Cada pedacinho e detalhe dele…
Mas os personagens e suas concepções são o que o tornam tão especial.
Só a Maggie pra tranformar cavalos assassinos em algo belo,e especial ao leitor!
Parabéns pela resenha!
Bjokas
Lica
Bookeando
Essa foi a segunda resenha que eu li desse livro..Acho que eu não conseguiria imaginar cavalos maus..no máximo imaginaria pôneis…kkkk..No momento não estou podendo comprar esse livro ( com o terceiro livro da maldição do tigre e de gone chegando…) mas assim que der eu compro…rsrsrs…estou super doida para ler
Eu tipo tranco meu coração quando a resenha diz que é de tocar ao ponto de chorar, porque eu sou uma manteiga derretida e ninguém merece tentar ver a página e não conseguir. Confesso que cavalos assassinos é um ponto bem ruim pro meu lado “defensora falsa dos animais”, mas espero ler em breve e trocar de opinião.
nossa, adorei a capa e a resenha, muito bom
Uau!!!!! Já tinha uma quedinha pela Maggie depois que li um pouco de Calafrio e essa resenha completamente apaixonante de A corrida do escorpião me deixou completamente louca para ler.
Nasci no mês de novembro e sou do signo de escorpião, esse livro foi feito para mim. Já vi que vou GOSTAR MUITO.
A Maggie Stiefvater encanta. Ela me ganhou em Wolves of Mercy Falls. Tem um estilo de escrita tão poético, tão sublime e tão lindo que não tem como não conquistar. É por isso que quero ler Scorpio Races, além de também pelas críticas mais do que positivas que vejo do livro. Havia comprado o livro há um mês, só que deu um problema na Saraiva e tive que pedir reembolso. Até hoje não tive a oportunidade de comprar (o preço do livro não ajuda muito).
Com certeza um dos livros mais comentados desse ano.
Quando li Os Lobos de Mercy Falls eu esperava um pouco mais dos livros mas parece que a Corrida de Escorpião é mais elaborado.Vou ter que esperar para ver.
Pode ser uma comparação pobre, mas no começo me lembrou um pouco a “Jogos Vorazes”. Parece ter um enredo bem construído, propício a uma continuação. É uma pena que não venha a ser o caso.
Vou participar da promoção, se ganhar voltarei para comentar minhas impressões!
Parabéns pela resenha, a intercalação entre opinião e trechos do livro ficou muito boa!
eu ainda não conheço a autora, mas já me apaixonei pela narrativa… parece ser uma estória envolvente, que prende o leitor até a última página… com certeza vai para minha lista de futuras leituras!!
Esse é um daqueles livros que todo mundo elogia e a cada resenha que leio fico mais desejosa de ler o livro e ao mesmo tempo com medo de ter expectativas tão altas sobre ele. Espero conseguir tirar a prova em breve pois esse livro já está na minha lista de desejados.
Desde quando o livro foi lançado lá fora eu estou de olho nele, mas faz tanto tempo que até tinha me esquecido kkkkk
Tomara que seja tão bom quanto eu espero. =D
São tantas resenhas positivas desse livro que a cada uma lida a vontade e curiosidade de ler só aumenta! Não vejo a hora de conhecer Sean e Puck e saber mais sobre a corrida de escorpião.
Maggie Stiefvater é uma autora maravilhosa. Seus personagens encantam desde a primeira página. Estou contando os minutos para começar a ler A Corrida de Escorpião.
Estou cada vez mais ansiosa para ler esse livro! Só existem resenhas positivas sobre ele!
Essa escritora é fantástica!!
Quando eu soube do lançamento desse livro em portugues, me animei. Quanto mais resenhas positivas sairam, eu me animei mais ainda.
Ao ver a sua opinião confirmando isso, acho nosso gosto muito parecido, eu estou quase dando uma de louca e indo comprar xD
=**
Oi Phillip! Eu vi você falando desse livro no twitter e é impossivel não se apaixonar por esse livro só lendo a sua resenha, confesso que achei esse tema bem diferente, nunca tinha visto nenhum livro por aqui sobre corridas de cavalos e tudo mais, estou bem curiosa para ler, pois parece ser divino!
beijos, Lu
Essa não é a primeira resenha que leio desse livro, e a cada uma que leio me encanto mais com a história. Ao que me parece, deve ser um enredo maravilhoso, envolvente e instigante. Mal posso esperar para ler esse livro. Adorei a resenha.
Concordo com o pessoal ai de cima, já tinha escutado muito sobre ela, mas não imaginava que fosse assim…
Estou encantada, esse parece ser um livro mágico. Adoraria degusta-lo, Maggie Stiefvater entrou pra minha lista de próxima leitura, mas daquelas que a gente precisa comprar urgentemente!
Adorei a resenha! Ainda não li nada desta autora mas fiquei intrigada por este aqui. Já vi várias resenhas positivas do livro, sem contar que pela resenha dá para notar que emoção não falta! Super curiosa ^^
@Tibiux
Nossa! Se vocês dera 5 estrelas + bônus o livro deve realmente ser Bom!
Puck tem uma responsabilidade enorme!!
Luís Eduardo Partichelli Potrich
Lexus
@blogexlibris
Very interesting points you have mentioned , thanks for putting up. ¡°Women have been trained to speak softly and carry a lipstick. Those days are over.¡± by Bella Abzug.
Adoro mocinhas fortes e decididas que não deixa a peteca cair! E a Puck é exatamente assim. E ainda me prometem fortes emoções? Ahhhhh já quero ler!!! Não conhecia essa autora vou procurar outros títulos.
bjos!
Gostei muito da resenha, me animou bastante pra ler pois tenho o pé atras com a autora. Não gosto da escrita dela, acho chato essa escrita poética, tanto que comecei calafrio e nunca terminei… Sinto que estou perdendo algo não lendo, então quero dar uma chance a esse novo livro dela. Fico feliz em saber que a tradução foi fiel, isso ajuda muito na leitura. espero ler em breve, dar mais uma chance a autora, quem sabe desse eu gosto…
Bj
@GreicySantos
eu recomendo, já li esse livro e achei ele incrivel
Ainda não li o livro mais ja li Os lobos de Mercy Falls que tambem é da autora e adorei…
Esse parece ser bem legal e diferente…
Adorei a capa!
xoxo