Resenha: A Cidade Sombria, por Catherine Fisher
Nome do Livro: A Cidade Sombria
Série: O Mestre das Relíquias #01
Autor(a): Catherine Fisher
ISBN:9788528616880
Páginas: 336
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2013
Avaliação: 3/5
Onde comprar: Compare Preços
A única esperança para Anara, um mundo às portas da total devastação, reside em um mestre, seu aprendiz e nas antigas e ilegais relíquias com poderes misteriosos que eles colecionam. Ao saírem à procura de uma relíquia secreta com grande poder escondida há séculos, Raffi e Galen serão caçados, espionados e testados além dos seus limites, pois existem monstros — alguns deles humanos, outros não — que também desejam o poder desta relíquia até consegui-la.
Recebi a prova pelo Grupo Editorial Record, mesmo o Entrando Numa Fria não sendo parceiro da editora Bertrand Brasil, li e retorno para deixar a minha avaliação sobre o enredo. Não conhecia a escrita de Catherine Fisher, e me surpreendi em determinados momentos. Mesmo sem vontade de ler e o que encontraria dentro do enredo, os momentos vividos com os personagens e o desenvolvimento da estória foi incrível, como a autora aprofunda os seus personagens dentro da trama.
Anara, é um planeta, abandonado pelos Criadores, pela ausência, o planeta foi destruído pelos Vigias, em que até os momentos atuais governam o planeta com muita maldade. O mundo é envolvido por muita magia e muita fantasia, e pela ausência dos Criadores, ficaram a Ordem Guardiões, que possuem seus Mestres das Relíquias, onde em seu treinamento, são responsáveis por seguir com toda a magia. Muita informação, não? De início também fiquei perdido. Como nem todos os membros da ordem foram mortos, Galen– Mestre das Relíquias e seu aprendiz- Raffi, vagando pelo planeta, à procura das relíquias em que alguns aldeões os chamam para identifica-las. O cuidado é muito importante, porquê eles correm o risco de serem denunciados para os temíveis Vigias.
Caindo em uma armadilha, os dois precisam ir para a cidade de Tasceron, cidade antiga do Império que hoje é tomado por esses Vigias e pelos poderes das sombras. Depois que cruzaram com a Carys, uma Vigia que está viajando na busca de Galen, inventando uma desculpa, ela terá de acreditar nos guardiões para que a deixem seguir viagem com eles.
Catherine Fisher, como documentado acima, me surpreendeu no meio do livro em diante e fiquei muito perdido no início. Para àqueles leitores que não são adeptos em livros de fantasia, aconselho não lerem. Os cenários, locais são muito bem inventados e colocados pela autora. Me incomodando novamente pelos livros de séries, sempre demarcam uma quantidade, e podem aumentar sempre pelo sucesso do livro. Espero que não aconteça por aqui. O livro é alternado em terceira pessoa, apresentando uma espécie de visão geral, e conta também com sua primeira pessoa, passando a fluência aos personagens. Para quem busca mais detalhes sobre o planeta e onde os personagens pretendem chegar, infelizmente ou felizmente ainda não será apresentado. A autora esconde muitos pontos importantes ainda, mesmo chegando a cidade antiga, de certa forma é onde o livro melhora, os detalhes ainda são muito menores.
Também não vi uma explicação real sobre as relíquias, como é usado e servem os objetos e quais os seus fundamentos e como eles serão aplicados! Acredito que na sequência em A Herdeira Perdida, ela deva aprofundar mais no enredo e explicar os motivos dos Vigias e da Ordem dos Guardiões.
A editora Bertrand Brasil, apresenta uma arte dentro do livro sensacional, os capítulos em grande parte são desenhados. O que pode ainda aguçar a vontade do leitor. A tradução ficou por conta de Bruna Hartstein, deixando uma leitura fluída e gostosa. Enfim, A Cidade Sombria é muito indicado ao público fantástico, que busca muita magia e segredos de um planeta misterioso.
Oi, Philip.
Também recebi essa prova, mas ainda não tive tempo de ler.
Estou na maior correria. Não sei como você dá conta de tantos livros!!! rs… Pelo menos não é como nosso amigo que faz resenha com base na sinopse e nas resenhas dos outros! rs…
beijos
Camis
achei bem interessente , gostei bastante da capa lindissima…bem intrigante