Resenhas

Resenha: A Casa de Hades, por Rick Riordan

A_CASA_DE_HADES_1381036805PNome do livro: A Casa de Hades
Nome original: The House of Hades
Tradução: Alexandre Raposo e Edmundo Barreiros
Série: Os Heróis do Olimpo #04
Autor (a): Rick Riordan
ISBN: 9788580574210
Páginas: 496
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Avaliação: 5/5 + bônus
Onde Comprar: Compare Preços

A tripulação do Argo II enfrenta dias difíceis. Inimigos espreitam no caminho para a Casa de Hades e o moral da equipe está baixo após a perda de dois integrantes importantes em Roma. Para chegar às Portas da Morte e tentar impedir o despertar de Gaia, nossos heróis Hazel, Jason, Piper, Frank e Leo vão precisar fazer alianças perigosas, encarar deuses instáveis e combater os asseclas enviados pela sanguinária Mãe Terra para detê-los.
A situação é ainda pior para Percy e Annabeth. Após caírem no Tártaro, os dois passam fome, sede e sofre com diversos ferimentos enquanto são caçados por vários inimigos que derrotaram ao longo dos anos e que agora surgem das sombras em busca de vingança. A única esperança da dupla de voltar para o plano mortal reside em encontrar as Portas da Morte e fechá-las de uma vez por todas. No entanto, uma legião de monstros fiéis a Gaia defende as Portas, e nem Percy nem Annabeth estão em condições de enfrentá-la.

Sempre quando lança um livro de Riordan no Brasil, os fãs vão à loucura. Sempre fui fã e adoro todos os livros e trama do autor. A saga Os Heróis do Olimpo, como a dos Olimpianos, são histórias que merecem um destaque maior pelas mídias. Esse é o quarto volume e penúltimo de uma saga que deixará saudades. Cuidado que pode conter alguns spoilers dos livros anteriores:  O Herói Perdido, O Filho de Netuno e A Marca de Atena.

Desde o final da saga Olimpianos mais precisamente em O último Olimpiano, nossos heróis foram pegos com uma profecia dos sete, desconhecida para muitos, o autor deixou seus fãs pensativos. Quando se iniciou a nova saga, tempos depois do combate dos titãs e deuses, Percy Jackson, Annabeth e novos personagens estão de volta. O problema começa com o desaparecimento e  a perca de memória de Percy, a chegada de novos campistas como: Leo, Jason e Piper. A saga vai fluindo quando descobrem a interferência de Hera e o grande mal – Gaia, a deusa da terra que está despertando-, e promete vingança.

Pela profecia, nossos heróis precisam juntar com outros semideuses e enfim seguir com o que se pede para que evite que ela acorde. Mas nada será fácil, antes de tudo, nossos heróis já passaram por privações  e até descobriram um novo acampamento – Júpiter, um romano onde Percy ao lado de Hazel e Frank, completariam os sete heróis. No último volume, Atena privou sua filha Annabeth na busca da Marca de Atena, e a levou para um novo rumo. Nossos heróis precisam entrar na Casa de Hades para selar as portas das trevas no submundo. O único problema é que Percy e Annabeth deverão ir pelo Tártaro. Grandes lutas e privações alarmantes vão deixar nossos dois heróis cansados e a beira da morte.

Eles não estão sozinhos, contando com a ajuda dos outros cinco semideuses, irão correr contra o tempo. No Tártaro, a união e o amor dos dois deixarão mais fortes nas batalhas de todos que já mataram e se surpreenderão com outros inesperados.  O desfecho agora é certeiro, a ligação de Hazel é muito importante, ao lado de Frank e Leo e um encontro com a Sombra e a Magia nos portões  da morte os aguardam. Outro ponto positivo, é o crescimento e a visibilidade dos três personagens nesse quarto volume. As ligações que antes eram meio confusas, começam a ficar  mais nítidas e as surpresas tocam qualquer leitor.

Rick Riordan se superou no quarto volume, fiquei muito surpreso durante o passar de páginas, sempre ansiando por mais. Um dos melhores livros escritos e revisados até o momento. O amadurecimento de todos os personagens são mais nítidos. Fiquei muito reflexivo de como o autor escreve os seus livros, quando no anterior sua preocupação envolvia as batalhas, neste ele ficou mais preocupado em focar os personagens e levar mais diálogos aos que seriam importantes para o embate final no próximo e último volume da saga. O triângulo amoroso criado finalmente é finalizado e outro chega para alavancar o final da trama.

A editora Intrínseca me surpreendeu muito em trazer mais um livro do autor no mesmo ano. Ainda por cima em lançar simultâneo com a versão americana. Créditos mais do que positivos! A tradução, acredito pela publicação teve a presença do conhecido Alexandre Raposo e a colaboração de Edmundo Barreiros, abrilhantando toda a obra com extrema fidelidade da escrita do autor. A diagramação de capa é igual a americana, mesmo apresentando spoiler da trama, não dificulta ou prejudica qualquer entendimento. O que mais ri foi a dedicatória do livro para os fãs….  Quem acompanha as redes sociais do autor sabe o que falo. Simplesmente incrível!

Agora é aguardar o lançamento do último volume e preparar os lenços para a conclusão de mais uma brilhante saga. Embora, uma nova saga do autor esteja pintando, aguardaremos novidades!!!

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Um comentário sobre “Resenha: A Casa de Hades, por Rick Riordan

  • Oi, Philip.
    Eu adorei esse livro. Bom… eu adoro essa série, então não foi difícil gostar de mais esse capítulo da história!! hehehe O que mais gostei no entanto, foram os acontecimentos envolvendo o Leo e a Calipso!! hehehe
    Beijos
    Camis

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.