Resenha: A Batalha, por Joseph Delaney
Nome do Livro: A Batalha
Série: As Aventuras do Caça- Feitiço #04
Nome Original: The Spook’s Batlle
Autor(a): Joseph Delaney
Tradução: Lia Wyler
ISBN: 9788528614589
Páginas: 352
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2010
Avaliação: 5/5
Onde Comprar: Compare Preços
As feiticeiras estão se insurgindo em Pendle, e, se os três clãs mais poderosos se unirem para conjurar um mal inimaginável, eles serão capazes de ressuscitar as trevas — o próprio Diabo encarnado.Tom e o Caça-Feitiço precisam partir com urgência para Pendle. O impensável terá de ser evitado. Antes, porém, de enfrentar a estrada, o Caça-Feitiço ordena que Tom vá até o sítio e traga os baús que sua mãe lhe deixou. Que segredos familiares sombrios estão guardados nesses baús? Eles colocarão a família de Tom em perigo ainda maior ou fornecerão a ajuda de que ele e seu mestre vão precisar?A batalha tem novamente como cenário o Condado, dessa vez para leste, nas proximidades da serra de Pendle. Uma vez que a série se situa em um Lancashire mítico, em vez de utilizar um contexto histórico exato, a sequência de acontecimentos que levaram ao julgamento de feiticeiras realizado em Pendle, em 1612, não aparece. No entanto, alguns lugares, como o Read Hall (a prefeitura de Read) e a Torre Malkin, estão presentes, porém modificados para atender às exigências do mundo ficcional do Caça-Feitiço. Vale a pena visitar Pendle, mas não se esforce demais para encontrar a pedra Gore e o Vale das Feiticeiras, pois ambos foram criados pela imaginação do autor.
Para quem continua acompanhando as minhas resenhas da série As Aventuras do Caça-Feitiço sabe o quanto sou mega fã ( O Aprendiz, A Maldição, O Segredo). A cada livro vamos aprofundando mais na trajetória de Tom e seus segredos ao lado de seu mestre – o Caça-Feitiço. O cenário agora é Pendle, novo obstáculo a ser enfrentado.
Todo o Condado está mergulhado a se afundar no meio de trevas e escuridão pelas consequências e perigos enfrentados pelos nossos heróis nos volumes anteriores. E quando digo heróis, falo da nossa heroína, Alice. Tom está mais velho em seu treinamento e mais responsável do que os livros anteriores. Em seu novo destino, eles deverão enfrentar o novo clã de Feiticeiras que assolam aquela terra. Novos personagens também entram no jogo, como o Padre Stocks, amigo e antigo aprendiz, ele exercia seu serviço em uma antiga paróquia em Pendle.
Como comentei acima, o enredo vai ficando contagiante e instigante a cada livro. Tom, antes de tudo deverá retornar ao sítio, sua antiga casa onde morava com sua família e resgatar alguns baús misteriosos. Ao chegar ao local, um grande problema: a casa foi toda revirada e sua família desapareceu. Até que descobrem que este clã sequestrou todos e ainda roubaram os baús. Alice acaba seguindo outro caminho para ajudá-lo a encontrar esse clã, enquanto Tom corre para avisar seu mestre.
No caminho de Pendle, na paróquia antiga, ele conhece Mab (outra nova personagem importante para a trama), a mesma esconde um passado misterioso, que interferiu em Alice e nossa nova personagem é a líder deste clã. Os nossos amigos acabam articulando o plano para salvar toda a sua família, pedindo ajuda ao magistrado local, Roger Nowell. No palácio de Read, a governanta do local é uma das grandes suspeitas em ser a feiticeira responsável por tudo. Mesmo com um plano articulado, guiados para a torre Malkin, o que haviam planejados acaba dando errado.
Em meio de muita confusão, as consequências serão maiores e Tom deverá tomar uma grande decisão que poderá interferi com todo o seu destino e de todos. A feiticeira não está para brincadeira e somente à vitória do garoto resgatará os baús. Mab será a única que poderá ajudar nossos amigos. E a grande novidade? Os baús! E adivinhem o que escondiam? Só posso dizer que eles conseguiram correr com o clã Mouldheels. Retornando a torre Malkin, ao lado de James, irmão de Tom, ambos acabam criando um plano para proibir o festival Lammas e interromper que o Maligno (dito coisa ruim) seja invocado pelas feiticeiras. Ufa!!! Quanta informação, não?
A editora Bertrand Brasil trouxe novamente uma diagramação igual às anteriores. Fiquei muito surpreso com esse livro, denso, rasteiro e agora o personagem principal mesmo é Tom. O Caça-Feitiço quase não aparece nessa nova aventura. É notório o desenvolvimento do personagem. O final é de matar qualquer um, porque todo o quebra-cabeça vai se juntando. Eu estou mega curioso para descobrir mais sobre a mãe de Tom e o que o garoto ainda será capaz. A tradução continuou a mesma, de fácil compreensão e entendimento.
O autor a cada livro referencia um local e contextualiza sua criação para alguém em especial, alternando alguns detalhes pela sua mente de criação. O próximo livro é “O Erro”, imaginem a situação?
Leitura bastante indicada para os adeptos a uma boa dose de aventura, feitiçaria e muitos mistérios. Você não vai conseguir desgrudar!!! Leiam!