DiversosLivrosResenhas

Questão de Raça | Resenha

Por: Doug Araújo

Um dos principais lançamentos do ano de 2021, do selo de bolso da Companhia das Letras chega às livrarias brasileiras. “Questão de Raça” do filósofo norte americano Cornel West foi publicado no Brasil pela primeira vez em 1994. Esta coletânea de ensaios é inegavelmente uma grande referência no estudo de raça e todas as nuances que envolvem o debate racial como o legado de Malcolm X, debates sobre sexualidade, ações afirmativas. Da mesma forma aborda questões sobre o legado de uma intelectualidade negra, crise do conservadorismo negro, ascenção social e o agravamento do abismo social. 

Essa segunda edição conta com novo texto intitulado “Questão Raciais nos Estados Unidos do Século XXI” , traduzido pelo sociólogo brasileiro Túlio Custódio. Esse texto, até então era inédito no Brasil.

Apesar de ter sido escrito para a realidade da negritude norte americana em “Questão de Raça” é possível encontrar muitos paralelos com a realidade dos debates raciais brasileiros.

Coronel West

O autor nasceu no ano 1957 em Tulsa, Oklahoma, nos Estados Unidos. Ph.D. em filosofia pela Universidade de Princeton foi professor no Union Theological Seminary bem como nas universidades de Yale, Harvard, Princeton e Paris.

Escreveu 20 livros dentre eles os best-sellers “Questão de Raça” e “Democracy Matters”, além de “Breaking Bread”, co autoria com bell books. Além disso, West também é editor – responsável pela coleção The Radical King, que recupera a trajetória de Martin Luther King como um dos principais líderes dos direitos civis nos Estados Unidos.

Eventualmente o escritor atua como produtor musical, tendo lançado três álbuns falados, incluindo Never Forget, em colaboração com Prince, Jill Scott, Andre 3000, Talib Kweli, KRS-One e Gerald Levert. Os álbuns Street Knowlegde (2005) e Never Forget: A Jorney Of Revelations (2008) são facilmente encontrados nas plataformas digitais. 

Questão de Raça

Questão de raça cornel west

Titulo original: Race Matters

Autor: Cornel West 

Selo: Companhia de Bolso

2021

Páginas: 144

Tradução: Laura Teixeira Motta

Capa: Jeff Fischer

2° Edição 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.