Psique: Quantos livros você ler ao ano?
Essa semana fiz uma pesquisa em minha faculdade, para ter uma idéia de quantas pessoas que gostam de ler. De 300 entrevistados, 70 disseram ler com frequência algum livro durante os dias. Outros, por fim já pegam algum livro por obrigação, seja por faculdade ou por trabalho. Lamentável, não sabem o que perdem não lendo, uma pessoa com uma cultura média pode dominar mais de 25 mil palavras para comunicar no dia-a-dia e pode conhecer o significado de 50 a 60 mil palavras.
Actualmente, com o fácil contacto e aquisição de tais tecnologias, crianças e adolescentes estão a deixar para trás velhos hábitos. Pode afirmar-se que o comportamento da sociedade mudou devido às influências tecnológicas. Nas conversas do dia-a-dia utilizamos cerca de 2200 palavras diferentes. Mas entre os jovens as mais populares são: bué, fixe, curtir e ya.(Cyberteca)
Hoje, mais que comprovado, a pessoa que não ler, não consegue um futuro com o que almeja. A leitura por mais dificultoso que seja deve ser educada desde pequenos, desde quando temos idade para alfabetização devia ser obrigado. Outros, queixam das próprias escolas que não colocam a leitura como ponto mais importante a vida de um estudante. Um exemplo é certo, até aqui mesmo na internet a leitura torna-se obrigatória e se você não mostra isso as pessoas ou até mesmo a ti, o processo de alfabetização torna-se difícil. O brasileiro prefere mais ver um filme de um livro do que ler o próprio livro. Pêsames a essas pessoas que não sabem o que estão perdendo, porque lendo um livro de um filme você acompanha a história completa, aprender a ter critica, a não aceitar qualquer coisa. Começa a ter uma visão diversificada de tudo que ronda a sua volta, de todas as transformações.
Uma dica que sempre passo, para começar o costume, leia 4 páginas por dia, depois vem aqui e me diga quantas você mesmo leu, a história puxa e a leitura rende. Existe livros para todas as idades e gostos.
Leitores, mãe, pai, vamos acordar, vamos mudar essa realidade, vamos mostrar que nosso país é forte e questionador de ideias, como o autor, médico e professor Augusto Cury, vamos começar a semear idéias. Vi muitas comunidades em redes sociais como o orkut, a Doido por Livros que eu mesmo participo influenciando na leitura. Busque essa comunidade e junte-se a nós. Só assim poderemos mudar o nosso país, pela LEITURA.
Pode ter certeza: uma pessoa que não ler, não sabe questionar, criticar, e o grau de dificuldade para contornar uma situação, torna-se quase impossível.
Uma pesquisa: Enquanto um brasileiro ler 1 a dois livros por livre vontade em um ano, o frances, inglès ler 70 livros no mínimo ao ano. O certo séria ler 2 livros ao mês assim conheceriamos mais palavras e aumentariamos nosso vocabulário.
Ler é essencial. Ler é estimulante!
até a qualquer momento.
meu twitter: @philipsouza
Oi philip!
É verdade .. mas repara na educação como anda e a leitura é um hábito! Num país com a educação que anda como vai a nossa é piada competir com o Europeu.
Eu fiz da leitura um hábito custou-me pk ninguém na minha casa lê exceto meu pai e a minha mãe era alérgica a tinta de impressão é mole hehehe?
Por isso leio trechos de 3 a 4 livros ao mesmo tempo e assim me acostumei a ler sem enfadar.
Não tenho passado muito por aqui mas acompanho teu blog nas edições!
Beijos
Verdade
eu msm gosto muito de ler, eu vejo o quanto pessoas não gostam de ler isso é chato mas espero futuramente ver muitas pessoas no Brasil lendo pq gosta não por obrigação
Bjs
Como você já sabe, eu adoro ler…mas não foi sempre assim… no começo eu me forçava a ler porque sabia que era um hábito bom… hj não consigo ficar sem um livro! hahahah
beijokas
filipe,
bela postagem hein garoto, a triste realidade que vive na sua facul, nao esta abordada so ai , existem na minha e nas casa e em varios lugares, eu como soh um amante de leitura leio por mes 6 a 7 livros, dependendo da literatura ate mais….
me encanto com as letras os personagens tudo, e esperava isso de outras pessoas mais o que me deixa triste e que quanto mais os ser humano evolui ele nao evolui….
e triste uma pessoa que quando puxa um assunto de literaturas a pessoa chega e fala, QUE HORROR ODEIO LER … pra que nao vai me levar a nada….
e assim mais e mais as pessoas que gostam de ler vai criando seu próprio mundo e deixando esse seeres que se acham espertos de lado ….
bjinhos e adorei o post
veh se passa lah no bioestilista viu
bjkas
Oi philipsouza
Gostei!!
Visite o meu blog,abraço!!!