Precisamente ano de 2020, em um futuro não tão distante. Acordei pela manhã, fui ao banheiro lavar meu rosto e quando saio na porta pego um jornal e começo ver umas manchetes. De início um mundo moderno, mas uma notícia me chamou atenção: “O Rio de Janeiro é consumido pelo mar em uma parte do litoral”. Logo voltei a me recordar. Me culpei do que li, porque eu fui o influenciador disso, do rumo que iria chegar. Aos 3 anos de idade não tinha consciência do tamanho do problema que podia ocasionar, as mudanças começavam a acontecer. Aos meus 8 anos de idade, vi um país crescer nas mãos de vários presidentes, moedas mudarem, fábricas aumentarem. Alguma coisa ali já estava errado, porque a natureza estava sendo poluída, prejudicada. Nos jornais que eu via, em uma tv de 14”, chamava a atenção a poluição, desmatamento, seca , morte, erosões. O clima desde cedo parecia ser contra ao tempo. Quando completei 12 anos, uma mente mais formada, pude ver a gravidade, desde cedo me chamava atenção aos problemas e atualidades. No ano de 2001, pude ver brigas, destruições, guerras pelo poder, petróleo, florestas sendo destruidas, animais morrendo. Mais uma vez a natureza seria mudada, está sendo mudada. A cada mês, ano alguma coisa de tão grave acontecia, chuvas que não paravam mais, terremotos, tempestades de dias. Me preocupava as várias pessoas morrendo, sem um sinal , sem respostas. Ano de 2005, acordei durante o dia, com um frio de lascar, peguei blusas, fui para escola. A professora falando sobre efeito estufa, mudanças no clima. Ali sim, era verão e estava com um frio de inverno. Parei e pensei, será que sempre foi assim?Acredito que não. Após a aula voltando para casa via fábricas poluindo, pessoas sujas, sem emprego, latas de cerveja, papel, garrafas jogadas na rua, em barrancos, junto a natureza, nas estradas via queimada, animais correndo. No mesmo dia a tarde o tempo sempre esquentava, assistia os telejornais termômetros a 28,30 Cº . Era uma mudança brusca de temperatura. Anos, dias meses se passando e assistindo por minha culpa as negligências, rios mais poluídos, animais extintos, o calor aumentando. As ruas por onde passava tomadas pela sujeira, garrafas, plásticos, latas. Coisa que sabia o que viria a acontecer mas sempre achava mentira, zuação o que lia. Ligava os telejornais e via mais mortes, descongelamento, poluição. As florestas já não existia. Minha esposa quase morreu, meu filho quase pulava em um rio poluído. Senti uma culpa. Porque aquela tarde, ano de 2020, olhei na cidade do Rio de Janeiro não vi o litoral, alguns países da Europa sumiram com o tempo.
Acordei naquele momento, nunca desejei tanto voltar ao tempo para não fazer as coisas que não prestei atenção, nas conscientizações que minha escola, faculdade mostrava. Hoje, o mundo mudou, novas adaptações, não são mais o mesmo. Lamentável.
Essa pessoa narrada sou eu, Philip Rangel, hoje tenho 21 anos, mas não dessa história que quero contar daqui alguns anos, porque o nosso caminhar está indo para o mesmo citado, prestem atenção nas mudanças constantes de temperatura, nas estações loucas, pense naquela latinha de coca, que você joga em qualquer lugar, pense em seu futuro. Pois, só assim poderá começar, melhor a tentar mudar, seu passado, presente e futuro.
Eu quero a VIDA e você?
Ps: Esse texto foi inscrito a pouco tempo, achei válido trazer aqui para o Entrando Numa Fria, já que demonstra a fria que a cada dia entramos. Em Belo Horizonte/MG, a chuva fez transbordar os corregos, algumas ruas subir o nivel da chuva, ocasionando perdas de veiculos, casas e comercios com perdas parciais e totais sendo nós os mais culpados.Desmatar e não replantar é muito fácil. Crescer também pelo $$$, também é. Agora aguentar o futuro, qual resposta poderemos dar?…..sei lá, mas acima de tudo eu amo meu país.
Ps2: Quem conta a história desse humilde blog é você leitor.
Até a qualquer momento!!!!
Phill..^^
Nossa teu texto me fez refletir bastante, acho muito interessante isso de escrever no futuro, ou passado mesmo.
Espero que todos tomem consciência.
Beijos ;*
[bellanogueiira.blogspot.com]
Amigo muito bom seu texto…é um alerta para todos nós…Vou mostrar esse texto para um amigo ambientalista ele vai gostar.
Te desejo um ótimo final de semana.
abraços
Hugo
Precisamos urgente cuidar dessas questões ambientes. Cada dia as coisas mudam.
Otimo texto
abraço
Não sinto tanta culpa por sua história. Não tenho fabrica. Não tenho industria. Não sou extrativista. Não sou destruidor das nascentes. Nunca derrubei uma árvore. Nunca matei um animal, aliás, matei uma galinha… Guardo garrafas e latinhas para reciclagem. Nossa água é racionada. Nossa energia é controlada… então, que o governo fechem as industria, ou melhor, feche a Petrobrás, fornecedora da principal matéria prima para as industria deste país.
Sou inocente, e você foi influenciado pelo movimento, SALVE O MUNDO recolhendo garrafa pets… he he he
Reflexivo, apesar de meio confuso o início ‘-‘ q
Gostei do teu blog, estou seguindo!
Dá uma passadinha lá no meu espaço tbem! bjs
http://rebecarocha14.blogspot.com/
Philip ,
Sabe o que eu acho interessante numa história? É que nós que a escrevemos.
Só que na história chamada “mundo” são bilhões de escritores. Se um só redator desviar a caneta, todo o enredo terá um fim trágico.
Abraços e bom final de semana.
como será o amanhã????
será que quem sabe é deus???
não sei não queriiido….nós somos os culpaados pelo mundo ser assim…
é cada absurdo que acontece:disperdício,desmatamanto,descaso…olimpíadas no rio….
sei lá viu…acho que tem muita ciosa errada…..
comentarei mais tarde,dei uma passada rápida por aqui…..perdi mta ciosa…
mas voltei repleta de saudade
vem me ver!!!
bjooooca
caracas… tipo eu apesar de saber de tantas consequencias não gosto de pensar tanto nisso pq me dá um desespero de não ter a capacidade (AINDA) de fazer algo que mude essa situação drasticamente para melhor!
. ser do futuro uma presença intemporal .
. presente deste mundo em frente para onde vamos afinal .
. um abraço enorme ,,, .
. sempre ,,, .
. paulo .
Nossa, um belo tapa na cara de muita gente. Adorei o texto, é uma super verdade. Eu faço a mminha parte, porque sei que é de pouco em pouco que o pouco se torna muito! =D
Beeijos!
Philip..
foi ótimo vc ter colocado
este texto deu pra eu refletir
bastante realmente o mundo caminha
pra isso mesmo :S
Beijooos
Amigo…
Tudo bem?
Selinho pra você no Ká Entre Nós!
Abraço bom finde e bom feriado tb.
Oi Phil, como está? Olha a intimidade, rsrs
Concordo plenamente com vc.
Temos que mudar nossas atitudes, nossa postura em relação a tudo isso que vc citou. Cada um fazendo sua parte, estaremos proporcionando um mundo melhor para nossos filhos, para nós mesmos. Não quero olhar para o lado e ver parte de uma cidade destruidas, pessoas sofrendo, perdendo tudo que conquistaram durante sua vida, coisas que para alguns é nada, mas que para eles é toda uma história, é todo seu suor que foi derramado para conquistar e de repente perder tudo.
Uma realidade da qual estamos começando a presenciar, mas que podemos modificar, basta querermos, fazermos algo para isso.
Ótimo texto, muito bom mesmo.
Abraços
🙂
Voltei depois de três meses…
Voltei e aproveitei pra te bisbilhotar. Como sempre adorei seu blog! Adoro ler seus desabafos!
Beijocas
Muito bom Philip!
As pessoas com a sua idade é que serão grandes responsáveis pela mudança que é preciso fazer para tentar salvar o nosso planeta…isso não é justo com vcs, claro, mas é a única saida…mão à obra, concientizem-se e preservem o que ainda resta!
Gde abraço!
Perfeito Philip.!
Nós somos os principais responsáveis por isso tu estar acontecendo, nós somos os maiores destruidores da terra. Aqui no sul teve grnades enchentes, bom você deve ter acompanhado pelo Jornal, Rio Grande Do SUl e Santa Catarina, foram os mais prejudicados por essas tempestades, aqui da muito vento, chove pedras de gelos e tudo mais. E o pior é que agora saiu uma reportagem, que o local onde estão ocorrendo mais tornados no mundo, é no sul do Brasil, perdendo somente para os EUA. É brother, nós mechemos com a natureza, agora estamos conhecendo a força dela.
Grande abraço.!
Olá, amigão!
Obrigado pelo carinho do comentário! Valeu mesmo! 🙂
Sobre o seu texto, muito bom! Parabéns! É isso aí! Tem que mandar seu recado! O mundo precisa de nós! O mundo precisa do nosso cuidado, senão as gerações futuras sofrerão em virtude do nosso descaso!
Um abração!
Te espero na torre. Some não!
Aproveite o feriado!
Pedro Antônio
A TORRE MÁGICA
Podem me chamar de insensível, anarquista ou outros impropérios, mas eu não concordo com nada disso. Digo, não concordo com o fato de levantar essas campanhas, e de acreditar que um dia isso vai fazer efeito. Não vai. É como reclamar da violência; se não houvessem bandidos, haveriam policiais desempregados, que se tornariam bandidos. É o mesmo com poluição, é utópico achar que um dia a gente vai vier sem fazer mal ao planeta… viver faz mal ao planeta.
Mas enfim, o texto é muito bem feito, e pro que se propõe é até brilhante. Mas eu não concordo ^^
abraços!
Ja idealizei tantos coisas pro meu futuro, isso na minha infancia, adolescência e os anos se passarm e frustrações occorreram em virtude disso. passei a não pensar mais no amanhã, tem sido melhor pra mim. Os medos por incrível que pareça diminuíram.
Que 2020 seja showwww rsrs
abçs
Eu faço minha parte! Cada um fazendo a sua já é muita coisa!
Bom domingo e bom feriado pra vc…bjo!
Oi Phil, tudo bem?
Quando nós ñ expressamos, reprimimos nossos sentimentos, chega num momento que nos fará mal, nos deixará com uma angustia no peito, uma sensação nada agradável.
Nos preocupamos demais com os outrps e esquecemos de nós mesmos. Como poderemos ajudar as pessoas, se não ajudamos a nós mesmos?
Cada lição aprendida, é um pouco de força a mais que ganhamos, que conquistamos.
Abraços amigo
🙂
No fundo pouco nos importamos com o que acontece no mundo, a gente ouve falar do derretimento das geleiras, a gente sente o sol escaldante, a gente presencia enchentes, a gente compra qualquer aparelho de última geração que aparece no mercado.
Então, onde está toda essa revolta com o que os seres humanos estão fazendo com o mundo? Não está, não existe, enganamos a nós mesmos com essa falsa preocupação.
Inicio do ano pensei em entrar pro greenpeace daqui, mas parei pra analisar e vi que TODAS as pessoas que se dizem politicamente corretas e fazem parte de ONGS como o “green” não se importam de verdade, essas pessoas continuam com os mesmos costumes, gastando os recursos naturais da mesma forma e olha que eles tem informação..
Eu sou bem mais consciente e vivo na prática, no que dá pra fazer.. Do que muita gente que se diz “a favor do verde”.
Acho o assunto bem complicado pra conversar.. Mas, foi bom você colocar isso aqui, no seu blog.
Beijos!
Nossa Ahazouu no texto *_________*
Ps: bora então pro show uai 😛
sahsausah vai tá massa demais \o/
Belo texto! E isso é um futuro bem próximo mesmo…
Nossa.arrasou viiu.
e tow contigoO.
Como vc mesmo falou, “a fria que a cada dia entramos”. Eu faço algumas coisas pra tentar amenizar a minha culpa diante do crime ao meio ambiente. Eu até tenho alguma pequenas dicas na coluna esquerda do meu blog. Mas sei que ainda é pouco, muuuuuuuuuuito pouco!!!!
bjuuuu
adorei o seu texto!
e pior é que essa realidade talvez não aconteça de imediato, mas é muita gente se preocupando com nada. e infelizmente, se não dermos um jeito nisso, ira ser um futuro fada a acontecer!
nos faz refletir se é isso que queremos para nossos filhos, é clichê, mas é real! =)
Nossa, isso é um belo tapa na cara de muita gente que não se ligou nisso! Esse texto deixa qualquer um de queixo caido por fala apenas a realidade dos fatos!
beijo ;*
Philip;
Crónica brilhante de uma chamada de atenção aos problemas atuais de clima incontrolável que poderá levar a que as futuras gerações apenas conheçam certos pontos deste Planêta, através de fotos de arquivos ou do album fotográfico do vovô…
É importante que os jovens de hoje, como o Philip se movimentem para incucar na mente de outros jovens que essas catástrofes do futuro poderão ser evitadas se todos derem um pouco de si para a conservação da natureza.
Philip, gostei imenso deste post e fico feliz de ver que os jovens começam a se motivar. Façam isso e as gerações futuras vos serão gratas.
Um abraço, caro amigo,
Osvaldo
2020 e meus 29 anos
Olá Philipe,
O mundo tah doido mesmo…Tudo parece que esta se acabando com as atitudes doa homens!
Precisamos mundar muita coisa!
Fica na paz…
Ótima reflexão, bom para pensarmos o que estamos fazendo com o planeta.
Beeijos e bom feriado!
obrigada, feliz dia das criancas pra todos nos..
Bah Philip eu também não conhecia. Mas, desde que os vi no Acesso ontem, gameei! (:
Confere mesmo, são tri os guris.
beeijos .*
Mudanças ja! Eu ja faço minha parte, mas não adianta.
Ótimo texto.
Beijos
rapaz seu texto faz a gente refletir sobre coisas que nem sempre damos atenção, parabéns meu caro
Nossa muito muito bom seu texto Phelipe, parabéns mesmo :*:*
muito boa (não que eu queira assim, óbviamente, rsrs) explanação futura,…
Bons dias
PHILLLLLLLLLLLLL, VC HEIN? 2020??? HAJA IMAGINAÇÃO.KKKK
TEM UMA RESPOSTA PRA VC LÁ NO MEU BLOG.PASSA LÁ APROVEITA E LER O ARTIGO PQ TÁ MUITO INTERESSANDTE. VAI MORRER DE RIR.
BJUSSS
Amigo…muito boa essa sua reflexão…o que será de nosso futuro não?
Sinceramente espero que isso que vc escreveu não aconteça.
E obrigada pelo seu conselho-comentário. Gosto das suas visitas.
Vou te seguir tá.
Sempre foi assim com as árvores e sem a destruíção de hoje, mas agora está demais! A natureza é implacável e nos devolve todo o estrago. Belo texto gostei muito!
Abraço
POOOORRAA!, Adorei ler isso, to pensando um bocado.
Fez bem em trazer este texto,PHILIP. Ainda dá tempo de fazermos as coisas melhorarem.
Abração!
gostei :}
quem precisava de ler isso não lê, e si lê não ta nem ai, eu pelo menos faço a minha parte, mais seria legal si todos fizezem né. :s
um salve pra vc mano.
Vc acertou em cheio. É preciso salvar o planeta e o elo são as pessoas
muito bom teu texto, faz as pessoas parerem pra refletir.
beeijos
Bem colocado, Philip: precisamos cuidar agora, amanhã pode ser tarde demais! Boa semana, amigo.
bah… adorei! reli umas duas vezes, adorei!!
Passando pra te desejar uma boa noite.
abraços
Hugo
Nosso-Cotidiano
Muito obrigada pelo elogio, querido 🙂
Ótima quarta para você!
Beeijos!
desculpa, mais nem li tudo! OAEHEOAHEOE essas coisas AMBIENTAIS to nem ai, q se foda!, quero mais é viver a vida, serio msmo to cansada do povo fala as coisa e continuar tudo igual, NADA VAAI MUDAR MESMO !, OAEHEOAHAEOEA
desculpa, mais estou dizendo a verdade 😉
Na minha opinião a natureza continua a mesma o ser humano é que ocupa o espaço que não deve e nem cabe.
Por aqui, na minha cidade, não há nenhuma mudança.Tudo continua na mesma.
Tá na hora de pensarmos no futuro, até mesmo para termos algum futuro. Tem texto novo no Sub Mundo. Um abraço.
http://submundosemmim.blogspot.com
Muito oportuno o seu texto. Vale a reflexão. Temos que fazer a nossa parte, né?!
beijos
Uma maravilha de texto alerta e reflexão sobre o que pode acointecer, aliás…já estamos vendo muito disso.abração,chica
Sem dúvida!
🙂
Essa criança é quem enche a vida da gente de cores e alegrias!
Um abração!
Pedro Antônio
Olha, vou tentar ser o mais sincero possível!
Me sinto um aleijado, impotente diante todas essas possíveis catástrofes por conta da poluição e falta de concientização do povo. Não basta saber, temos que tomar atitudes! Mas as proporções são tão grandes, tãããão grandes… As vezes acredito que não tem mais volta 🙁
Todos nós temos consciência, mas fazer alguma coisa demanda trabalho, o que muitos de nós não quer mais ter.
Um pena!
Abraço!
Oh Phillip, a consciencia ecologica deve partir de cada um, deve brotar no coraçao das pessoas para que seu texto fique apenas na fantasia.
Se cada um fazer sua parte, reverter a sitaçao nao torna-se uma tarefa impossivel.
Parabens pelo texto.
Um beijo de Cah
E agora temos que colocar a mão na cabeça viver com nossos erros e aprender a não comete-los novamente! ;D
Oi Phil, como está?
Ai menino, queria eu estar apaixonado. rs
Mas enquanto ñ estou, vou me inspirado nos momentos que pretendo viver ainda, aahahah, coisa de doido né? Minha cara
kkkkkkkkkkk
Abraços
🙂
Sem duvidas,nosso pais e mesmo lindo!E é uma pena,pois o discaso com ele está cada dia pior,nao existe uma consciencia ecologica por parte das pessoas…Vendo esses terremotos,tissunames na Asia,penso que é aqui mesmo que quero morar.Num consigo me imaginar em outro pais.
Aqui em Bh,quando chove é realmente horrivel,fica tudo alagado e pra quem mora nas areas de risco entao,fico com uma pena!
Gracas a Deus moro numa area segura.
Outro dia estava dentro do onibus, quando comecou uma tempestade, comecei a rezar desesperada,com medo!Mas acabou tdo bem…
Beejos;*
de fato eu me cansei desse papo de ‘vamos salvar o planeta’ ;~
às vezes chego a pensar que sou muito egoísta, mas melhor isso do que hipócrita,né?!
–
o livro que você tá lendo eu terminei de ler a pouco tempo, pra mim o mais-melhor-de-bom 🙂
–
beeijas phil (muuaah) ;*
ah, valeu a visita!
tava vendo aqui, você esta lendo Eclipse.. tah gostando?
eu ja li todos da serie e na minha opinião vale muito a pena.
;*
Opa!
Muito legal esse teu texto, bem bolado.
Uma bela reflexão, deveras.
Grande abraço.
P.s: Muito obrigada por visitar-me e deixar-me um comentário.
Alegro-me por isso, saiba.
Ganhaste uma seguidora, caro Philip.
Muito bom esse texto. Deveria sair em jornais e ser publicado em escolas, para trabalhar a conscientização dos alunos.
E ainda bem que ainda tinha água na torneira para lavar o rosto. Espero que tenha e que textos e pessoas feito vc consigam mudar as atitudes em prol do mundo.
abraços
Bacanérrimo seu post.
Big Beijos
aposta como em 2020 nas manchetes dos jornais terão notícias de corrupção no governo?
no Brasil, isso será eterno.
e quanto às chuvas e ao avanço das águas, quem sabe um dia minha cidade terá praia? (trágico isso)
Então vizinho, não duvido mesmo que já nos esbarramos em algum canto.. descobri a algum tempo qe esse mundo é pequenininho.. hehe
Seu texto me fez refletir sobre muita coisa, e por um instante pensei no que/em que meus filhos e netos viverão. Triste pensar assim. Mas acredito que pra mudar, nunca é tarde, desde que se comece agora.
Beijitos
até +
=)
Ah.. pretendo entrar Numa Fria mais vezes.. hehe
beeijos
Passei aqui, gostei!
Obrigada pela visita ao meu blog, volte sempre!
Faço outra pergunta, Philip.
Existirá jornal em 2020?
Continuemos…
Oiii. E de pensar q essa situação devemos tentar ao máximo reverter.Alguns pequenos gestos podemos fazer enfim, devemos conscientizar e nos preparar para cuidar do nosso meio ambiente da melhor forma.Gostei do assunto.Se não nos cuidarmos entraremos todossss sem excessão numa grande friaaa.
bjuss
é tão ruim ter sonhos assim. sei lá, às vezes me sinto inutil tendo eles.
e aquele texto fui eu quem escreveu. escutei uma música que falava de defeitos de fábrica ai ela me veio na cabeça, era pra ser um dialogo, mas sempre deixo as pessoas escolherem onde cada um começa e termina
Tb me sinto culpada as vezes por tudo isso.
Mas estou tentando mudar algumas atitudes para q um dia eu possa orgulhar-me de mim mesma! 😀
Se cada um fizer sua parte, teremos um mundo bem melhor…
Beijosss
Saudades
Excelente texto e um alerta. Reflexão mais que acertada. Obrigada!!!
Beijos
é rapaz, é por aí. temos que pensar hoje no que vai ser daqui no futuro. belo texto.
Se as pessoas tomassem consciência todos os dias as coisas iriam pra outro caminho. Legal o texto 🙂
Uau, li a meia hora atrás e estou até agora refletindo sobre o que li.
É uma boa iniciativa..adoro o que você escreve.
abraços
Nossa, que medo!
Sabia que o Chico Xavier dizia que o Rio ia acabar com uma Tsunami?
Também quero a vida, querido!
beijos
MM.
Eu , pelo sim pelo não, ando a ter aulas de natação…
Philip,
Parabéns por este super texto! É importante alertar as pessoas para o seu papel na preservação do nosso planeta amado!
EU também quero a vida!!
Beijos
Bom,já tocaram meu coração, mas isso faz tanto tempo que acho que nem influencia mais nos meus textos. Gosto de falar de sentimentos, ai acaba acontecendo essas histórias! rs
Obrigada pelo coment lá no blog viu-se?
Tem post novo por lá!
Beeijos!
O futuro esta em nossas mãos , o problemas é que deixamos tudo para o amanhã que nunca chega! :XXX
:*
Tipo incrível *-*
sim phil temos que cuidar do nosso mundo ele é o nosso berço.
—-
quadro novo no paralelo *-*
passa la e confira….
conto com você okay phil?
Todos sabem como esta a situaçao do mundo mais nada fazem para mudar…
Na minha escola é onde vejo que as pessoas nao estao nem ai sabe. E eu tenho uma raiva tao grande de gnt que joga coisas na rua, pessoas porcas é serio detesto esse tipo de coisa!
Amei o texto.
Beijos
Cara que texto chocante!Faz qualquer um pensar melhor nas atitudes que faz!Temos que nos conscientizar e mudar esse futuro!Eu também quero vida!Rs’
Bjs!
Maravilhoso esse texto
Me feeez confirmar oq eu sempre pensei!
Eu queroo a VIDA assim como vc!
as pessoas tem q colocar a mão na conciencia e ver q o mundo tá se acabando pelas nossas propias mãos =/
Seu texto…sem comentários!!!!Perfeito!!!!
todo mundo devia pensar no que está fazendo, e ver o que isto acarretará futuramente.
bjs
“Natación” lá vou eu!
E aqui em Outubro um calor de verão bem fora de época já que estamos no Outono…
Cara, pior que mudar este destino, basta começarmos agora ser mais reponsaveis pelo o que produzimos como lixo (bem como um consumo mais sustentavel)…
Fique com Deus, menino Philip.
Um abraço.
Uma beleza de post!
Temos o poder de mudar a história!
Bjos.