Outsider, de Stephen King | Resenha
É incrível como ao longo da minha vida de leitora raras foram as vezes que não me dei por satisfeita ao ler um livro de Stephen King. Motivada pela capa que me parecer sombria e atraente decidi ler o título “Outsider”, sem saber que ele era uma das partes da série sobre o detetive Bill Hodges e Holly Black. Posteriormente fui avisada por amigas, mas já era tarde. Estava em meio a leitura e completamente presa no crime que é narrado.
Neste livro o corpo de um menino de onze anos é encontrado abandonado no parque de Flint City. Um assassinato brutal no qual a criança forra sodomizada e canibalizada. Logo após a descoberta do corpo, testemunhas e provas apontam para Terry Maitland, treinador da Liga Infantil de beisebol. O homem é uma das pessoas mais conhecidas da cidade, professor de inglês, casado e pai de duas filhas. O exemplar do bom cidadão, acima de quaisquer suspeitas.
Designado para o caso, o detetive Ralph Anderson não hesita em prendê-lo. O circo está armado, tudo é feito com muita publicidade para que todos saibam que ele é o principal suspeito. Ainda que Maitland tenha um álibi a promotoria trata de usar o DNA para corroborar sua culpa. Porém a medida que as investigações são desenvolvidas uma série de dúvidas e, também, certezas vão vindo a tona.
Sobretudo o livro é um grande saco de sustos e assombros. Não digam que não avisei, saibam sempre que ler King é pedir para ter seu coração chacoalhado algumas vezes de tanta emoção que ele imprime em sua escrita. Principalmente nos momentos em que pairam a dúvida entre a inocência do acusado e a possibilidade do crime ser algo sobrenatural.
Assim como em “It – A Coisa” temos a presença de uma criatura que está além da compreensão humana, um tipo de personificação do medo, bicho-papão. O que em princípio parece ser uma bobagem que não vai nos prender acerta em cheio a medida que as coisas parecem não fazer sentido.
Mas deixo aqui o alerta para quem, assim como eu, ainda não leu os demais livros com a personagem Holly Black, você receberá uma série de spoilers de “Mr. Mercedes”. De qualquer maneira recomendo muito o livro. Até a próxima leitura.
Ficha técnica
Título original: THE OUTSIDER
Páginas: 528
Formato: 16.00 X 23.00 cm
Peso: 0.007 kg
Acabamento: Livro brochura
Lançamento: 15/06/2018
ISBN: 9788556510679
Selo: Suma