Cinema

Atrizes que foram esnobadas pela premiação | Oscar 2021

Todo ano é aquela expectativa para saber quais serão os atores, atrizes, diretores e filmes indicados ao Oscar. Mas para a nossa surpresa nem sempre aquele filme que você gostou ou aquela atuação que foi elogiado pelo público e crítica acabam sendo indicados para concorrer à estatueta. Não sei se você sabe, mas os critérios de seleção para as indicações nas categorias do Oscar são bem confusas e ao longo dos anos renderam algumas polêmicas. 

Ainda está longe para o anúncio dos indicados ao Oscar de 2021, até porque, em função da pandemia, a premiação foi adiada para abril de 2021 e a qualificação dos filmes para o Oscar foi prorrogada até fevereiro de 2021. Mas já para entrarmos no clima da premiação vamos mostrar 5 atrizes com ótimas atuações e que foram simplesmente injustiçadas pela Academia ao não serem indicadas ao prêmio de melhor atriz.

2015 – Nossa garota exemplar Rosamund Pike

O filme Garota Exemplar dirigido com maestria por David Fincher soube na medida certa mesclar suspense, tensão e delírio na história do casal Nick (Ben Afleck) e Amy Dunne (Rosamund Pike). Mesmo com a excelente direção, ótimo trabalho de fotografia e trilha sonora, quem rouba a cena mesmo é Rosemund Pike, presenteia o público com uma verdadeira aula de atuação. Seu desempenho é instigante e, ao mesmo tempo, perturbador.

Em entrevistas Pike afirma ter estudar os trejeitos e olhar da Caroline Bessette Kennedy, esposa de Jonh F. Kennedy Jr. Outra fonte de inspiração foi a personagem Suzanne Stone Marretto do filme Sonho Sem Limites (1995) vivida por Nicole Kidman. 

2016 – Charlize Theron a verdadeira Mad Max.

Charlize Theron reinventou sua carreira no gênero de ação ao interpretar Furiosa personagem muito forte e de muitas camadas no filme Mad Max:Estrada da Fúria dirigido por George Miller. Em vários momentos do filme Furiosa chama o protagonismo para si tornando se assim tão ou mais importante que o próprio personagem Max, vivido por Tom Hardy, que dá titulo a franquia. Mesmo com toda sua fúria empregada em seu desempenho Charilze não chegou a ser indica para as categorias de Melhor Atriz, ou Melhor Atriz Coadjuvante.

Mesmo não tendo concorrido a premiação Charlize faz parte do grande escalão de atrizes em Hollywood, além de possuidora de uma estrela com seu nome na Calça da Fama, em 2003 Theron ganhou o Oscar de melhor atriz por sua brilhante atuação em Monster – Desejo Assassino.  

2017 – Amy Adams sempre esnobada.  

Depois de Leonardo DiCaprio, Amy Adams é a atriz mais subestimada pela Academia. Amy já foi seis vezes indicada ao Oscar, mas nunca saiu da premiação com uma estatueta. Em 2017 todos nós acreditávamos que seria o ano da atriz, uma vez que participou de dois filmes muito elogiados pelo público e critica, sendo eles o suspense Animas Noturno dirigido por Tom Ford e a ficção cientifica A Chegada dirigida por Denis Villeneuve.

 Quando o filme A Chegada recebeu oito indicações para o Oscar todos ficaram chocados ao saberem que sua atuação mais uma vez não seria prestigiada. Isso fez com que o diretor Denis Villeneuve reclamasse publicamente a respeito da não indicação de Adams. Amy é aquela a atriz que consegue transmitir e traduzir toda carga emocional do seu personagem através de seu gestual e olhares. Não importa o quão estapafúrdias seja suas falas Amy sempre estará comprometida com sua personagem entregando o melhor de si.   

2018 – Brooklynn Prince tem vejo em 2028

Brooklynn Prince foi a grande surpresa de 2018, mesmo com pouca idade em seu primeiro filme Projeto Florida apresentou um atuação poderosa rica em sagacidade e realismo. Brooklynn é uma força da natureza que esbanja carisma e naturalidade em tela. A atriz interpreta Moonne, uma garotinha de 6 anos desbocada e sem educação, que ao longo da trama mantém uma certa inocência infantil (até as filmagens a atriz  não sabia fazer o gesto ofensivo de levantar o dedo do meio) que mesmo em seus piores atos carrega uma empolgação com as possibilidades da vida. Contudo Prince não conseguiu ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz. Não só ela foi injustiçada como o filme, diretor e ator coadjuvante foram esnobados nas principais categorias do Oscar em 2018. 

2019 – O Casamento de Toni Collete

Uma das melhores atuações de 2018 Toni Collette dá um show ao interpretar Annie uma mãe zelosa que gradualmente vai se obscurecendo na medida em que tem de lidar com aos traumas familiares após a morte de sua mãe. Em uma atuação poderosa e Toni transborda raiva, desespero e desgosto em uma das cenas mais emblemáticas do filme. É extremamente assustador ver a transformação de sua personagem de uma mãe amável e compreensiva em uma mulher maldosa e violenta. O fato de não ter sido indicada ao Oscar surpreendeu os fãs da atriz, do gênero de Terror e da premiação.

2020 – Lupita Nyong’o e o terror que habita em nós

Há seis anos, a atriz Lupita Nyong’o levou para casa o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação no filme 12 Anos de Escravidão. Mesmo tendo uma atuação aclamada, elogiada e premiada em outros eventos cinematográfico como protagonista no filme de terror “Nós” do diretor Joraden Peele, Lupita não concorreu ao prêmio de melhor atriz ao Oscar. Em entrevista site ao Buzzfeed News, a atriz disse que considera uma ”bobagem” a Academia discriminar filmes de terror.  ”Eu definitivamente escutei muito disso quando estava promovendo o filme Nós”, disse a atriz. ”As pessoas diziam que há um preconceito contra filmes de terror – o qual eu não tinha conhecimento”, revelou Lupita. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.