Diversos

Os Quatro Ventos, de Kristin Hannah | Resenha

O ano é de 1921, Texas, e estamos após a Grande Guerra, dando a esperança de abundância de novos ares a ser vividos. No entanto, para Elsa, considerada velha demais para se casar nos padrões da sociedade na época, promete um futuro sombrio e solitário. Porém, uma noite ela conhece Rafe Martinelli, e decide mudar o curso de sua vida. Com sua reputação em frangalhos, ela opta se juntar a um homem que ela mal conhece.

Treze anos se passaram e milhares de pessoas estão desempregadas, decorrente a Grande Depressão e à seca que assolou as Grandes Planícies, destruindo plantações e provocando tempestades de areia. Tudo está sendo dizimado na fazenda Martinelli, incluindo o relacionamento de Elsa e Rafe.

Elsa fica diante de uma decisão a ser tomada: lutar pela terra que ama ou deixar tudo para trás e ir para o Oeste, iniciando sua vida do zero novamente, com finalidade de trazer uma vida melhor para sua família.

A sua decisão mudará sua vida para sempre.

Kristin Hannah é especialista em trazer histórias comoventes, com doses de personagens que superam as adversidades e ao mesmo tempo com tramas verossímeis, capaz de se colocar no lugar deles. Os Quatro Ventos é um desses livros e é possível compreender o porque dele ter sido o livro ficção mais vendido nos Estados Unidos em 2021.

A carga emocional desse livro é forte e a pesquisa da autora foi pontos cruciais para envolver o leitor do início ao fim. Kristin dá oportunidade dos personagens terem vozes, não apenas a protagonista. Com isso, o sentimento de estar naquele lugar e compreendendo a situação que se encontram é real e muito interessante.

Elsa desde o início percebemos seus sofrimento, mas ela é uma mulher forte e buscando resiliência a cada dificuldade que a vida lhe dá. Empoderada é um dos adjetivos que pode ser dado a ela. É possível que sua jornada cative o leitor desde o começo e sinta cada emoção da qual a protagonista passa.

Kristin sabe desenvolver diversos personagens em um único livro, proporcionando uma dinâmica capaz de prender o leitor e provocar interesse em saber mais sobre os personagens, motivações e como terminará a trama, diante das decisões tomadas.

Para quem é fã de drama essa é uma dose cheia! Prepare seu coração, pois apertará a cada capítulo e de momentos tensos envolvendo Elsa e sua família. Mas como todo conteúdo dramática, ganhamos uma nova perspectiva de vida, baseado em força, esperança e a força de sobreviver e superar as adversidades que a vida nos impõe.

Renata Avila

Renata Ávila, formada em direito, é apaixonada por livros de diversos temas, sem nunca esquecer dos romances que são os mais desejados. Adora um bom filme e uma boa musica. Gosta de conversar sobre livros, mas surta se falarem mal de Twilight, por ser sua primeira paixão literária e a série que a transformou em uma leitora voraz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.