CinemaCríticas

Crítica do Filme “Feito Na América”

Os dois lados da moeda

Feito na América (American Made, 2017) | Diretor: Doug Liman | Roteirista: Gary Spinelli
Elenco:  Tom CruiseDomhnall GleesonSarah Wright

Na vida, sempre há diversas escolhas. Observo que nunca é fácil decidir entre as opções que nos são dadas. Se estas vem combinadas com a possibilidade de se realizar alguns sonhos, ou fama e, principalmente dinheiro, nos esquecemos dos riscos que corremos. No filme “Feito na América” (2017), a história de Barry Seal, interpretado por Tom Cruise, demonstra como, ao ser cego pela possibilidade de ter posses, um homem comum, direciona suas escolhas ao que lhe garante estabilidade financeira. Em alguns anos de “trabalho” como agente duplo, Seal criou fama de ser “O Americano Que Resolve Tudo” e, com isso se envolveu a fundo com a CIA e com os cartéis do narcotráfico sul-americanos, na década de 1980.

O que mais atraiu no filme, foi o fato dele deixar claro a manipulação do governo norte-americano em busca da manutenção do poder, sequer se importando com a vida de um civil. A maneira como Barry foi “recrutado” para satisfazer os desejos da CIA, por meio da promessa de ser um herói nacional e, o descaso com o qual, em vários pontos do filme ele é tratado, por poder provocar alguma confusão ou por cobrar de seu “colega de trabalho” Monty Schafer (Domhnall Glesson) um aumento de salário.

Outro ponto importante é a maneira esperta com a qual o protagonista lida com as possibilidades de se dar bem e passa a controlar os interesses de todos os envolvidos nessa grande operação (cartéis de drogas, agências do governo norte-americano, milícias, etc.). Ao perceber que é necessária sua intervenção, para colocar em ordem os desejos destas pessoas, Seal transita por todos os lados, se transformando de um simples aviador-fotógrafo em uma espécie de multifuncional agente duplo/traficante/contrabandista.

O que eu considero negativo no filme é sua metragem, pois em alguns momentos há a inserção de cenas que não fazem diferença para o desenvolvimento da narrativa – o excesso de escapes cômicos, mesmo aliviando a tensão que poderia se formar, pelo fato da trama ser verídica, dá um tom displicente, que tira a intensidade que alguns momentos poderiam ter. Sua edição, tem um certo ar de “O Lobo de Wall Street” (2015, dir. Martin Scorsese), talvez pelos congelamentos de cena, em situações engraçadas, ou até mesmo pela atmosfera em torno de uma espécie de “malandro que se dá bem e faz grana”.

As cores quentes, amareladas em conjunto com o verde das matas e montanhas, utilizadas para retratar a América Latina, contraposta ao verde fresco da Louisiana, e ao clima de Mena – em princípio cinza e chuvoso, posteriormente colorido e confortável – demonstram a preocupação da produção em caracterizar os locais nos quais a trama foi ambientada e também em demarcar os momentos vividos pela personagem.

O filme é uma aventura, indicada àqueles que querem aumentar seus conhecimentos sobre as ações do narcotráfico nos anos 1980 e sua relação com a política dos Estados Unidos. De maneira descontraída, um tapa de luva na hipocrisia dos discursos contra ideologias políticas opostas e, nas mentiras contadas em nome dos interesses relacionados a manutenção do poder.

Indico que, quem não conhece a história, não leia sobre, pois as relações criadas no fim do longa, emocionam mais, por explicitarem o desespero por trás dos medos que surgem a medida que os riscos ficam maiores na vida de Barry Seal.

Nota: 3,5/5

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, eterna estudante. Feita de mau humor, memes e pelos de gatos, ama zumbis, filmes do Tarantino e bacon. Devota da santíssima Trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch, sempre é corrompida por qualquer filme trash ou do Nicolas Cage.

19 comentários sobre “Crítica do Filme “Feito Na América”

  • Bom diaaaaa! Eu confesso que quando se trata de filmes baseados em fatos reais,eu fico com uma pulga atrás da orelha kkkkkk porém o filme é com Tom Cruise genteee com certeza vale a pena assistir kkkkk eu gosto dele como ator e espero que esse filme seja bom,assisti o trailer e pareceu bem interessante,como a grana tá curta e o tempo mais ainda vou esperar para baixar e assistir em casa kkkk obrigada por mais uma dica de filme! Abraços

    Resposta
    • Oi Sara,
      Eu achei o Tom (sua atuação) bem consistente nesse filme. Não é a minha interpretação preferida, mas com certeza, é uma das que miais gostei. Ele fugiu dos últimos filmes que sempre tem cara de “Missão Impossível” e, pareceu, que se divertiu na atuação.
      Pode ver que é mais que válido. O que eu completei de noção histórica sobre fatos da década de 1980, me fez ficar curiosa pra ler mais sobre este período.

      Resposta
      • Yasmine eu vou assistir esse ai espero gostar,como eu disse anteriormente é com o Tom né?kkkkk eu amei todos de missão impossivel
        minha lista de filme e series está longa demais e ainda tem os livros que vem sempre em primeiro lugar kkk obrigada!

        Resposta
    • Ele me foi uma grata surpresa. Fiquei pensando em princípio que seria um filme razoável, porém fiquei muito satisfeita com ele.
      Obrigada Gabi.
      Beijos.

      Resposta
  • Olá, tudo bem?
    Gosto muito de ver filmes ainda mais se for de ação. Gosto muito do Tom e sempre vejo os filmes que ele atua e esse não vai passar. Adorei sua critica, foi sincera e bem detalhada.
    Beijos.

    Resposta
    • Oi Franciele,
      Veja sim que é um filme que soube mesclar ação, aventura e comédia.
      Obrigada pelas considerações.
      Beijos.

      Resposta
  • Oi Yasmine, tudo bem?
    Quando crescer quero entender de filme como você hahaha
    É incrível como as pessoas são capazes de tudo para conseguir dinheiro e poder né, este filme parece relatar exatamente isto. Fiquei curiosa para assistir.
    Beijos

    Resposta
    • Olá Lara,
      Ah, brigada pelo elogio, tô sempre buscando aprender mais.
      Concordo com vc, por dinheiro a personagem esquece dos riscos e se joga em um mundo sem volta. Ao assistir o filme você vai ver como, em vez de buscar uma saída, ele só afunda mais nessa confusão. Triste e real.
      Espero que você goste.
      Abraços.

      Resposta
  • Oi Yasmine,
    Depois de ler sua crítica até fiquei animada para assistir a esse filme do Tom, pois pelo trailer e sinopse achei muito político. Tem lá seus méritos de mostrar o motivo do serhumaninho querer mais e mais dinheiro.
    Um beijo

    Resposta
    • Oi Paulinha,
      Sim, é um filme político, mas a maneira como ele foi desenvolvido deixa a discussão mais leve, mas nem por isso menos séria.
      Só pra vc ter ideia, ele chega a questionar que nunca pensou que dinheiro seria demais em um certo momento do filme.
      Uma loucura essa história.
      Beijos.

      Resposta
  • Eu adoro os filmes do Tom, a atuação dele, e mesmo esse sendo baseado em fatos reais e de teor mais político vou dar uma chance e conferir ele sim, obrigada pela dica de filme

    Resposta
    • Oi Bárbara,
      Dê uma chance sim, pois é um filme que discute a história, de uma maneira irreverente.
      Beijos.

      Resposta
  • Eu conheci mais desse filme aqui no blog mesmo, mas ainda não entendo como a avaliação dele está tão boa no IMDb. Eu acho legal o filme mostrar esse lado do governo americano (eu não lembro de tantos filmes que mostram isso). Eu sinceramente não estava com tanta vontade de assistir ao filme, mas acho esse tema interessante, então acho que vou dar uma chance a ele sim 🙂

    Beijos!

    Resposta
  • Quando é baseado em fatos reais sempre acaba levando boa crítica e sem dúvida é um tipo de filme que sempre gosto de olhar. Como disse, dia mais anotada. Mas irei olhar sem grandes expectativas. Espero gostar!

    Resposta
  • Eu gosto bastante de histórias que envolvem o narcotráfico, e estou com bastante vontade de ver o filme. E parece que o Tom Cruise fez uma boa atuação no filme.
    É uma pena que o filme seja mais longo do que o necessário, mas acho que vale a pena assistir ele mesmo assim. Já até coloquei ele na minha lista =)

    Resposta
  • Yasmine!
    Bom ver que o filme além do maravilhoso do Tom Cruise, traz uma grande crítica ao governo americano.
    Deve ser muita ação e muito perigo que o protagonista passa, afinal, trabalhar para o narcotráfico ao mesmo tempo que para o governo, é altamente perigoso, né?
    Desejo um final de semana maravilhoso!!
    “O primeiro passo para a cura é saber qual é a doença.” (Provérbio Latino)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    Resposta
  • Oi Yasmine, tudo bem?
    No outro post eu comentei que esse com certeza seria o filme escolhido aqui em casa para esse final de semana, cheio de assuntos que todos aqui gostam, e com o Tom, e ainda com o narcotráfico nos anos 1980 que é um assunto que eu acho bem interessante. E com sua crítica eu só fiquei com mais vontade ainda de assistir, você arrasou *-* Vou assistir e venho aqui te contar o que achei.
    Beeeeijos!

    Resposta
  • Eu assisti o trailer desse filme e não fiquei interessada nele.
    Tive a impressão que seria mais um filme em que o personagem de Tom Cruise e o melhor e não importa o que acontecer com ele ele ainda vai se dar bem.
    Como nao me interesso pelo assunto discutido nesse filme eu não vou assistir.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.