Os Banshees de Inisherin
por Doug Araújo
Como seria sua vida se o seu melhor amigo dissesse que não deseja mais conversar com você? Com esse tema espinhoso, Martin McDonagh sucessor de “Três Anúncios Para um Crime“ (2017).
A primeira vista temos Pádriaic (Colin Farrell) chamando seu melhor aimigo de longa data Colm (Brendan Gleeson) para o bar. Mas, Colm se recusa mais tarde Pádraic descobre o real motivo da recusa de seu amigo. O que acontece é que ele se cansa das conversas que tem com seu amigo na fictícia província Inisherin, uma ilha afastada na Irlanda. Logo após esse pequeno conflito, os acontecimentos que se seguem são cenas tragicômicas que certamente merecem destaque na história do cinema.
Efeitos do isolamento em Inisherin
“Os Banshees de Inisherin” é um preciso estudo violência, tédio, raiva, reavaliação de objetivos de vida e vingança. A fotografia de Ben Davis também contribui para criar um clima depressivo além McDonagh flmando em planos abertos, bem como o desenho e som que torna audível vários tiros de canhões que se ouve ao longo do filme.
Além disso, em meio da guerra declarada entre os ex amigos está Siobhán (Kerry Condom) irmã de Pádriaic que tenta ser uma voz de lucidez em meio ao caos e Dominic (Barry Keogan) e Pádriaic tenta criar um laço mas não consegue.
A certa altura do filme os dois protagonistas têm um diálogo sobre coisas que deveriam perdurar e esse diálogo pode se estender a como estará a discussão sobre o legado de “Os Banshees de Inisherin no Futuro”, de fato não sabemos mas que esse filme deveria ser aparecido sem pressa e com o coração aberto isso mas deveria.
Ficha Técnica
Os Banshees de Inisherin (The Banshees of Inisherin, 2022)
Direção: Martin McDonagh
Elenco: Colin Farrell, Barry Keogan, Kerry Condom, Brendan Gleeson
Roteiro: Martin McDonagh
Figurino: Judith Devlin
Direção de Arte: Tim Devine, Paul Ghirardani, Christine Fitzgerald
Cinematografia: Bem Davis
Distribuição: Searchlight