#OITNB: O Livro “Orange is the New Black”
Oi pessoal, vocês já conhecem a série Orange is the New Black. E o livro, vocês também conhecem?
Orange Is The New Black , de Piper Kerman
Quando era jovem, tudo o que Piper Kerman queria era viver novas experiências, conhecer pessoas diferentes e descobrir o que fazer com o diploma recém-adquirido da prestigiosa Smith College. Anos depois, com um bom emprego e prestes a se casar, ela recebe uma visita inesperada – a polícia. Piper estava sendo intimada para responder por envolvimento com o tráfico internacional de drogas. A acusação era verdadeira – recém-formada, Piper teve um caso com uma traficante glamorosa que a convenceu a levar uma maleta de dinheiro para a Europa. Sua aventura pelo submundo do crime voltou à tona no dia em que a polícia bateu à porta dela. Depois de uma dolorosa odisseia pelo sistema judiciário americano, Piper acabou condenada a quinze meses de detenção numa penitenciária feminina no meio do nada – longe dos amigos, da família e de tudo o que ela conhecia. Em ‘Orange Is the New Black’, Piper apresenta casos curiosos, perturbadores, comoventes e divertidos do dia a dia no presídio. Cercada de criminosas, logo percebe que aquelas mulheres são muito mais complexas do que ela imaginava. Ao mesmo tempo que aprende a conviver com regras arbitrárias e um rigoroso código de conduta, Piper revela as alegrias e angústias das presidiárias e analisa a crueldade com que o sistema carcerário as desumaniza e faz com que sejam invisíveis ao mundo exterior.
Confiram um pouco mais sobre a biografia da autora:
Piper Kerman – Estuou teatro no Smith College e graudou-se durante a recessão de 1992 e passou anos presa atoa em Northampton até se envolver com Nora Jansen, com quem subitamente adquiriu muito dinheiro e antes que percebesse estava viajando pelo mundo com sua namorada traficante e até lavando dinheiro de drogas de Chicago a Bruxelas. Deixando para trás Nora ela mudou-se para São Francisco, onde conheceu Larry Smith, eles se mudaram para Nova York. Em 1998 ela foi condenada por lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. Ela declarou-se culpada conseguindo uma pena mínima. Com 34 anos passou 15 meses entre 2004 e 2005 em FCI Dandubry, uma prisão de segurança mínima localizada em Connecticut. Atualmente ela é frequentemente convidada para falar para estudantes de direito, criminologia, sociologia e muitos outros, e também para grupos que inclui a Associação Correcional Americana, agentes federais de condicional e defensores públicos e muitos outro. Atualmente ela trabalha na Associação de Prisões Femininas. Ela vive no Brooklyn com seu marido, Larry Smith e trabalha simultaneamente em diversas organizações sem fim lucrativos de ajuda a diversas areas e pessoas.
Se você ainda não conhece a série ou o livro, aproveite a estreia da nova temporada para conhecê-la e venha com o Entrando Numa Fria juntar-se a Hashtag #OITNB!