O vilarejo, de Raphael Montes | Resenha
Kindle Unlimited #3
Oi, pessoas. Estou de volta para falar de mais um dos livros lidos no Kindle Unlimited. Dessa vez voltei para os livros de horror e mais uma vez priorizei a literatura nacional. Logo o escolhido da vez foi “O Vilarejo” do querido Raphael Montes.
Comecei a leitura com o intuito de participar da #maratonatrevosa20 e acabei podendo conhecer o trabalho de Rapahel. Dessa maneira li o livro inteiro em ” uma única tacada”. Sua história é dividida em sete contos nos quais cada um representa um demônio e um pecado capital.
Com o propósito de fazer essa ligação, entre demônios e pecados, Raphael trabalhou em cima da pesquisa de Peter Binsfeld. O demonologista, teólogo e bispo alemão fez essa ligação no período de caça às bruxas. Mas esse não é nosso principal interesse no livro.
De maneira tensa o autor transmite toda essa sensação de que as pessoas que habitam o vilarejo estão tomadas por demônios. Acima de tudo porque seus atos sempre partem da necessidade de destruir algo que é desejado ou execrado no outro. Assim nos deparamos com narrativas que abordam o ódio e a maldade em pessoas de vida simples e comuns. Sua mais cruel face surge diante da inveja da vida de uma irmã, ou da soberba de uma mãe de família branca diante de um estrangeiro negro.
Entretanto ao longo do livro senti que a ambientação estava mais interessante que as motivações. Ainda que isso tenha acontecido em momento algum quis interromper a minha leitura já que o que move os crimes são escolhas obviamente repulsivas.
Em síntese, “O Vilarejo” é um ótimo livro, dividido em contos que podem ser lidos em qualquer ordem e repleto de tensão e suspense. A escrita de Montes é fluida, suas descrições são precisas, perfeito para os fãs do gênero.
O Vilarejo
Autor: Raphael Montes
Páginas: 96
Lançamento: 14/08/2015
Selo: Suma
Indico também a leitura desse artigo muito bacana sobre o livro. Até a próxima.
Leia aqui mais algumas de nossas resenhas das obras de Raphal Montes