Especiais

O sucesso dos outros te incomoda?

O maestro Tom Jobim afirmou certa vez: ” o sucesso no Brasil é ofensa pessoal”. Quando o sucesso e o prazer alheio incomodam ou faz alguém sofrer, isto sempre tem nome – é inveja. As pessoas invejosas, por terem uma alto estima baixa e uma auto confiança pouco desenvolvida, ao se compararem com os outros, se sentem inferiores, e passam a responsabilizá-los pela sua falta de oportunidades e de sucesso. O invejoso sente muita raiva e passa criar uma rede de intrigas,tentando desqualificar, diminuir, criticar, puxar o tapete… enfim, tenta destruir o outro. Apesar de ser humano e sentir inveja, ela pode atingir proporções difíceis de serem controladas como na história bíblica de Caim que matou seu irmão Abel.Não é simples e nem facíl perceber quando estamos convivendo com pessoas invejosas, pois elas costumam ser falsas e dissimuladas, armam situações para derrubar o outro sem aparecer, fazem intrigas envolvendo terceiros, ou se escondem através do discurso da crítica construtiva. Por certo, em alguma esquina, ladeira de sua vida, você já cruzou com pessoas assim, que por não ter amor próprio, se auto-rejeita, se sente inferior e se incomoda absurdamente com seu sucesso. Vivemos em uma sociedade competitiva em que comparações são inevitáveis, onde o “ter sucesso” é cobrado por todos. Mas, o caminho do crescimento, não é a inveja, e sim definir um objetivo e caminhar em sua direção, sua conquista de vida.


Texto adaptado

Reflitam e usem.
Até a qualquer momento.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

34 comentários sobre “O sucesso dos outros te incomoda?

  • Pessoas invejosas ficam mais feliz com o nosso fracasso,do que com as suas proprias vitórias…É triste saber que existem pessoas assim né…

    Resposta
  • Quando falhamos, acaba tendo parte de nossa responsabilidade, mesmo que não tenha como atingir o sucesso no momento, ele pode ser o seu ponto de sucesso na próxima vez…

    Fique com Deus, menino Philip Rangel.
    Um abraço.

    Resposta
  • Com certeza, véio! O bagulho é doido, podes crer… pior que às vezes a gente até se apega a tal pessoa… triste isso, e difícil também…

    Resposta
  • A inveja é um bichinho que corrói relacionamentos, amizades e ainda quem a tem! Longe dela, de tê-la e fazer com que tenham de nós…abração,chica

    Resposta
  • as pessoas invejosas articulam planos mirabolantes, roubam nossas idéias e trabalhos e assinal embaixo como se fossem delas.
    eu não sei muito bem como lidar com isso emocionalmente, pois me sinto muito chateada e magoada. É a treva conviver com gente sem caráter.
    É igualmente difícil viver se defendendo de gente baixa.

    Na vida corporativa é tão fácil encontrar gentinha dessa linhagem…

    Resposta
  • Eu acho até fácil reconhecer pessoas invejosas pq elas geralmente se entregam fácil através do olhar.

    Resposta
  • Eu era muito invejoso, com o tempo aprendi que a culpa é minha por não chegar lá, tomei jeito, e hoje tenho tudo o que desejo – mesmo que seja conquistado com o tempo.

    Resposta
  • a inveja é uma merda! mas existe demais no nosso mundo né! Feliz 2010 pra você também, com muitas realizações ;D!

    Resposta
  • Inveja no trabalho… Nossaa sei bem como é isso.
    Mas a melhor forma de lidar com a inveja é ser mais superior ainda do que o ser que te inveja.

    Abraços Phil…

    Resposta
  • A inveja.. é terrível!
    E não acredito na idéia de “inveja boa”, pra mim não existe isso. Inveja é inveja.

    E olha só que coisa, estou lendo “Caim” do José Saramago.. rs
    Muito bom por sinal, interessante.

    Beijo.

    Resposta
  • (sobre a camera canon) Ela nao esta cara, só a lente que esta nela, tem esse valor! Tem que pesquisar antes de fdalar.. hehehe Beijos

    Resposta
  • Na tarde sem sol
    folhas secas projetando
    sombras em minh’alma.
    saudades,phill,tenho um blog de contos da uma espiada pra ver se nao estou entrando numa fria
    bjs
    Boas energias
    Mari

    Resposta
  • Pois é.

    Fato que por vezes só percebemos as reais intenções dos invejosos quando é tarde demais. Mas o consolo, é que o seu fracasso não necessariamente reflete no sucesso do alheio. Se você tem garra, você se reergue. Quem te puxou o tapete, tende a permanecer sempre na sombra dos outros…

    E também, se você for um pouco mais malvado, sempre há uma oportunidade de vingança! ahauahauahaua

    Resposta
  • Philip

    Excelente texto para questionamentos e para abrir os olhos dos mais destraidos, putz como tem invejoso por aí. E o pior é que tem invejoso em todos os locais que vivemos, tipo, na família, na igreja, na faculdade, no trabalho (sempre), enfim é saber conviver com essa turma e não se dar por vencido.

    Abs

    Resposta
  • Olá Philip!
    Passando para conferir teus interessantes post.
    O invejoso esquece-se de apreciar o que possui, esquece-se de viver porque passa a vida a observar, de soslaio, o que os outros alcançaram.
    “Enquanto você pesca, o invejoso olha o rio”.

    Abração e boa semana

    Resposta
  • … heheheh isso acontece mesmo.

    às vezes sentimos inveja em proporções pequenas e já nos fazem mal, imagine ser invejoso ao ponto de querer destruir alguém… Ai é doença…

    Infelizmente no Brasil, damos muito valor ao status social (onde a maioria da população é carente de recursos), damos muito ibope pra quem tem um corpo perfeito (como nos EUA), damos muito valor para o parecer ser, então o ser humano acaba vivendo nessa sintonia que não é legal…

    E deixamos de alimentar nossas potencialidades, nosso crescimento gradativo e paciente.

    Temos a sensação de que a vida é como um eterno video game, mas ela é mais um filme europeu! rsss

    Pelo menos é mais romântica e suave, se soubermos levá-la com mais harmonia…

    Um Feliz Ano Novo pra você e toda a galera que visita seu BLOG!

    Visite mais um blog: http://labiosdebatom.blogspot.com

    Abraços…

    Resposta
  • Realmente um texto para refletirmos na vida… todos sentimos inveja, se nao fosse assim, não seriamos humanos!
    =*

    Resposta
  • Meu caro amigo philip souza, eu concordo plenamente, a inveja faz o homem infeliz e corrói a sua alma.

    Paz e harmonia,

    forte abraço

    Caurosa

    Resposta
  • oi sou do blog insano em tratamento!estou convidando vc para postar em meu blog!resposta até dia 20 de janeiro!não esqueça de mandar seu e-mail!

    Resposta
  • Xô inveja, sentimento prá lá de ruim. Temos mesmo é que sermos superiores a isso e fazermos a nossa parte como melhor pudermos.
    abraços guri aqui do Sul.
    Cleo

    Resposta
  • as vezes eu tenho até medo do que as pessoas são capazes mesmo de fazer só por causa dessa inveja idiota!

    Resposta
  • Acho que a inveja é uma entrada para os piores sentimentos e um facilitador na prática de atitudes condenáveis, desrespeitosas, anti éticas , inescrupulosas, contaminando o caráter da pessoa e por aí vai… Temos o dever de nos educar e para isso é necessário um auto-conhecimento para controlar este invasor tão pernicioso. Se a inveja é humana, ela faz desumanidades! E isto não é correto. Quando nos educamos, ficamos com uma espécie de alarme e que logo nos avisa deste invasor. E mudamos o padrão mental, imediatamente. Estou cansada de ver pessoas falarem e afirmarem sobre si: “ odeio gente invejosa”. Mas não se analisam! Condenam a inveja alheia, cultivando, e dissimulando a sua. Tenho até pudor de falar sobre isso porque os que mais bradam contra os invejosos também o são, às vezes ,em pior nível. O que me deixa pouco a vontade, porque eu não sou! E ao menor sinal, toca o alarme! E este sentimento ruim é praticamente inexistente e detectável com práticas de auto observação e educação no cotidiano. Um excelente texto. Direto , correto e oportuno, sempre.

    Beijos

    Resposta
  • Pior quando eles, os invejosos, conseguem enganar a todos em nossa volta nos pondo contra todos(Dando a impressão que a vitima (nós), que somos os vilões da intriga que eles criam). Diariamente sou vitima disso. Por ser descendente de negros, falar Inglês e ter estudado fora do país o ódio parece tomar conta dessa gente. E seu apareço de mão dada com uma mulher bonita ou dando informação para algum turista estrangeiro em outra lingua os olhares de raiva são fáceis de serem detectados. Fiz análise durante algum tempo, pois fiquei até com medo de falar em público, sair com meu carro era uma batalha, pois sempre arranhavam meu carro e até perdi minha amada por sempre dar problemas ao sair-mos juntos diante desse tipo de gente. Meu deus, como o Brasileiro no geral é canalha com ele mesmo. Me parece que o Brasileiro é contra o desenvolvimento até do própio país. Ou seja: se o indivíduo não consegue nada, então o é melhor para ele que o país inteiro afundar na lama também.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.