O Natal de Charlie Brown
O Natal de Charlie Brown ( A Charlie Brown Christmas, 1965)
Duração: 25 min
Diretores: Bill Melendez
Roteirista: Charles M. Schulz
Elenco: (vozes de) Ann Altieri, Chris Doran, Sally Dryer, Bill Melendez, Karen Mendelson ,Geoffrey Ornstein, Peter Robbins, Christopher Shea, Kathy Steinberg, Tracy Stratford
Gênero: Animação, Curta, Comédia
Classificação indicativa: Livre
O curta-metragem de animação O Natal de Charlie Brown (1965) é uma ótima opção para se assistir na noite de natal. O curta encanta tanto os pequenos quanto os adultos. Quando Charlie Brown reclama sobre o sentido materialista que as pessoas dão ao Natal, Lucy sugere que ele se torne o diretor de uma peça teatral. Charlie Brown aceita a tarefa, mas o que deveria ser uma lição acaba se tornando uma experiência frustrante. Agora, ele deverá pedir ajuda a seu amigo Linus para aprender o verdadeiro sentido do Natal.
A identificação das crianças com os personagens do filme é imediata, pois são personagens densos, sagazes, questionadores, incorrigíveis e introspectivos com é o caso do personagem titulo Charlie Brown. No filme vemos a representação do universo infantil e seus anseios diante dos presentes que irão receber do Papai Noel. Observamos também o quanto é decepcionante para uma criança não ganhar o presente que deseja.
Acompanhamos a semana do natal Charlie Brown às voltas com seus conflitos internos, uma vez que se trata de uma criança insegura, frágil e tomada por incertezas. Mesmo gostando da data, de ganhar presentes e de mandar cartões de natal Amendoim (com Charlie Brown é carinhosamente chamado por sua amiga Patty Pimentinha) não consegue entender muito à relação materialista e de consumo presente na data.
É sempre visto por seus amigos como um azarão, pois nada do que faz dá certo. O filme nos proporciona uma reflexão sobre o verdadeiro sentido de Natal e as relações que estabelecemos com nossos amigos. Para os adultos não só apela para a nostalgia com também pode ser usado de forma ilustrativa para dialogar com as crianças sobre o sentido de amizade, trabalho em conjunto e laços de amor a fraternidade.
Outro destaque do desenho é trilha sonora. Criada pelo pianista de jazz Vince Guaraldi, algumas músicas são de autoria própria, como “Christmas Time is Here” e “Linus and Lucy”, e outras são canções natalinas populares como O Tannenbaum (Pinheirino Agreste) e Jingle Bells (aqui, com arranjos de jazz). As músicas estão presentes no álbum com o mesmo nome do desenho, lançado por Guaraldi em 1965.
O Natal do Charlie Brown é considerado o primeiro desenho animando da turma Peanuts (Turma do Charlie Brown no Brasil), criada por Charles Schulz. O curta foi ao ar como um especial de natal na TV norte-americana. No Brasil foi exibido pelo SBT , nos anos 80, e pela Record, além de ter sido veiculado em fitas VHS, também nos anos 80 e mais recentemente em DVD, pela Warner.
O Natal de Charlie Brown (1965) vem encantando gerações com o real significado da comemoração do natal bem como os valores da amizade e fraternidade.