Filme: “O Mistério do Relógio na Parede” (2018)
Diretor: Eli Roth
Roteirista: Eric Kripke; Eric Kripke
Elenco: Cate Blanchett; Jack Black; Lorenza Izzo; Owen Vaccaro; Kyle MacLachlan; Colleen Camp; Renée Elise Goldsberry; Christian Calloway; Vanessa Anne Williams
Diretor de Arte: Rogier Stoffers
Montagem: Andrew S. Eisen
Lewis (Owen Vaccaro), de apenas 10 anos, acaba de perder os pais e vai morar em Michigan com o tio Jonathan Barnavelt (Jack Black). O que o jovem não tem ideia é que seu tio e a vizinha da casa ao lado, Sra. Zimmerman (Cate Blanchett), são, na verdade, feiticeiros.
É estranho e no mínimo curioso pensar em Eli Roth dirigindo um filme infantil. Roth é mais conhecido por dirigir e produzir filmes e series de terror e em seu mais novo trabalho O Mistério de Relógio na Parede o diretor consegue entregar um filme bem sucedido, assustador e divertido de se ver. Pode se atribuir parte desse sucesso a uma série de referências sutis que o diretor faz ao longo da obra a outros filmes infantojuvenis do gênero fantasia e magia como, por exemplo, Harry Poter. A outra parte desse sucesso é atribuída a Cate Blanchett e Jack Black que estão claramente se divertindo como bruxa e feiticeiro.
O Mistério de Relógio na Parede conta a história de Lewis Barnavelt (Owen Vaccaro) uma criança de 10 anos que após a perda dos pais é enviado para viver com seu excêntrico tio Jonathan Barnavelt (Jack Black). Seu tio morra em uma casa assustadora e repleta de relógios. Jonathan mora sozinho, mas constantemente é visitado por sua misteriosa vizinha Florence Zimmerman (Cate Blanchett).
Não demora muito para Lewis descobrir que a casa de seu tio é assombrada e que Jonathan e Florence são, respectivamente, um bruxo e uma bruxa, mas isso não é um problema. A casa deverias ser um paraíso para os esquisitos com passagem secretas, quartos cheios de bugigangas assustadoras e no quintal uma topiaria de leão alado pulando como um gatinho mal comportado. Mas desde que seu antigo dono Isaac Izard (Kyle MacLachlan) faleceu deixou um misterioso relógio escondido em algum lugar dentro das paredes, que tem um propósito desconhecido e sinistro, e que ninguém é capaz de encontrar.
O enredo é confortavelmente e familiar, as performances são divertidas e filme consegue ser assustador o suficiente para entreter as crianças sem lhes causar medo ou pesadelos. Porém no afã de levar Lewis em uma aventura mágica suas motivações de Lewis, são pouco desenvolvidas. O longa perde uma ótima oportunidade de trabalhar o luto com as crianças. Algumas decisões de Lewis ao longo do filme soam com ilógicas prejudicando o andamento do filme. As cenas alto explicativas bem atrapalham o bom desenvolvimento da trama.
Assustador na dose certa, divertido e carismático O Mistério de Relógio na Parede é uma ótima opção de filme para família.
Nota 3,5/5