O Ladrão de Raios e O Mar de Monstros- Rick Riordan
Bom, ano passado começei a falar da série Percy Jackson e os Olimpianos, mas como só agora começei ler fielmente a série, venho mostrar para vocês leitores mais um pouco da história, a diversificação do filme que já foi falado a mais precisar Fevereiro de 2010, e agora com os livros. Uma aventura grega de Rick Riordan.
Sinopse: Percy Jackson está para ser expulso do colégio interno… de novo. É a sexta vez que isso acontece. Aos 12 anos, esta é apenas uma das ameaças que pairam sobre esse garoto, além dos efeitos de transtorno do deficit de atenção, da dislexia… e das criaturas fantásticas e deuses do Monte Olimpo, que ultimamente, parecem estar saindo dos livros de mitologia grega do colégio para a realidade. E, ao que tudo indica, estão aborrecidos com ele.
Vários acidentes e revelações inexplicáveis afastam Percy de Nova York, sua cidade, e o lançam em um campo de treinamento muito especial, onde é orientado para enfrentar uma missão que envolve humanos diferentes – metade deuses, metade homens -, além de seres mitológicos. O raio mestre de Zeus fora roubado, e é Percy quem deve resgatá-lo.
Com ajuda de novos amigos – um sátiro e a filha de uma deusa – Percy tem dez dias para reaver o instrumento de Zeus, que representa a destruição original, e restabelecer a paz no Olimpo. Para conseguir isso, precisará fazer mais do que capturar um ladrão. Terá de encarar o pai que o abandonou, resolver um enigma proposto pelo Oráculo e desvendar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.
Profecia: Missão de Percy Jackson
“Você irá para o Oeste, e irá enfrentar o deus que se tornou desleal.
Você irá encontrar o que foi roubado, e o verá devolvido em segurança.
Será traido por aquele que o chama de amigo.
E, no fim, irá fracassar em salvar aquilo que mais importa.”
Nota: 5/5
Lido em 2010.
O Mar de Monstros.
É fantástico como o título de um livro pode ser dualístico! Em “O Mar de Monstros”, Riordan nos prega mais uma peça sobre os nossos olhares estigmatizados e preconceituosos.
O Mar de Monstros-livro 2 |
O que mais me chamou a atenção nesse livro, foi a maleabilidade de opiniões que os personagens formularam e construiram. Percy foi totalmente afetado por suas dúvidas e conclusões, pela sua relação de orgulho e vergonha com relação Tyson, pelo desejo de encontrar Groover e limpar o nome de Quíron, pela vontade de encontrar uma resposta para a liderença desertora de Luke, pela necessidade de salvar o acampamento, e principalmente pela sua relação distante com seu pai.
O Mar de Monstros é uma metáfora incrível, que remete totalmente ao mar de emoções de um ser humano. Onde beleza e monstruosidade se confundem, onde as emoções fervilham e a razão busca força, onde o ser humano define sua personalidade e o motivo de sua busca. Esse livro nos ensina a olhar para dentro de nós e dos outros, a tapar os nossos ouvidos quando necessário, a dar uma chance das pessoas mostrarem o que realmente são, e principalmente entender que mesmo que algo seja contra a ordem regular da natureza, isso não o torna algo detestável.
Mais uma vez com grandes referências a mitologia grega, com uma Annabeth fantástica, com um alívio cômico sensacional ao redor de Groover, com um Tyson altamente simpático, desfechos de uma guerra apoteótica e apocaliptica, e uma supresa magistral no fim do livro, “O Mar de Monstros” continua de forma excepcional a jornada de Percy jackson e seus amigos.
Profecia: Missão de Clarisse.
“Navegarás com guerreiros de osso em navio de ferro,
O que procuras hás de encontrar, e teu o tornarás,
Mas sem esperanças dirás, minha vida em pedra enterro,
Sem amigos falharás e, voando só, retornarás.”
Nota: 5/5
Próximo livro, a Maldição do Titã, só vocês acompanharem na guia ao lado lendo. Para saber o que aguarda.
Volto no próximo post com a programação normal, sem livros, por aqui….hehehe
@philipsouza
Eu só vi o filme da série, mas comprei a coleção toda naquela promoção doidinha do Submarino. Eu gostei do filme, e como geralmente o livro é melhor que o filme as expectativas são ótimas.
Ainda estou atrás do “Mar de Monstros” mas o Ladrão de Raios é muito muito bom! =) O filme com o Logan ficou divino! AMEI!