Notícia | Vencedores do Oscar 2020
Pela primeira vez a Academia não premia um filme estadunidense como melhor filme
Ontem, 09 de fevereiro, foi o dia da “Copa do Mundo dos Cinéfilos”, também conhecido como Oscar. A premiação estadunidense está em sua 92ª edição e premiou, em diversas categorias, os filmes “1917”, “Jojo Rabbit” e “Parasita”.
Acompanhe aqui a lista de vencedores da edição de 2020
Parasita
O filme sul-coreano saiu da premiação com 4 estatuetas, sendo o primeiro filme de língua não-inglesa a vencer na categoria principal e, também, sendo o primeiro filme a vencer nas categorias Melhor Filme e Melhor Filme em Língua Estrangeira.
1917
O filme mais cotado para vencer nas duas categoria principais, Filme e Direção, acabou sendo premiado nas categorias técnicas Melhor Fotografia e Melhor Mixagem de Som.
Era Uma Vez… Em Hollywood
Brad Pitt venceu seu primeiro Oscar como Melhor Ator Coadjuvante pelo filme de Quentin Tarantino, porém o esperado prêmio de Roteiro Original não foi conquistado. Em compensação Nancy Haigh e Barbara Ling venceram na categoria Design de Produção.
Mulheres Premiadas
Em um ano que a Academia foi criticada pelo baixo índice de mulheres indicadas, principalmente na categoria Melhor Direção, tivemos 12 mulheres subindo ao palco – incluindo as vencedoras de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante – para receberem seus prêmios em categorias como Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora e Melhor Design de Produção.
Lista completa dos vencedores do Oscar 2020
Melhor Filme
“Parasita”, de Kwak Sin Ae e Bong Joon Ho, produtores
Melhor Ator Coadjuvante
Brad Pitt, por “Era Uma Vez em Hollywood
Melhor Animação
Josh Cooley, Mark Nielsen e Jonas Rivera, por Toy Story 4″
Melhor Documentário
Steven Bognar, Julia Reichert e Jeff Reichert, por “American Factory”
Melhor Filme em Língua Estrangeira
“Parasita”, de Bong Joon Ho, Coreia do Sul
Melhor Canção
(I’m Gonna) Love Me Again, por “Rocketman”; música de Elton John; letra de Bernie Taupin
Curta Metragem em Live Action
Marshall Curry, por “The Neighbors Window”
Melhor Efeito Visual
Guillaume Rocheron, Greg Butler e Dominic Tuohy, por “1917”
Melhor Direção
Bong Joon Ho, por “Parasita”
Melhor Atriz
Reneé Zelwegger, por “Judy – Muito Além do Arco-Íris”
Melhor Fotografia
Roger Deakins, por “1917”
Melhor Documentário Curta Metragem
Carol Dysinger e Elena Andreicheva, por “Learning to Skateboard in a Warzone”
Maquiagem e Cabelo
Kazu Hiro, Anne Morgan e Vivian Baker, e “O Escândalo”
Design de Produção
Barbara Ling e Nancy Haigh, por “Era Uma Vez… Em Hollywood”
Melhor Edição de Som
Donald Sylvester, por “Ford vs. Ferrari”
Melhor Roteiro Adaptado
Taika Waititi, por “Jojo Rabbit”
Melhor Ator
Joaquim Phoenix, por “Coringa”
Melhor Atriz Coadjuvante
Laura Dern, por “História de um Casamento”
Melhor Figurino
Jacqueline Durran, por “Adoráveis Mulheres”
Melhor Montagem
Michael McCusker e Andrew Buckland, por “Ford vs. Ferrari”
Melhor Trilha Sonora
Hildur Guðnadóttir, por “Coringa”
Animação em Curta Metragem
Matthew A. Cherry e Karen Rupert Toliver, “Hair Love”
Melhor Mixagem de Som
Mark Taylor e Stuart Wilson, por “1917”
Melhor Roteiro Original
Bong Joon Ho e Han Jin Won, por “Parasita”
O arrepio na hora que parasite ganhou meu pai
#TodxsGritou hahahaha
Eu fiquei super surpresa com Parasita, eu já tinha ouvido falar, mas ainda não assisti, depois de tantas premiações, agora estou morrendo de vontade de assistir. Eu fiquei super feliz com a vitória do Joaquim Phoenix, ele é um ator excelente e sua atuação em Coringa é digna de todos os prêmios mesmo!
Um dos grandes filmes da temporada. Inclusive segue discutir as mazelas sociais com mais coragem com “Coringa”. Recomendo.
Achei bem interessante que um filme americano não tenha ganhado o Oscar dessa vez. Mas confesso que não achei que ‘Parasita’ fosse ganhar o prêmio…
Bjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
torci bastante por parasita e achei merecido demais esse oscar, amei que um filme sul coreano venceu, um filme realista e difernete da padronização americana
Eu nunca assisto a premiação, mas aprecio a crítica a mulheres não indicadas que foi feita por uma atriz que não recordo o nome rsrsrsrsrs… Fiquei curiosa em assistir Parasita e torci muito por Democracia em Vertigem que faz uma crítica necessária ao momento sombrio, vergonhoso e deprimente que vivemos.
Wow. Gostei muito dessa premiação inédita! Achei ótimo que essa é a primeira vez em que a Academia reconhece como melhor filme, um filme cujo não seja estadunidense. Curti muito conhecer mais sobre o filme também. Porque eu ainda sabia bem pouco mesmo a respeito.
Eu só falo uma coisa: Dei um berro muito grande quando Parasita ganhou melhor filme! Finalmente um Oscar mais honesto e menos engessado. Há esperança, há esperança, de um Oscar mais inclusivo e internacional e não apenas uma festa americana.
Como dorameira e kpoper, eu admito que estou super feliz e orgulhosa de Parasita! É um filme excelente, inclusive fiz a resenha dele lá no blog! E quando vi que ele ganhou tantos prêmios, o coração explodiu de orgulho! O cultura coreana é excelente em questões de entretenimento e é bom que o mundo esteja conhecendo isso agora.
Olha, eu fiquei bem satisfeita com as premiações dessa noite. A gente viu muita diversidade, viu gente que nunca havia ganhado o Oscar experimentar a experiência (merecidamente) e, viu essa máxima de um filme não norte americano ganhar o maior prêmio da noite. Achei um arraso. Apesar de pouco entender de cinema de fato, e de ter querido que O Irlandês tivesse mais chances. hehehee
Beijocas
Carol, do Coisas de Mineira
Ei, devo confessar que fiquei chocada quando vi que “Parasita” tinha ganhado como melhor filme (eu tinha a impressão de que ele ia ganhar como melhor filme estrangeiro, mas não imaginava que ia levar a principal categoria também). Um que não me surpreendeu foi Toy Story, apesar de eu achar que Klaus merecia muito o prêmio de melhor animação, sabia que o último filme da franquia de “Toy Story” ia levar a melhor. É a vida :/
Oi, tudo bem? Todo ano assisto ao Oscar e sempre fico admirada com alguns prêmios. Mas esse ano em especial entrou para a história. Esperava que Coringa ganhasse após tantas premiações, mas fomos surpreendidos com Parasita. Um abraço, Érika =^.^=
Oii, adorei o post.
Sou daquelas leitores que apenas veem o filme, gosto do enredo, figurino e fotográfia. Nem mesmo acompanhei o Oscar desse ano, por isso, gostei do post. Pois, tive a oportunidade de ver quem ganhou cada prêmio. E sim, eu já assistiu Parasita e amei a obra.
Beijoss, Enjoy Books
Eu sou uma apaixonada pelo Oscar real! Gostei bastante dos vencedores da noite e acho q só faria uma troca: atriz coadjuvante eu colocaria a Scarlet por Jojo Rabbit. Acho q a Scarlet merecia, ela chegou com dois filmes de atuação super forte e saiu de mãos vazias. Enfim… A vitória de Parasita foi alento pra mais uma edição branca e masculina do Oscar, mas espero qur assim como essa vitoria inesperada as coisas comecem a mudar. Outra coisa que espero é uma valorização das produções da Netflix que estão cada vez mais sensacionais.
Eu queria muito ter assistido, tava tão empolgada mas acabei tendo um imprevisto no dia r perdi a premiação 😭😭😭 amei Joaquim ter ganho como melhor ator. Parasita foi uma surpresa linda como melhor filme e fiquei triste por Democracia em vertigem não ter ganhado, mas só pela indicação eu já fiquei extasiada de ver o Brasil sendo representado.
Ja animação toy story eu fiquei indignada. Não curti kkkk e olha que amo a franquia… Mas achei desnecessário um quarto filme…
Küss 😘