Networking – Saiba o que é e aplique na sua vida!

Quantas vezes você já ouviu falar de um conhecido que foi contratado pelo famoso QI (Quem Indica)? Já ouvi muitas críticas à essa prática, algumas bem construtivas, outras ferrenhas e desnecessárias. Eu não acho que essa prática seja errada. Talvez, dependendo de quem a aplique e como a aplique, um pouco injusta mas nunca desnecessária.Devido à essas críticas, passou-se a dar um nome mais bonito e mais voltado ao mundo de negócios: o Networking.

A palavra networking vem de network, que significa rede. Aplicando isso ao mundo dos negócios, temos a nossa rede de contatos. Quanto mais contatos você tem, maior a sua chance de crescer na vida. Porquê?

Conhecimento de mercado

Quanto mais gente você conhece e se relaciona, maior o seu conhecimento sobre o que está acontecendo em diversos setores do mercado. Isso te dá bons insumos para tomar decisões sobre a sua carreira, sobre seu setor de atuação, etc.

Conhecimento da empresa

Da mesma forma que é bom você ter um conhecimento abrangente sobre o seu mercado de atuação, também é bom você ter um conhecimento geral sobre a sua empresa. Conhecer pessoas de fora da sua equipe pode aumentar as suas chances de crescer porque dessa forma você toma ciência de mais vagas e melhor do que isso: as pessoas (muitas vezes os próprios selecionadores) irão tomar ciência da sua existência e das suas capacidades. Isso pode ser decisivo para o seu crescimento pois quem fica quieto na sua, normalmente continua lá até tomar alguma atitude em vista de mudar a situação.

Todos nós já começamos nossa rede de contatos, que são nossos amigos e conhecidos. O que temos que fazer agora é focar em conhecer novas pessoas dentro do nosso ambiente profissional. E existem várias formas de fazer isso. Veja algumas:

  • Happy Hour
    Que momento melhor para conhecer novas pessoas do que num momento de alegria e confraternização? Aproveite os happy hours da sua empresa. Comece pelos da sua equipe e conforme você for conhecendo mais pessoas de outras equipes (e for sendo chamado por essas pessoas para outros happy hours), vá expandindo sua atuação para outras confraternizações.
    ATENÇÃO: Muitas pessoas são consideradas “chatas” por comentar assuntos de trabalho nesses momentos de descontração. Fique atento ao papo da mesa: se o assunto rolar, entre na conversa. Caso contrário, nem toque no assunto.
  • Momento de integração
    Algumas empresas, visando o bem-estar de seus funcionários e a integração entre as equipes, promovem momentos de integração. Essa é uma ótima oportunidade para conhecer novas pessoas e aumentar a sua rede de contatos. Não exite em se apresentar aos seus colegas de outras áreas!
  • Eventos, convenções, etc.
    Essas são ótimas oportunidades não só de conhecer novas pessoas, mas também de trabalhar com elas. Em muitos casos, saímos de nossas funções e viramos “faz-tudo” para que o evento saia impecável. Outras pessoas irão estar na mesma situação e pode acontecer de você trabalhar com elas. Aproveite para fazer um primeiro contato!
  • Reuniões em geral
    Nas reuniões, obtemos informações valiosas sobre o que está acontecendo na empresa. Se mostre presente e, se for o caso, aproveite o Coffe-Break!

Uma coisa muito importante que muitas pessoas esquecem é que o Networking é uma via de mão dupla. Da mesma forma que você quer obter informações de outros setores, seu colega também tem o mesmo objetivo. Então comente os acontecimentos e conquistas recentes que você vivenciou na sua equipe e o incentive a fazer o mesmo.

E lembre-se… “Você é o que você quer ser!”

Creditos de publicação: Produzindo.net

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

5 comentários sobre “Networking – Saiba o que é e aplique na sua vida!

  • Philip,
    eu acho o QI um ótimo método para se conseguir uma colocação profissional. Pense bem, na sua casa, essa prática nunca foi adotada? Vocês nunca empregaram uma diarista por indicação de um conhecido? A tal da indicação, somada à formação adequada para o exercício da função, ao meu ver, faz toda a diferença.

    Bjous

    Resposta
  • Oi Philip!
    Então, rapaz, eu tenho certeza dificuldade de aplicar o tal do networking na minha vida, embora eu reconheça as suas vantagens. Deve ser por isso que estou estudando tanto para deter uma função pública… mas ainda assim, seu texto foi bem esclarecedor, preciso melhorar isso! rs…

    Resposta
  • Não gosto disso, desse conhecer outras pessoas só pelo interesse profissional, numa esperança de se dar bem na vida. Sei lá, isso é tão psicopático.
    Se bem que o mundo é psicopático: uma relação de troca, de interesses.

    Esse mundo é complicado.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.