Na Mira dos Lançamentos: Editora Objetiva (Março/2015)
Confira os lançamentos da Editora Objetiva para o mês de março.
Minha mãe é uma peça por Paulo Gustavo
Minha mãe é uma peça, agora em livro e com histórias inéditas de Dona Hermínia
Essas crianças ainda matam Dona Hermínia de tanta preocupação. Após berrar com os filhos no teatro, no cinema e na TV, ela agora narra as desventuras com a família em livro. Marcelina, que está “imensa de gorda”, e Juliano, que em vez de trabalhar prefere decorar as coreografias daquela “cantora negona linda, a Cebion”, não são os únicos que escutam poucas e boas. Sobra bronca também para o ex-marido, Carlos Alberto, para a nova mulher dele, “a vaca da Soraia”, e para a empregada Valdeia, “que prefere ser chamada de secretária, mas ainda não chegou lá”.
Em sua estreia na literatura, Dona Hermínia — ou melhor, Paulo Gustavo, seu criador — fala sobre sexo, dietas e religião, dá conselhos de como criar os filhos, explica a antipatia que tem por Freud e sua “mania de colocar tudo que é culpa na mãe”, mostra como navegar na internet e faz seu guia de viagens. E, ao contrário dos manuais que ensinam como segurar o marido, conta os segredos para não perder o ex.
Paulo Gustavo ficou famoso com o monólogo Minha mãe é uma peça, em cartaz desde 2006. Pelo papel, foi indicado ao Prêmio Shell de Melhor Ator. Em 2013, o espetáculo virou filme, que teve o maior público do cinema nacional no ano, com 4,6 milhões de espectadores. Agora, a dona de casa divertida e mandona, que arranca gargalhadas cúmplices no teatro, na TV e no cinema, surge no livro Minha mãe é uma peça em fotos, ilustrações e textos inéditos escritos com a colaboração de Ulisses Mattos e Fil Braz.
Sócrates por Tom Cardoso
Ídolo do Corinthians, capitão da mítica Seleção da Copa de 82, Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira deixou sua marca também fora dos gramados.
O futebol era pequeno demais para a grandeza de suas ideias, e ele se engajou intensamente na vida pública do país. Idealista e rebelde, o meio-campista genial que desafiava as autoridades e incomodava os cartolas carregava no nome a paixão pelo Brasil, que se viu refletida na participação ativa na campanha das Diretas Já. Formado em Medicina, foi, ao lado de nomes como Wladimir e Casagrande, um dos líderes da Democracia Corintiana, movimento com repercussões políticas, esportivas, sociais e culturais.
O mais velho dos seis filhos de seu Raimundo, um vendedor de rapadura apaixonado por filosofia grega, Sócrates queria mexer com as estruturas do país. Em campo, o ritmo de jogo cadenciado, a calma, a elegância e o temperamento frio atraíam admiradores e críticos. Fora dos gramados, a coerência, a postura contestadora, a transparência e as posições firmes igualmente conquistavam entusiastas e desafetos.
Revelado no Botafogo de Ribeirão Preto, consagrou-se no Corinthians, por onde foi bicampeão paulista em 1982 e 1983. Formou com Palhinha, primeiro, e Casagrande, mais tarde, parcerias inesquecíveis. Avesso às convenções, viveu uma vida de excessos, coerente com a maneira como gostaria de ser lembrado: “Se tivesse me dedicado mais, não seria uma pessoa tão completa como sou agora.”
Pelas trilhas de Compostela por Jean-Christophe Rufin
“Quando parti para Santiago, não buscava nada, e o encontrei.” — Jean-Christophe Rufin
Santiago de Compostela é sem dúvida um dos destinos de peregrinação mais populares dos nossos tempos, com cerca de 200 mil visitantes por ano. Jean-Christophe Rufin, renomado escritor, acadêmico e diplomata, relata sua jornada de 800 quilômetros pelo Caminho do Norte, muito menos movimentado do que a usual rota dos peregrinos, até Santiago de Compostela.
Ao longo do caminho, a experiência física torna-se uma reflexão em busca de si mesmo. O autor, um peregrino incomum, se torna um observador lúcido que descreve com um senso de humor único sua jornada pelas costas do País Basco e da Cantábria e através das montanhas das Astúrias e da Galícia.
Pelas trilhas de Compostela apresenta histórias engraçadas, personagens inusitados e um delicioso exercício de autocrítica para aqueles que partem sem um objetivo específico, mas que acabam encontrando uma inesperada motivação para continuar a jornada. Um dos grandes relatos de viagem dos nossos tempos.
Como lidar com a adversidade — Coleção The School of Life por Christopher Hamilton
“Estes novos livros da série The School of Life abordam algumas das maiores preocupações de nossas vidas de uma maneira genuinamente informativa e acolhedora. Eles provam que a ideia de ‘autoajuda’ não precisa ser superficial ou ingênua.” Alain de Botton
O que podemos encontrar de positivo na adversidade?
Todos nós enfrentamos algum tipo de perda, decepção ou fracasso, mesmo que estejamos sempre cercados por riqueza e amigos. A reação mais comum a essas situações é segurar as pontas da melhor forma possível — alguns melhor do que outros — e seguir em frente.
Christopher Hamilton sugere uma abordagem diferente. Com foco na família, no amor, na doença e na morte, ele explora maneiras construtivas de encarar a adversidade; uma forma de aprender com a dificuldade do momento.
Através de exemplos da História, da literatura e da ciência, Hamilton nos mostra maneiras de reconhecer a adversidade como uma preciosa fonte de aprendizado que vai definindo nossa existência.
Como envelhecer — Coleção The School of Life por Anne Karpf
“Estes novos livros da série The School of Life abordam algumas das maiores preocupações de nossas vidas de uma maneira genuinamente informativa e acolhedora. Eles provam que a ideia de ‘autoajuda’ não precisa ser superficial ou ingênua.” Alain de Botton
Você mentiria a sua idade?
A sociedade tem um enorme medo de envelhecer. A velhice passou a ser um problema biomédico, algo a ser evitado a todo custo – e quem sabe um dia extinto pela medicina. Anne Karpf nos encoraja a uma mudança de narrativa.
Nossa percepção sobre a idade é histórica e culturalmente definida. Usando como fonte diversos estudos de caso, a autora tenta quebrar o paradigma negativo e sugere que o passar dos anos pode ser enriquecedor e trazer imenso crescimento. Se reconhecemos essa passagem como parte inevitável da condição humana, o grande desafio de envelhecer passa a ser simplesmente o desafio de viver.
Em Como envelhecer aprendemos que ficar velho não tem a ver com a forma física, mas com estar determinado a viver plenamente em qualquer idade ou fase da vida.
Como ficar sozinho — Coleção The School of Life por Sara Maitland
“Estes novos livros da série The School of Life abordam algumas das maiores preocupações de nossas vidas de uma maneira genuinamente informativa e acolhedora. Eles provam que a ideia de ‘autoajuda’ não precisa ser superficial ou ingênua.” Alain de Botton
Você quer ficar sozinho?
Nossa sociedade de ritmo acelerado não aprova a solidão. Estar sozinho é muitas vezes, algo incompreendido. Por que isso acontece em um momento em que autonomia, liberdade pessoal e individualismo são mais valorizados do que nunca?
Sara Maitland responde a essa pergunta explorando algumas mudanças de atitude ao longo da história. Apresentando experiências e estratégias para dissipar o medo da solidão, ela nos ajuda a praticá-la sem ansiedade e nos encoraja a enxergar os benefícios de passarmos algum tempo apenas com nós mesmos.
Ao nos permitirmos a experiência de estar sozinho, conseguimos ter inspiração para encontrar nossas próprias recompensas e finalmente levar uma vida mais enriquecedora e gratificante.
Como desenvolver saúde emocional — Coleção The School of Life por Oliver James
“Estes novos livros da série The School of Life abordam algumas das maiores preocupações de nossas vidas de uma maneira genuinamente informativa e acolhedora. Eles provam que a ideia de ‘autoajuda’ não precisa ser superficial ou ingênua.” Alain de Botton
Como anda a sua saúde emocional?
Felicidade é um termo complexo que carrega um significado diferente para cada pessoa. Para alguns, pode significar satisfação; para outros, um momento de alegria. Mais do que incentivar a busca pela felicidade, Oliver James encoraja as pessoas a cultivarem saúde emocional.
Destacando os cinco principais elementos da saúde emocional — percepção, noção do self, relacionamentos fluidos, autenticidade e entusiasmo com a vida —, ele apresenta estratégias para otimizar cada um deles e assim construir uma vida mais gratificante.
Ao nos ajudar a entender a influência da bagagem emocional sobre nossas interações diárias, James revela como superar padrões negativos de comportamento e alcançar um maior nível de autoconsciência, revitalizando assim nossa relação com o dia a dia.