Livro: Sempre Teremos o Verão – Jenny Han (Verão #03)
Título: Sempre teremos o Verão
Título original: We’ll Always Have Summer
Autor: Jenny Han
Tradutor: Ana Rodrigues
Ano do lançamento da edição: 2019
Trilogia: Verão #03
Páginas: 256
Editora: Intrínseca
Onde Comprar: Amazon
A vida de Isabel Conklin é marcada pelas férias de verão. As outras estações do ano são como um intervalo, dias que passam lentamente enquanto ela espera que o sol lhe traga de volta o que mais ama: o mar, descanso, diversão e, principalmente, Conrad e Jeremiah Fisher. Os garotos da família Fisher sempre estiveram ao lado de Belly em suas aventuras. Conrad é
ousado, sombrio, inteligente. Já Jeremiah, é confiável, engraçado, espontâneo. Mesmo sendo tão diferentes, os três constroem uma amizade que parece inabalável. Apenas parece… Tudo muda quando, em uma dessas férias, Conrad demonstra sentir algo por ela. O problema é
que Jeremiah faz o mesmo. À medida que os anos passam, Belly sabe que precisará escolher entre os dois e encarar o inevitável: ela vai partir o coração de um deles. Na trilogia Verão, acompanhamos Belly dos 15 aos 24 anos. Em meio a descobertas e mudanças, ela se apaixona, se envolve em um triângulo amoroso, entra na universidade e descobre que
amadurecer também significa tomar decisões difíceis. Primeiros romances jovens de Jenny Han, os três livros são agora relançados pela Intrínseca, com novas capas e traduções inéditas
Finalmente, chegamos a reta final de mais uma trilogia. “Sempre teremos o verão” marca momentos de escolhas na vida de Belly, Jeremiah e Conrad. Depois de muitas idas e vindas entre eles, a garota está com Jeremiah e se tornam como que inseparáveis. Frequentando a mesma faculdade, é notória sua dúvida quanto ao seu sentimento pelo garoto e se realmente fez uma escolha certa.
Como acontece nos livros de Han, uma descoberta poderá colocar tudo a ruir na vida da garota. Colocando seu namoro em “cheque” ela acaba tendo que repensar quanto os seus sentimentos por Conrad. Qual dos irmãos ela quer para uma vida toda? Chegou o grande momento.
E se você ama um triângulo amoroso, aqui é o lugar! Não tem como adivinharmos antes da sacada final da autora. Conhecemos aqui Conrad em capítulos narrados por ele, diferente do volume anterior que podemos conhecer Jeremiah. As atitudes dele são mais conhecidas e nossos julgamentos estavam errados dos motivos que o levavam agir incoerentemente. Belly teve que tomar uma decisão forte e muito importante em sua vida, porque seu coração foi destroçado.
A construção dos personagens pela autora não me incomodou, desde o início imaginava que ela balançaria pelos dois. Mas o coração sempre escolherá um! Momentos como nossa vida real também acontece esses momentos. Percebi uma Belly adolescente caminhando para uma fase adulta, também motivada por grandes perdas para que possa ser reconstruída. Eu simplesmente gostei dessa condução e não julgo-a como egoísta como se tornaria perceptível. Ela nunca escondeu seus sentimentos por um dos irmãos!
E não se enganem! A autora não quis em nenhum momento ao longo da trilogia colocar o triângulo amoroso como ponto principal, mas a relação entre a garota, Laurel e Susannah. A mãe dos meninos era a parte de acontecer todos os verões, como as temporadas em Cousins Beach. Belly preocupada com os garotos não se voltou para Susannah como deveria. A relação com a mãe passou por momentos altos e baixos, mas o amor sempre venceu.
A edição da editora Intrínseca ficou linda, chamativa e cor ficou viva para encerrar uma história de amor, família, luto, dores e os momentos difíceis do crescimento. A tradução ficou perfeita e sem erros.
Indico muito a leitura! Não poderia escrever mais sobre o livro, caso contrário passaria grandes spoilers de uma história que me marcou. Uma coisa é certa: sempre teremos o verão…
Livros anteriores: