Livro: Os Arteiros Mágicos- Neil Patrick Harris
Título: Os Arteiros Mágicos
Título original: The Magic Misfits
Autor: Neil Patrick Harris
Tradutor: Guilherme Miranda
Ano do lançamento da edição: 2018
Série: Os Arteiros Mágicos #01
Páginas: 242
Editora: Plataforma 21
Onde Comprar: Amazon
Carter é mais habilidoso do que imagina, mas ele não acredita em mágica de verdade. Quando os pais do garoto desaparecem, seu tio Velhaco o obriga a viver de trapaças nas ruas – até que Carter resolve escapar.Ao fugir, porém, ele jamais esperava encontrar amigos e magia numa cidadezinha pacata da Nova Inglaterra. Mas, como num passe de mágica, tudo muda assim que o ambicioso B. B. Bosso e sua trupe de palhaços ladrões chega tocando o terror no lugar.Depois de um fatídico encontro com Dante Vernon, o provedor local de truques de mágica, Carter encontra outros cinco jovens ilusionistas. Com trabalho em equipe e muita magia, eles farão de tudo para livrar a cidade das garras de Bosso. Os seis arteiros mágicos descobrirão, juntos, a amizade, a aventura e a autoconfiança nesta nova série que vai além de qualquer truque. Sim, respeitá-veis leitores, a magia existe – e ela está nas suas mãos.
Os Arteiros Mágicos é um livro infantojuvenil escrito pelo tão conhecido Neil Patrick Harris que ficou conhecido pelos seus personagens, Barney de How I Met Your Mother e o mais recente personagem, o Conde Olaf em Desventuras em Série da Netflix. Por ser seu primeiro livro escrito, como narrador, me deixou com uma vontade enorme de querer logo o próximo volume. Todo o conteúdo é envolvente, divertido, usando toda a sua paixão por mágica para trazer um resultado bastante positivo para nós leitores.
Carter não reconhece ainda sua habilidade, mas ele possui algo muito além do que ele mesmo imagina. Apesar de não acreditar na magia de verdade. Quando seus pais desaparecem sem uma explicação, ele precisa morar com o parente mais próximo, ou seja, seu tio Velhaco, que o obriga a viver rodeado de trapaças nas ruas. Tudo muda, quando ele resolve escapar, não aceitando a condição proposta pelo tio e ao fugir não esperava encontrar amigos e a magia em uma cidadezinha situada na Nova Inglaterra – Mineral Wells. Como se toda calma não demorasse muito puxar para problemas, o ambicioso B.B. Bosso e sua trupe de palhaços ladrões chegam tocando muito terror na cidade. Agora, os arteiros ao lado de Carter precisarão usar muita magia para livrar a cidade das garras do terrível vilão.
Ainda fico imaginando como eu demorei tanto para ler esse primeiro volume! O livro foi traduzido por Guilherme Miranda ( conhecido no meio literário por traduzir grandes obras). Ele trouxe todo o espírito da trama, a empolgação do narrador, as palavras e truques entre expressões e frases que faz o leitor afoito ler o livro em algumas horas. Por aqui, ele não perde a ginga, a essência com o livro original. O leitor, como eu, podemos nos identificar com um personagem fácil. O livro vai crescendo aos poucos, como Carter que começa desconfiado, não acreditando em mágica, em suas habilidades e em suas escolhas, apesar de carregar sua garra como protagonista desde o início. O nosso personagem principal é esperto pela sua pouca idade, um gatuno de primeira com suas mãos ágeis, mesmo que não furte ninguém. Leila, é muito alegre, extrovertida e muito carísmatica, mesmo que seja espertinha demais; Theo guarda grandes segredos envolvendo a música e possui uma habilidade que me identifiquei muito, – a levitação de objetos. A cadeirante Ridley é a nervosinha dos arteiros, mas não se enganem, possui um coração enorme, é ainda muito inteligente. Os gêmeos Olly e Izzy, começamos a ver sua habilidades no final do livro, meio que chegaram de mansinho para fechar todos os seis arteiros mágicos. Entre outros personagens, temos B.B. Bosso, uma espécie piorada do tio Velhaco, representa uma grande ameaça não só para a cidade e seus habitantes, mas para Carter e Dante Vernon, uma pessoa cheia de respeito e grande sábio, ele acolhe os arteiros e uma coisa que me chamou atenção por nunca ter presenciado em livros infatis, ele é gay e possui um marido, que se chama Outro Sr. Vernon, trabalha em uma cozinha no hotel da cidade, que é um lugar importante para a trama. Mas, esperem! Não existe choque ou mudança para o outro lado, os pequenos e jovens, como nós adultos podemos ler na paz.
Harris ainda me surpreendeu como em tão pouca página pode introduzir tantos personagens diversos com suas peculiaridades, como personagens negros, cadeirantes, mas que não se colocam como vítimas pelo que são. Eu fiquei enlouquecido, não havendo palavras para descrever tudo isso quando fechei o livro.
A editora Plataforma 21 acertou muito em apostar nessa série que até então é composta por quatro volumes (podia aumentar). O livro não fecha essa primeira aventura dos arteiros e acredito que o volume seguinte chegará com novas aventuras e outros novos personagens. A diagramação ficou muito bonita, como a versão original, a textura da capa é muito gostosa em passar a mão, as ilustrações foram muito bem construídas. O acabamento deixará sua estante mais bonita quando forem acrescentando os outros volumes. E pelo que vi, o volume dois já foi lançado no exterior e a editora irá trazer ainda este ano, torcer para que não demore.
Chega! Já me delonguei muito. Os Arteiros Mágicos vai muito além do que qualquer truque, enganação, a verdadeira mágica está dentro de nós e podemos descobrir inúmeras possibilidades para encontrá-la, como em uma leitura! Digo: até breve com o volume seguinte.