Livro: O método Bullet Journal – Ryder Carroll
Título: O método Bullet Journal
Título original: The Bullet Journal Method
Autor: Ryder Carroll
Tradução: Flávia Souto Maior
Páginas: 328
Lançamento: 2018
Selo: Fontanar
O método Bullet Journal é muito mais do que uma forma de organizar tarefas através de anotações. É uma maneira de diminuir a ansiedade e “viver de forma intencional”. Ao remover as distrações e focar seu tempo e energia nas atividades que realmente trazem resultado, você vai transformar sua vida profissional e pessoal.
Aprenda neste livro a:
– Registrar o passado;
– Organizar o presente;
– Planejar o futuro.
Um guia certeiro para quem quer tomar as rédeas da própria vida e comemorar um aumento na produtividade.
Eu não sabia muito sobre o que se tratava um Bullet Journal, sabia que tinha a ver com planners e organização mas apenas uma ideia vaga do conceito até ter a oportunidade de ler o livro e me surpreender com um autor que tem muitos pensamentos em comum com os meus.
O livro é quase um guia prático para os interessados em aprender ou aperfeiçoar o método mas não é só isso, Ryder Carrolll divide com seus leitores o por quê da criação do método e vários testemunhos de outros usuários.
Falando assim parece meio chato, aquela pegada motivacional mais do mesmo, mas eu vi muitos benefícios nas diretrizes que o autor propõe, por exemplo, eu sempre gostei muito de escrever resumos para estudar pois eu sentia que assim eu assimilava a matéria de maneira mais eficiente e é sobre isso que ele conversa, sobre como encontrar uma maneira eficiente e personalizada, o método é um guia o leitor vai aperfeiçoá-lo.
Estamos tão envoltos na tecnologia e nos aplicativos que as vezes um tempo off line com um caderno simples e uma caneta pode trazer uma nova perspectiva para o dia a dia das pessoas.
Em momento algum Carroll desacredita o leitor sobre a eficiência dos aplicativos de organização e métodos mais tecnológicos como o uso dos smartphones e seus recursos inclusive ele deixa claro que até usa e colaborou para a criação de alguns apps devido a sua profissão de designer, mas ele mostra os benefícios desse ritual diário que consome pouco tempo e traz um auto conhecimento e uma organização melhor da rotina e dos compromissos.
Dividindo o livro em 4 partes ele vai guiando o leitor pela experiência de criar o seu BuJo (apelido carinhoso dado ao método pelos usuários nas comunidades da internet) a medida que se avança os capítulos.
O simples hábito de parar e escrever a mão a organização das suas tarefas parece bobo e antigo demais mas esse hábito pode trazer uma perspectiva mais organizada e uma visão mais ampla dos seus objetivos pessoais e profissionais, são muitos os testemunhos de pessoas que conseguiram se organizar melhor em todos os aspectos da vida e alcançar metas que achavam impossíveis ou até mesmo descobrir novos caminhos a seguir.
Além da fala de outros usuários a publicação conta também com ilustrações para te guiar na criação do seu BuJo, é fácil de entender e de acompanhar.
O meu BuJo ainda está processo mas assim que se passar o tempo recomendado pelo autor para se colocar tudo em prática eu posto uma atualização da minha opinão mas tenho gostado muito até agora.
Eu pessoalmente adoro escrever a mão, fazer listas e ter vários cadernos então senti muita identificação com o método mas acho válido para os que vivem super conectados darem a uma chance ao bom e antigo caderno. Não se engane o Bullet Journal não tem nada a ver com lettering e desenhos fofos como vemos nas pesquisas de internet, esses não são pré requisitos se fossem eu mesma não ia possuir essas ferramentas, mas tem a ver com autoconhecimento, organização e otimização do tempo e das tarefas.
Muito interessante e direto o livro vale a dedicação de pelo menos tentar algo diferente na sua rotina.