LivrosResenhas

Livro: Inspeção – Josh Malerman

Nome do Livro: Inspeção
Nome Original: Inspection
Autor(a): Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Tradutor:  Carolina Selvatici
Ano: 2019
Páginas: 416
Onde Comprar: Amazon

Rapazes e garotas estão sendo criados em escolas especiais. Um grupo não sabe da existência do outro — até agora. No alto de uma torre embrenhada em uma floresta e isolada do restante do mundo, temos J. Ele é um dos vinte e seis rapazes de um internato que tem como objetivo formar prodígios em artes, ciências e atletismo.Até hoje J só teve contato com as outras pessoas que vivem ali: os colegas são sua única família e todos acreditam ser filhos do fundador da escola. A vida acadêmica é tudo o que conhecem — e tudo o que lhes é permitido conhecer. Mas J suspeita da existência de algo mais fora dali, para além da Torre em que vive, algo que não querem que ele veja. É então que começa a questionar. Qual o verdadeiro propósito daquele lugar? Por que os alunos não podem sair? E que segredos o pai está escondendo deles? Enquanto isso, do outro lado da floresta, em um internato muito parecido com o de J, uma jovem chamada K vem se fazendo as mesmas perguntas. Ao investigar os mistérios por trás de suas estranhas escolas, talvez os dois acabem descobrindo algo… que não deveriam.

Malerman tornou conhecido pelo seu livro anterior, “Caixa de Pássaro”, que também virou filme na Netflix, também publicado pela editora Intrínseca. Não repetindo a originalidade que ele vinha, lançou “Piano Vermelho”, não muito quisto aos leitores, houve também o “Uma Casa do Fundo do Lago”, agora ele chega com mais um lançamento. Novamente, não foi um dos melhores lançamentos e conteúdo.

No enredo temos um grupo de jovens que vivem em uma torre, esta isolada do resto de todos, ou seja, de toda sociedade. Os seus habitantes possuem nomes do alfabeto. Ali me deparei como uma caverna moderna de Platão. A medida que crescem começam a se questionar, e esquecendo do sexo oposto, já que homens e mulheres vivem separados. TUDO isso se torna uma pequena entrada de todo o processo.

A trama mistura muito outros livros e filmes de grande sucesso, como logo lembrei de Maze Runner, Silo, entre outros. Bate no mundo juvenil mas não rende. Mesmo o autor pelas suas esquesitices não seria capaz de conquistar todo o feito.

O livro ficou chato, demorei muito para ler, monótono. Apesar de ser bem jovem e moderna, o escrito é muito lento, este que me deixou pronto de largar todo o livro. O caminhar também é muito óbvio, não tem como você se aprofundar, não possui interesse, mesmo com toda rebeldia, nada que desperte os olhos do leitor, pelo menos na minha visão não colou.

No final, senti muita falta do autor como foi em seu primeiro livro. O senso, os gestos, personagens e uma trama atual, faltou. As reviravoltas que prenderiam o leitor, por aqui se perdeu. Malerman parecia ser o dono de somente um livro, aquele que o levou ao sucesso e que me despertou o interesse em seguir com suas leituras a cada lançamento.

A edição da editora Intrínseca ficou bem digna como acontece em todos os seus livros lançados. A diagramação, as cores vivas e a tradução se superaram, não percebi uma leitura difícil de ser compreendida, até mesmo o público que pretende alcançar não poderia chegar a tanto.

Mesmo não gostando do livro e apresentando seus pontos negativos, cada pessoa possui um gosto diferente. Convido muito você leitor que leia e me dê sua opinião! Por aqui, preciso demonstrar meus sentimentos ao ler e ter uma avaliação justa.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.