Livro | Incrível por Sara Benincasa
Ficha técnica:
Título original: Great
Páginas: 256
Lançamento: 2015
ISBN: 978856702867
Selo: Única
Sinopse: Eram olhos repletos de esperança — esperança irracional, espantosa e, às vezes, até irritante. Esperança de que, de alguma forma, tudo daria certo, mesmo quando estava claro que seu sonho lhe escapava como areia por entre os dedos de uma criança. Naomi Rye simplesmente odeia quando chega o verão e ela é obrigada a ficar com sua mãe socialite em East Hampton. Afinal, ela definitivamente não pertence àquele mundo de glamour e adolescentes mimados. No entanto, tudo pode ser diferente neste verão, pois a casa vizinha foi alugada pela linda e misteriosa Jacinta Trimalchio, que sabe como impressionar com suas festas suntuosas e selvagens e, claro, seu badalado blog Incrivel.com. Jacinta tem as próprias razões para se aproximar de Naomi: Delilah Fairweather. O envolvimento dessas garotas poderá culminar em grandes tragédias, e o mundo de riqueza e esbanjação cuidadosamente construído por aqueles jovens ricos poderá cair em pedaços. Naomi agora precisa decidir se está disposta a ser puxada por essa vida que por tantos anos rejeitou, ou se enfim cederá aos encantos da misteriosa e fascinante vizinha. Inspirada no clássico O grande Gatsby, Sara Benincasa traz todo drama, glamour e romance com um toque moderno (e escandaloso)!
O livro é narrado em primeira pessoa pela Naomi. Confesso que demorei um pouco a entrar de vez na história. Estava com um pouco de dificuldade de me concentrar na trama e no envolvimento dos personagens. Mas quando finalmente consegui, a leitura fluiu muito rápido, o que achei muito positivo.
Fiquei morrendo de medo de achar Naomi chata quando comecei a leitura, mas apesar de ter achado o livro um tanto quanto bobo eu gostei de Naomi e da maioria dos personagens, mas não amei. Delilah foi quem menos gostei, achei todo aquele mistério dela um pouco demais, mas, não se pode ter tudo, certo?
Envolto em muita intriga, o livro nos faz fantasiar sobre esse mundo cheio de glamour, fama, riqueza. Afinal, muita gente sonha em viver em meio a todo esse poder certo? Só é preciso tomar cuidado pois a riqueza pode fazer você perder sua essência, quem você realmente é para passar a ser alguém que o ambiente de luxo e a amizade com pessoas de condição superior exige, ou você acha que exige.
Um exemplo disso é o suposto “romance” entre Delilah e Jacinta, que passei boa parte do livro alternando entre imaginar se seria realmente um romance, uma amizade verdadeira ou de interesse, mas não posso contar a qual conclusão cheguei no fim das contas, sorry 🙂
Me lembrei muito de histórias como Gossip Girl, apesar de ter sido assumidamente inspirada na história de O grande Gatsby. Fiquei surpresa ao verificar que a maioria dos leitores estão encontrando essa semelhança. É quase uma unanimidade!
Não achei que o livro seja uma contribuição incrível para o mundo literário. Contudo, cabe salientar que a autora escreve muito bem, o que fez com que eu lesse o livro em uma sentada.
Então, se você gosta de leituras fluidas, boas para ajudar na meta e/ou de livros sobre intrigas, leia!