Livro: Desenhados Um Para Outro – Aline Crumb e Robert Crumb
Nome do livro: Desenhados Uma Para Outro
Autores: Aline Crumb; Robert Crumb
Tradução: Érico Assis
Editora: Quadrinhos na Cia das Letras
Páginas: 272
Ano: 2018
Nota: 5/5
Abrangendo quatro décadas de uma colaboração artística e romântica sem igual, Desenhados um para o outro é um retrato hilário dos Crumb, um casal singular em sua excentricidade e, adoravelmente infame. O livro documenta a saga do relacionamento boêmio dos dois, retratando a confusão, a violência e a constante (e maravilhosa) sordidez que é o dia a dia chez Crumb: colapsos nervosos, neuroses, desastres na educação dos filhos, conjunções carnais repletas de fluidos e muito mais.
O escopo cronológico de Desenhados um para o outro também serve ao panorama contracultural e de exilados dos Estados Unidos por quase meio século. As histórias começam nos morros do norte californiano, com singelos passeios pela Haight-Ashbury, e vão até uma louca e malfadada aventura pelo deserto do Arizona. Os hippies dos anos 1970, os yuppies dos anos 1980, o nascimento da filha Sophie, o êxodo do casal para a França, está tudo aqui. Este volume extraordinário mostra como essas duas almas profundamente cativantes, neuróticas e atormentadas encontraram a redenção ao se autodesenhar.
Em meados da década de 90 em plena internet discada tomei conhecimento do cartunista Robert Crumb. Em uma época que não se falava muito sobre representatividade as mulheres de Crumb me representavam (não que eu seja uma neurótica, pervertida e subversiva) no aspecto físico. Crumb desenha suas mulheres com coxas grossas, quadris largos, bunda grande e o mais importante cabelos desgrenhados, sim essa era eu na adolescência e sem certa parte continua até hoje. Em 2018, na coletânea Desenhados Um Para o Outro impresso aqui no Brasil pelo Quadrinhos na Cia, tive privilegio em saber que de forma inconsciente Robert já desenha sua futura mulher Aline Kominsky-Crumb (essa sim é neurótica, pervertida e subversiva) e também parceira de cartuns.
O livro Desenhados Um Para o Outro reúne quatro décadas de trabalho em parceira de Kominsky-Crumb e Crumb ambos dos pioneiros dos quadrinhos underground e alternativos. Nessa coletânea Kominsky-Crumb e Crumb criaram um retrato inovador de suas vidas compartilhadas e colaborações criativas nos últimos 40 anos. No seu quadrinho intitulado “Aline & Bob”, os artistas nos revelam os seus mais íntimos pensamentos, medos e fantasias ao lado das realidades cotidianas da vida familiar nos séculos XX e XXI, cada um em seu estilo próprio.
Kominsky-Crumb e Crumb exploraram as possibilidades de tensão criativa e justaposição criando um trabalho único no mundo dos quadrinhos. Juntos, eles criaram um retrato conjunto de suas vidas, desde a boêmia da Bay Area nos anos 70 até o sul da França, onde se mudaram permanentemente em 1991 passando pelos estágios iniciais de namoro até seus papéis atuais como avós apaixonados. Ao longo do caminho a família se expandiu e em 1992 sua filha Sophie, também uma artista de quadrinhos, passou a colaborar uma série de histórias com seus pais desde 1992.
Desenhados Um Para o Outro é uma excelente oportunidade de leitura para os amantes de história em quadrinhos e também uma ótima sugestão de leitura para quem ainda não conhece Robert Crumb ou ainda não está familiarizado com seu trabalho.